Veja como montar um espaço pet no apartamento

Veja como montar um espaço pet no apartamento

O espaço para os pets acaba se tornando um problema principalmente para quem mora de aluguel e muda de casa muitas vezes. Afinal, nem sempre é possível conseguir um apartamento ou casa com tanto espaço, e arranjar um cantinho para seu bichinho pode ser um problema.

A boa notícia é que é perfeitamente possível ter um cachorro ou gato em um imóvel pequeno e ainda assim dar conforto para ele. Ter um espaço pet no apartamento não exige muito esforço e garante qualidade de vida e muita comodidade.

Neste artigo, vamos apresentar para você algumas dicas cruciais para montar o espaço do seu bichinho e garantir tranquilidade não só para ele, mas também para toda família.

Por que fazer um espaço pet?

Além de ser crucial para o bem-estar do nossos animais de estimação, o espaço pet também é importante para manter a ordem da casa e evitar problemas com sujeira nos outros cômodos.

Em vez de espalhar todas as coisas do seu bichinho por todo o apartamento, manter tudo em um único lugar, desde o espaço de dormir até os brinquedinhos e a comida, é importante e ajuda a limpar tudo muito com mais facilidade.

Além disso, dessa forma você verá que realmente tem espaço suficiente para comprar aquele brinquedinho novo ou casinha! Afinal, uma casa bem arrumada nos ajuda a otimizar o espaço e usar todos os cantinhos possíveis.

Como casar a decoração com o espaço pet no apartamento?

Mesmo que o seu apartamento não tenha áreas de serviço ou varandas, é possível separar um canto para o seu bichinho sem prejudicar o visual da casa. Com um pouco de atenção e talvez uma reforma, você pode aliar a decoração com o espaço pet, combinando cores e texturas.

Se você for utilizar a sala ou o quarto, por exemplo, pode investir numa caminha com as mesmas cores da decoração. Apostar em cores neutras também é uma maneira de acertar na escolha e garantir um visual até estiloso para o espaço pet no apartamento.

Como montar esse ambiente?

1. Use a área de serviço

Quem tem área de serviço pode aproveitar esse cômodo para o espaço pet no apartamento. Com algum cuidado, você pode manter todos os itens de sua lavanderia e ainda assim ter um cantinho confortável para o animal de estimação.

Mas lembre-se de manter os materiais de limpeza longe do alcance e seu pet, principalmente se ele já tiver histórico de provocar bagunça em casa. Além da toxicidade dessas substâncias, muitas raças de cachorro sofrem com alergias graves a material de limpeza.

2. Transforme móveis que não são mais utilizados

Sabe aquela cômoda do quarto que você trocou por uma nova? Você pode reaproveitá-la para guardar as coisas do seu bichinho, ou até mesmo usar a madeira para fazer uma caminha estilosa e personalizada.

O ideal é que você mantenha também um espaço no móvel para colocar a ração e coleira do bichinho.

3. Aposte em viveiros na varanda

Animais de estimação como pássaros e répteis podem ter algumas necessidades específicas em relação aos seu espaço. Apesar de serem bem mais fáceis de manter, já que podem ficar em gaiolas pequenas, esses animais têm uma qualidade de vida muito maior em viveiros.

Se você mora em apartamento, pode investir num viveiro na varanda, que é um ambiente mais fresco e com mais espaço.

No caso de passarinhos, o viveiro é até um ambiente mais seguro do que as gaiolas. Em algumas cidades, a atividade de gaviões impede que as pessoas mantenham as gaiolas de seus pássaros do lado de fora de casa.

Como o viveiro é um espaço bem maior, é também mais seguro para o passarinho, que tem onde se proteger em caso de ataque dos predadores.

Gostou das dicas e está pronta para montar um espaço pet no apartamento? Deixe seu comentário!

Share this