Está de mudança? Saiba como encontrar a casa para você e sua família

Está de mudança? Saiba como encontrar a casa para você e sua família

saiba-como-encontrar-uma-casa.jpegO número de variáveis que existem no mercado imobiliário é imenso. Tipo de imóvel, número de quartos, número de vagas, padrão de acabamento, se é novo ou usado, localização, faixa de preços e condições de pagamento são apenas alguns dos aspectos que você deve levar em conta quando sai em busca do que deseja. Some a tudo isso as necessidades particulares da sua família e você se dará conta de que a compra daquela casa que você está procurando exige que seja montado um verdadeiro quebra-cabeça.

Tenha em mente também que, da parte de quem se dedica à venda de imóveis, é claro, há a intenção de promover as ofertas existentes que, nem sempre, condizem com o que seria ideal para o seu perfil. Portanto, é preciso ficar atento para as peças que não cabem nesse quebra-cabeça e que só atrapalhariam a sua decisão.

Para facilitar sua vida, vamos passar aqui algumas dicas que o ajudarão na escolha da sua casa. Confira!

Antes de tudo, planeje

O melhor ponto de partida é o planejamento. Antes de sair às ruas ou de procurar as imobiliárias, cuide para delinear aquilo que atenderia às suas exigências pessoais e às necessidades da sua família. Faça isso considerando como premissa, é claro, o preço do imóvel e as condições de pagamento que cabem no seu bolso.

Portanto, em comum acordo com todos os membros da família, já estabelecida a faixa de preço, defina tudo o que a casa precisa ter: quantidade de quartos e de salas, quintal, tamanho da garagem, área de serviço e de empregada, etc.

Neste momento, você deve se lembrar de que os preços de imóveis variam de acordo com estas características e também de acordo com a localização. Cabe ressaltar que, eventualmente, em um bairro menos valorizado, você pode comprar uma casa maior e mais equipada do que seria uma em um bairro mais nobre.

Sendo assim, é importante que você e seus familiares conversem previamente sobre o que é mais relevante: o tamanho e o conforto da casa ou a localização. Com esta premissa cumprida, parta para a pesquisa, cuidando para definir um prazo de duração que deve ser compatível com a sua necessidade de compra.

Pesquise bastante

Mesmo que você conheça bem a cidade, sempre é possível encontrar alguma surpresa, como alguém que esteja vendendo a casa dos seus sonhos no lugar onde deseja e por um preço bem mais baixo do que você imaginava. Claro que esta não é uma circunstância comum, mas a possibilidade existe e você só estará disponível para ela se pesquisar bastante.

Para tanto, utilize todas as ferramentas disponíveis: telefone, sites de imobiliárias, aplicativos e plataformas dedicadas. Nesta hora também vale uma boa busca pelo Google.

Quando tiver feito a pesquisa com a abrangência que deseja e dentro do prazo que você estabeleceu, parta para as visitas, prestando bastante atenção em cada um dos aspectos apresentados a seguir.

Localização

O lugar onde uma pessoa mora é um ponto crucial, que define bastante a qualidade de vida que ela. Afinal, alguns gostam de sossego, enquanto outros não vivem bem sem uma movimentação ao redor. Portanto, é interessante que você conheça bem os locais para onde pretende se mudar.

Uma boa estratégia nesse sentido é andar a pé pelas ruas do bairro. Além de sentir o ambiente, você pode aproveitar para conversar com a vizinhança. Geralmente, as pessoas são bastante solícitas quando alguém que deseja se mudar para a região pede informações sobre a qualidade de vida ali. Então, aproveite para saber sobre tudo: se o bairro é tranquilo ou mais agitado, se os vizinhos são boas pessoas, se há algum tipo de transtorno com relação a serviços públicos e à segurança, entre outros aspectos.

Aliás, nesse ponto é bom destacar que a questão da segurança é extremamente relevante nos dias de hoje e deve ser pesquisada com bastante cuidado. Procure saber como anda a situação da criminalidade no lugar, se há policiamento ostensivo e observe se tem algum posto policial próximo, delegacias, segurança privada ou outras características que possam existir por perto e que sejam capazes de tornar o bairro mais seguro.

Para complementar as informações que você já recebeu dos vizinhos, verifique se há no entorno aquilo que você considera importante, como boa situação de mobilidade, proximidade com escolas, parques, áreas comerciais, disponibilidade de transporte público, supermercados, etc.

Considerando que muitas das características de um bairro podem variar ao longo do dia, faça visitas à região em horários diferentes. É bom lembrar que existem bairros que são mais calmos durante o dia e que se transformam em pontos movimentados à noite — não seria nada conveniente você descobrir isso depois de ter se mudado, não é mesmo?

Por fim, nas vezes que for repetir as visitas ao bairro, aproveite para prestar atenção na situação de trânsito, buscando variar as rotas de acesso — esse também é um aspecto que deve ser verificado com muito cuidado.

Conheça bem o imóvel

Depois que você já concluiu que a região é do seu interesse, é hora de se dedicar à visitação das casas que têm o perfil que você definiu no seu planejamento e que estão disponíveis ali. Na hora das visitas, além de observar aquelas características mais óbvias, necessárias para atender ao que você e sua família desejam, também preste atenção em detalhes inerentes ao estado de conservação geral do imóvel e ao funcionamento das instalações.

Se um determinado imóvel despertar um interesse maior, dedique um tempo extra para testar todos os pontos de energia, interruptores, torneiras, descargas, portas, janelas e não pense que é exagero jogar água pelos ralos, a fim de verificar a existência de algum entupimento — é preciso verificar tudo.

Mesmo depois desta verificação, antes de fechar qualquer negócio, peça que um engenheiro da sua confiança vistorie o imóvel na busca por problemas que possam ter passado despercebidos. Estes aspectos podem evitar dores de cabeças futuras e até criar argumentos importantes que podem ser usados na hora da negociação.

Nesta etapa, cabe ressaltar que é interessante que as visitas sejam feitas sempre na companhia da família, para evitar quaisquer desacordos futuros.

Confira toda a documentação

Não se esqueça de que é fundamental conferir toda a documentação do imóvel, a fim de verificar se não existe alguma irregularidade que possa impedir que ele seja vendido.

Decida-se

Não é raro acontecer de alguém encontrar o imóvel que procura e que está nas condições que quer pagar e, mesmo assim, perder o negócio por indecisão. Portanto, cuide para que todas as estratégias que você adotar sirvam para lhe dar segurança na hora da decisão, que não deve ser demorada.

Leve em conta que o mercado imobiliário é dinâmico e que aquela casa que é ideal para a sua família também pode ser perfeita para alguém que se decida mais rápido que você.

Vale a pena recorrer a um corretor?

As dicas que passamos nesse artigo, com certeza, tornarão mais criteriosa a sua busca, o que pode facilitar bastante a sua missão de encontrar a casa que você e a sua família desejam. Contudo, realizar todo o trabalho sem o acompanhamento de um corretor pode tornar a busca mais difícil e até contribuir para que alguns problemas graves aconteçam.

Vale considerar que o corretor é um profissional que tem conhecimento do mercado e que, por isso mesmo, está apto a lhe ofertar imóveis de maneira mais objetiva, que estejam de acordo com as características que você passar a ele. Além disso, antes de colocar qualquer imóvel à venda, ele se encarrega de verificar se a documentação está regularizada, de maneira a permitir que uma transação aconteça com total segurança.

Tem ainda alguma dúvida sobre como encontrar a casa perfeita para você e sua família? Compartilhe com a gente!

Conheça também:
Baixar E-book Grátis - Dicionário Imobiliário

Share this