Por que ter e como decorar uma varanda gourmet?

Por que ter e como decorar uma varanda gourmet?

Apartamentos com uma planta diferenciada e que tenham um pouco mais de espaço para o convívio e a socialização estão em evidência no mercado imobiliário. Isso faz com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como decorar uma varanda gourmet e também se vale a pena investir em um imóvel com esse tipo de diferencial.

Se você está em processo de escolha do seu apartamento e puder optar por um com varanda gourmet, saiba que não irá se arrepender. Afinal, essas varandas são ideais para receber os amigos ou para curtir aquele momento com a família. Confira, no artigo de hoje, as vantagens de uma varanda gourmet e algumas dicas para decorá-la sem complicações.

O que é uma varanda gourmet?

Muito valorizadas atualmente, as varandas gourmet têm ganhado funções semelhantes aos quintais e jardins das residências e são ótimos ambientes para o descanso e para reuniões com amigos e familiares.

De acordo com o conceito da arquitetura, as varandas gourmet são aquelas que estão equipadas com um espaço para cozinhar, preparar alimentos e ainda para receber os convidados.

Apesar disso, nem todas as varandas gourmet seguem 100% à risca o que diz a regra. Assim, dependendo do tamanho, algumas pessoas dispensam os equipamentos de cozinha na própria varanda — reduzindo-os a uma churrasqueira simples ou integrando a varanda à cozinha americana, em alguns casos.

Quais as vantagens da varanda gourmet?

Como dissemos, apostar em um apartamento com varanda gourmet é um ótimo investimento, pois, além das vantagens proporcionadas pelo ambiente, o seu imóvel fica muito mais valorizado. Algumas dessas vantagens são:

  • Privacidade na hora de receber visitas, sem a necessidade de interação com os vizinhos (como nos salões de festas dos prédios e em outras áreas compartilhadas);
  • É ótimo para quem sempre morou em casas e sente falta do espaço do quintal;
  • É um ambiente mais prático para quem gosta de fazer churrascos e de receber os amigos em casa;
  • Promove uma integração com os visitantes sem que esses tenham que ficar, necessariamente, dentro da sua casa.

Como decorar uma varanda gourmet?

Na hora de criar um projeto de decoração da sua varanda gourmet é muito importante que você avalie algumas características essenciais para que esse ambiente fique aconchegante e de acordo com os seus gostos e preferências. Veja algumas dicas:

Compreenda o espaço da sua varanda gourmet

Qual é o tamanho da sua varanda gourmet? Existem muitas plantas com varandas pequenas mas que, quando bem planejadas, conseguem ter todos os elementos necessários e ainda ficam super charmosas.

Por isso, antes de se decidir pela decoração é importante que você considere o espaço que tem disponível para todos os itens que deseja. Se, por exemplo, a sua varanda for pequena, você poderá optar por uma mesa menor ou até mesmo por uma bancada estilo americana.

Não sufoque o ambiente com muitos itens e lembre-se de que é fundamental manter uma boa circulação no espaço para que você consiga deixá-lo aconchegante.

Defina o objetivo da sua varanda gourmet

Qual será o uso primordial da sua varanda gourmet? Receber os amigos, passar mais tempo com a família, relaxar? Para cada necessidade podem existir projetos diferentes. Por isso saiba exatamente qual será a utilidade desse espaço.

Se você deseja uma varanda gourmet porque é apaixonado por churrasco e por receber os amigos, por exemplo, então é fundamental que a sua decoração considere isso e seja projetada com churrasqueira e espaço na mesa ou no balcão para uma quantidade maior de pessoas. Caso você queira instalar uma churrasqueira, a dica é buscar pelos modelos elétricos (que são mais seguros) e investir em um bom sistema de exaustão.

Para quem pretende cozinhar na varanda gourmet, outro ponto fundamental é a pia. Embora em alguns apartamentos ela já venha no projeto inicial, em outros você deverá instalá-la. Em ambos os casos é importante incluir um apoio para a preparação dos alimentos, como uma bancada de pedra ou um prolongamento da própria pia.

Aproveite bem o espaço

Nem sempre é possível ter uma varanda gourmet do tamanho que a gente gostaria, não é? Mas isso não significa que você não pode ter uma decoração que seja a sua cara.

Para ambientes pequenos é fundamental que você use móveis planejados. Em geral, eles conseguem aproveitar melhor todos os espaços, porque são desenvolvidos de acordo com as medidas e as características da sua varanda. Embora mais caros, o resultado será infinitamente melhor em termos de aproveitamento de espaço, melhoria da circulação e funcionalidade dos móveis.

Feche o ambiente com blindex ou vidro

Já que a intenção da varanda gourmet é promover maior intimidade e socialização dos convidados, deixar o ambiente “integrado” à casa é muito importante e isso é conseguido promovendo um fechamento com blindex ou vidro.

O tipo mais usado é a cortina de vidro, que também pode ser aberta para arejar o ambiente. Além de dar mais intimidade, essa opção ainda ajuda a proteger o local do frio e da chuva.

Adicione plantas ao ambiente

Que tal trazer um pouco mais de vida ao seu espaço incluindo algumas plantinhas? A tendência está em alta e ajuda a tornar o ambiente ainda mais aconchegante e relaxante.

Você poderá fazer uma mini horta com temperos variados, ou até mesmo um jardim vertical, com vasos ou floreiras. Busque por espécies que possam suportar as condições da sua varanda e esteja sempre atento aos horários do sol e à quantidade de vento (para os ambientes abertos).

Invista em iluminação

Para que a sua varanda gourmet possa ser usada também à noite é fundamental que você tenha uma iluminação adequada, não é mesmo?

Uma forma de deixar o clima mais intimista e agradável é usar a luz indireta, que pode estar presente em luminárias de teto ou de chão e até mesmo com algumas lanternas marroquinas.

O que não pode alterar na estrutura?

Antes de sair por aí reformando a sua varanda gourmet fique atento, pois os condomínios podem ter regulações próprias que impeçam determinados tipos de obras. Por isso, é sempre importante checar a convenção antes de começar qualquer mudança.

Em geral, é permitido fazer alterações como a substituição de pisos, a colocação de deques, a substituição da luminária e o fechamento com vidro (desde que aprovado em assembleia).

Como as fachadas são compartilhadas, muitos prédios possuem restrições às obras que envolvam alteração nessas partes e, por isso, antes de qualquer modificação, é importante conversar com o síndico.

Outro ponto para se atentar é quanto à sobrecarga nas lajes das varandas — cuidado com o uso de vasos exagerados e o excesso de mobília —, o que pode colocar em risco a estrutura.

E então? Gostou das nossas dicas de como decorar uma varanda gourmet? Para continuar recebendo conteúdos bacanas como esse, assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre o mercado de imóveis e confira dicas exclusivas de decoração!

Clique no banner para ver oportunidade de imóveis para você:

OPORTUNIDADE DE IMOVEIS

Share this