O que garante a valorização do imóvel?

O que garante a valorização do imóvel?

A compra de imóvel é, sem dúvidas, um grande investimento. Isso porque você poderá alugá-lo e gerar renda extra, ou até mesmo vendê-lo futuramente por um preço maior e lucrar. Esse tipo de aplicação tem ficado mais comum, principalmente devido as oscilações da economia e crise do mercado imobiliário nos últimos anos.

Ainda assim, é preciso ficar atento a aspectos que garantem a valorização do imóvel e atraem pessoas interessadas em morar nele. Confira!

Localização

Se o imóvel estiver situado próximo a hospitais, escolas, padarias, bancos e farmácias, significa que a pessoa que comprá-lo ou alugá-lo para fins residenciais terá mais conforto.

Por isso, na hora de comprar um imóvel, leve em conta a localização, analise a infraestrutura do bairro, a vizinhança e verifique se essas condições atendem às necessidades da função a qual ele será destinado.

Rachaduras, infiltrações e outros problemas estruturais podem comprometer o valor do imóvel na hora de negociá-lo. Evite isso fazendo manutenções preventivas periodicamente para reparar até mesmo pequenos defeitos, como pisos, pias e armários embutidos quebrados.

Quando o imóvel está com uma boa aparência, a pessoa que pretende alugá-lo ou comprá-lo entende que não precisará gastar muito dinheiro com melhorias. Esse fator não só garante a valorização, mas também agiliza a negociação.

Documentação

Para garantir a valorização do imóvel, certifique-se de que a documentação está regularizada. Muitas pessoas não se atentam a esse quesito e acabam tendo problemas futuros. Cabe ao proprietário manter a escritura, a planta e os impostos do imóvel em dia.

Quem compra o imóvel também deve verificar a documentação antes de fechar negócio por meio de consulta na prefeitura, emissão de matrícula atualizada do imóvel no cartório e de certidão negativa junto ao INSS, Receita Federal e justiça.

Segurança

Outro fator que tem grande influência sobre o valor do imóvel é a segurança que ele oferece ao morador. Equipamentos como portões automáticos, câmeras de monitoramento e sistemas de alarme atraem compradores e são uma vantagem. Lembre-se de que o gasto que você terá com a aquisição de dispositivos de segurança trará bons resultados na hora de avaliar o custo do seu imóvel.

Isso está relacionado também ao quesito localização, porque se o imóvel estiver situado em um bairro com altos índices de criminalidade, ele poderá valer menos.

Transporte público

Acesso fácil ao transporte público agrega valor ao imóvel. Estações de trem, metrô e corredores de ônibus no entorno atraem moradores de todas as classes, porque facilitam a locomoção e são uma alternativa ao trânsito, principalmente nas grandes cidades. Se o imóvel for destinado a fins comerciais, esse fator é ainda mais relevante.

Analisando esses aspectos, é possível planejar melhor o seu investimento imobiliário. Porém, mais importante do que isso é a consultoria de um profissional para que você compre o imóvel ideal para sua família, atendendo às suas necessidades.

Esse profissional é capaz de te orientar quanto aos processos burocráticos e às devidas providências que se deve tomar para garantir a valorização do imóvel.

Gostou deste post? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos sobre o mercado imobiliário!Sistema Rankim Banner CTA

Share this