Conheça 5 ideias de reforma para cozinhas pequenas

Conheça 5 ideias de reforma para cozinhas pequenas

A cozinha é um dos espaços mais importantes da casa: é ali que passamos a maior parte do tempo quando recebemos amigos para um bate papo informal, é pra lá que vamos todas as manhãs em busca de um café da manhã reforçado ou de uma coisinha para beliscar no fim do dia.

Isso significa, também, que a cozinha é um dos espaços onde temos mais coisas guardadas: panelas, utensílios, louças, talheres, comida, etc. Por isso, é importante utilizar bem o espaço, aproveitando cada cantinho do cômodo.

Está planejando uma reforma para cozinhas pequenas e não sabe como aproveitar bem cada espaço? Confira 5 dicas que separamos especialmente para você!

1 – Derrube as paredes

Muitas vezes, a amplitude é muito mais uma sensação do que uma correspondência direta com a metragem quadrada do espaço. Que o digam os donos de uma boa cozinha americana que, interligada à sala, se transforma em um cômodo amplo e cheio de possibilidades.

Por isso, não pense duas vezes: se tiver uma cozinha pequena em casa, elimine todas as divisórias e barreiras visuais que fazem com que a sensação do espaço seja ainda menor.

2 – Acerte na medida

Um espaço limitado exige planejamento e o investimento em móveis sob medida. Essa é a melhor estratégia para garantir que todos os centímetros da sua cozinha sejam bem aproveitados, ganhando assim utilidade.

Dessa forma, você encontrará diferentes possibilidades para guardar todos os seus utensílios. Prateleiras, armários de canto e outros móveis planejados especificamente para a cozinha são de grande ajuda para quem precisa otimizar cada pedacinho.

3 – Seja flexível

Outra dica de reforma para cozinhas pequenas é ter um pensamento fora da caixa e até mesmo algumas soluções inesperadas. Uma mesa retrátil, por exemplo, que serve para um lanche rápido, mas que quando não está sendo usada pode voltar para dentro do armário e não ocupar espaço. Ou soluções inusitadas para armazenar os seus inúmeros objetos, como um ímã para prender as facas ou latinhas empilháveis para os temperos.

De novo, o raciocínio é o mesmo: aproveitar cada espaço da melhor maneira possível, garantindo que tudo o que está na cozinha tenha uma razão de ser.

4 – Invista em tons claros

Tons claros criam a ideia de maior amplitude, leveza e respiro aos ambientes — por isso, um ambiente clean é uma ótima saída para as situações em que o espaço é limitado. Mas, claro, não precisa ficar tudo sem graça e apagado: é possível equilibrar os tons mais neutros com uma ou outra cor viva em alguns detalhes, trazendo alegria para a cozinha. Pense, por exemplo, em um painel de azulejos bem colorido contrastando com o restante dos móveis super discretos.

5 – Aproveite suas paredes

É comum subaproveitarmos as paredes da cozinha, colocando armários em uma altura inadequada (e perdendo um espaço super útil tanto embaixo quanto em cima dos armários), ou pendurando uma série de quadros e outros objetos decorativos e esquecendo de reservar espaço para objetos de uso diário, como a secadora de louças, uma adega suspensa e um monte de outras ideias que podem fazer toda a diferença. Com o planejamento adequado, você consegue aproveitar até mesmo as paredes da sua cozinha.

Gostou das nossas dicas para reforma para cozinhas pequenas? Compartilhe aqui quais são as suas boas ideias e soluções para aproveitar melhor o espaço e transformar o seu apartamento ou casa no imóvel dos sonhos. E se já tiver feito alguma reforma, o que recomenda? Compartilhe com a gente as suas dicas!

Share this