6 pequenas reformas na cozinha que podem fazer toda diferença

6 pequenas reformas na cozinha que podem fazer toda diferença

Entre os vários cômodos de uma casa, a cozinha é aquele que, sem dúvida, não pode parar nunca. Esse é um espaço que precisa de muita atenção. E uma transformação que atenda suas necessidades, ao mesmo tempo em que aumente o conforto e o bem-estar da sua família, é sempre muito bem-vinda.

Por isso, confira nossas 6 dicas de pequenas reformas na cozinha que você pode fazer sem grandes intervenções no ambiente. Acompanhe!

1. Use apenas luzes frias

A iluminação é parte importante da decoração de uma casa e, por isso, não deve ser deixada de lado na hora da reforma. Afinal, ela é capaz de mudar um ambiente completo e, quando usada da maneira correta, destaca paredes e objetos, tornando-se componente estético e realçando a sensação de conforto visual.

Por isso, não use luzes quentes na cozinha, apenas as frias (luzes brancas). Isso porque estas últimas são responsáveis por proporcionar melhor visualização, aumentar a sensação de limpeza e estimular a sua atenção.

2. Dê atenção às cores

Em cozinhas pequenas e médias, é essencial ter cuidado na escolha das cores, pois quanto mais colorido for o ambiente maior será a sensação de que o cômodo é menor. Um truque simples é usar o branco e tons pastéis nas paredes. Já que cores claras absorvem maior iluminação — especialmente de luzes frias — e criam a ilusão de um ambiente maior.

3. Invista em uma cozinha americana

São cada vez mais comuns apartamentos e casas menores nas grandes cidades. Com isso, a necessidade de otimizar os espaços tornou-se tarefa obrigatória para um melhor aproveitamento da residência.

Se você também sente que o seu lar se enquadra nessa tendência, talvez seja hora de investir em uma cozinha americana. Assim, ao reformar sua casa você interliga sala e cozinha e deixa o imóvel com mais espaço útil, dando a impressão de que o ambiente é maior do que de fato é. Além, é claro, de promover uma maior integração entre você, seus familiares, amigos e visitas.

4. Aplique adesivos de parede e de azulejo

Uma maneira barata, simples e criativa de quebrar a monotonia do ambiente e dar um toque de personalidade à cozinha é usar adesivos de parede ou de azulejo. Esse tipo de recurso é fácil de aplicar e bastante estiloso. O segredo está em saber o melhor espaço para aplicar e como combinar cores, texturas e formatos deles com o resto da decoração da cozinha.

5. Fique atento à ventilação ao fazer reformas na cozinha

Com a chegada do verão, a preocupação com o calor dobra. Uma residência abafada e com pouca ventilação afeta drasticamente a qualidade de vida dos seus moradores. Agora imagine esse incômodo na cozinha, onde há uso do fogão, micro-ondas, forno, etc… Isso é extremamente desconfortável.

Por isso, é fundamental pensar nos detalhes, como a decoração, ao reformar. Diminuir a quantidade de móveis e objetos decorativos no cômodo é um cuidado primordial para não construir uma atmosfera claustrofóbica e permitir uma melhor circulação do ar.

6. Use espelhos na cozinha

Você pode até estranhar essa dica a princípio, mas a verdade é que o espelho é um item coringa quando se deseja ampliar ambientes e aumentar o conforto em cômodos pequenos. E, sim, é totalmente viável usar na cozinha também.

Seja em uma parede inteira, fixado na frente de bancadas ou embutido nos armários, ele é capaz de harmonizar com a decoração e ainda aumentar a iluminação do cômodo, deixando-o mais claro. Porém, lembre-se: não exagere no seu uso. Menos é mais!

Gostou das nossas sugestões de reformas na cozinha? Então agora é hora de analisar quais podem se adaptar à sua realidade e transformar sua casa em um ambiente mais agradável e com espaços mais amplos. Aproveite e compartilhe este texto nas redes sociais e ajude seus amigos e familiares a repensar a cozinha deles de forma criativa e funcional!

Share this