5 dicas de como decorar salas de estar pequenas

5 dicas de como decorar salas de estar pequenas

Atualmente, os imóveis pequenos ganharam o mercado e conquistaram o gosto de muita gente que busca praticidade e economia. Mas a maioria dos moradores enfrenta um grande desafio: como decorar um ambiente pequeno? Se os móveis, cores e objetos decorativos forem escolhidos sem alguns cuidados essenciais, o cômodo pode ficar pesado, com espaço de circulação comprometido e não proporcionar o conforto desejado.

Para que você tire as principais dúvidas de como decorar sala de estar pequena, selecionamos cinco dicas a seguir. Confira!

1. Qual sofá escolher?

Sofás retráteis

Dê preferência para os modelos retráteis, que ocupam muito menos espaço e proporcionam um enorme conforto. Ele serve como assento para visitas, mas também satisfaz o desejo de quem adora assistir televisão deitado.

A cor do sofá também pode fazer muita diferença na decoração do ambiente. Prefira cores vibrantes e alegres, como o vermelho e o amarelo, que ajudam a dar a impressão de amplitude ao cômodo. Cores escuras, como marrom e preto, carregam a sala e aumentam a percepção de falta de espaço.

Não peque por excesso: um ambiente pequeno comporta apenas um sofá de dois ou três lugares. Para completar o jogo, escolha puffs, cadeiras ou poltronas pequenas.

Puffs, cadeiras e poltronas

Os puffs são práticos e podem ser usados para diversas finalidades: sentar, apoiar os pés, como mesinha lateral de apoio e ainda contribui com a decoração do ambiente. Hoje, existem puffs de diversos formatos, tamanhos e materiais, que combinam com todos os estilos. Uma dica interessante é guardá-los embaixo do painel da televisão, encostados na parede.

Se você preferir, também é possível optar por poltronas ou cadeiras. Se preferir a poltrona, coloque apenas uma e não escolha as grandes com braços exagerados e cores escuras. Prefira as modestas, sem braços e de cor clara ou alegre. Mas também é possível optar por cadeiras, que ocupam menos espaço e compõem perfeitamente o jogo com o sofá. É possível encontrar cadeiras coloridas, de plástico transparente e modelos versáteis que se assemelham muito às poltronas.

2. Diga não à estante para televisão

Estante grande, que ocupa uma parede inteira, além de comprometer muito espaço, também polui visualmente o ambiente. Opte por um rack pequeno e baixo e complete o visual com prateleiras na parede. Outra opção são os painéis, que podem ser fixados na parede junto com a televisão, garantindo um visual moderno e clean.

3. Mesa de centro, será?

Se a sua sala de estar for muito pequena, não convém investir em uma mesa de centro, pois ela atrapalhará a circulação e acabará sendo um incômodo. Nesse caso, opte por mesinhas laterais.

Mas, se a sua sala tiver um tamanho médio e comportar uma mesinha de centro, prefira formato redondo e cor clara. Uma solução muito elegante e que é tendência no momento são as mesas espelhadas, que dão uma amplitude muito interessante ao ambiente.

4. Tapetes e cortinas

Os tapetes geralmente reduzem o espaço, mas, se você for apaixonada por eles, invista em cores neutras ou com linhas horizontais, que ajudam a ampliar o cômodo. A mesma regra vale para as cortinas.

5. Paredes

As cores claras e neutras são as mais indicadas, pois elas proporcionam a sensação de que o ambiente é mais amplo do que realmente é. Se você gosta de cor, use diferentes tonalidades neutras de tinta ou opte por um papel de parede em apenas uma das laterais da sala. Deixe para colorir o ambiente na hora de escolher os objetos decorativos, como almofadas e luminárias.

Uma tendência muito útil que ajuda a aumentar o ambiente é a parede espelhada. Muitos arquitetos incluem espelhos nos projetos e o resultado é sempre lindíssimo. Tome cuidado apenas para não colocar o espelho na parede contrária à da televisão.

Como regra geral, não compre móveis grandes, dê preferência aos multifuncionais, não exagere na quantidade de mobiliário e tenha como aliados espelhos e cores claras.

Agora que você já sabe como decorar sala de estar pequena, assine nossa newsletter e receba outras dicas.

Share this