Decoração high-low: como economizar com estilo?

Decoração high-low: como economizar com estilo?

O estilo high-low, conceito cada vez mais atual na área de decoração, começou mesmo nas passarelas, fazendo muito sucesso nos anos 1990. E assim como várias tendências de moda, o estilo ultrapassou os limites do mundo fashion e deu origem à decoração high-low, que une duas tendências de móveis, peças e artigos de arte e design.

Os objetos high têm bastante valor agregado e imprimem, nos espaços, a ideia de galeria de arte. Esses itens podem ter diferentes funções no ambiente, como mobiliar ou simplesmente decorar. Bons exemplos de móveis e peças para residências com esse estilo são luminárias, sofás e poltronas com design arrojado.

Em contrapartida, as peças e os materiais low são mais simples e básicos, como móveis e acessórios rústicos, por exemplo. Esses objetos podem ser achados em antiquários, bazares e até no ferro-velho. Garimpar doações também é uma opção.

Se você quer mobiliar a sua casa com peças de boa qualidade, mas conta com um orçamento limitado, saiba que adotar esse estilo na hora de decorar pode ser o caminho ideal.

No post de hoje, veja dicas simples para ver como é possível juntar variados elementos e economizar com uma decoração high-low para conferir beleza e estilo à sua residência. Acompanhe!

Guia prático da decoração high-low

As peças low, quando vistas separadas, podem parecer de pouco valor. Mas, quando são usadas junto com artigos mais sofisticados, dão personalidade e charme aos ambientes. Essa perfeita harmonia entre os dois estilos é o grande segredo da decoração high-low.

Veja como organizar os elementos com os toques a seguir:

Invista em um bom sofá

Como você já deve imaginar, não compensa economizar na compra do sofá. Destine a principal verba do seu orçamento de decoração para investir em um modelo bonito e confortável, que pode ser retrô ou com linhas retas, a depender do seu gosto.

Depois, é só incrementar o ambiente com almofadas, tapetes e quadros, que não precisam ser caros, mas, juntos, podem conferir um ar bastante requintado.

Crie um fundo neutro para não pesar o espaço

Faça das paredes um fundo neutro para os móveis. Deixe as cores mais fortes para objetos pontuais, como luminárias, tapetes, xales e enfeites do rack. Assim, você garante vários pontos de atenção sem deixar o ambiente pesado e ainda garante uma boa economia com a pintura.

Crie texturas para integrar os objetos

Se quiser sair do branco básico, eleja apenas uma parede para fazer uma pintura ou aplicação de papel de parede seguindo o estilo low. Algumas referências de materiais são os tijolinhos aparentes e o concreto. Um única parede de cor diferente pode fazer a integração das várias peças do ambiente.

Use quadros e molduras para preencher as paredes vazias

Pode até parecer bobeira, mas os quadros e luminosos fazem toda a diferença na decoração. Você pode criar uma parede tipo galeria, misturando diferentes molduras, como se fosse uma exposição de arte. Uma parede dessas causa um ótimo impacto visual.

Dê chance às antiguidades

Uma poltrona que era da sua avó ou uma mala de couro antiga são peças que podem mudar complemente a cara dos ambientes e, de quebra, geram uma boa economia na decoração.

Depois, você pode trazer o estilo high, investindo em artigos decorativos um pouco mais arrojados, com cores vibrantes e estampas, para brincar com os garimpos. Essa é uma boa estratégia, inclusive, para aquecer os ambientes visualmente frios.

Tenha um olhar sempre atento

Para encontrar as peças certas para a sua residência, tanto as baratas quanto as caras, é importante ficar ligado nas oportunidades. Aquela cadeira que o seu vizinho não quer mais pode combinar perfeitamente com a mesa nova do seu escritório. A cômoda de sucupira, esquecida no porão, pode ganhar uma pintura básica e virar um lindo buffet na sala de jantar.

Se você gostou das nossas dicas para economizar com estilo adotando a decoração high-low, deixe um comentário contando as suas impressões!

Share this