O que perguntar ao corretor antes comprar um imóvel?

O que perguntar ao corretor antes comprar um imóvel?

Você já se deu conta da quantidade de fatores que precisam ser considerados na hora de comprar um imóvel? Afinal, localização, preço e condições de pagamento são apenas alguns dos inúmeros aspectos que precisam ser vistos antes de você tomar qualquer decisão.

Sem essas informações, surge o risco de você perder muito tempo visitando imóveis que de fato não atenderão às suas necessidades, o que só vai dificultar a sua vida.

Mas, não se preocupe. Nós preparamos este guia rápido com perguntas que vão ajudar bastante na hora que você for conversar com o corretor de imóveis. Confira!

Como é a infraestrutura do bairro?

Existem pessoas que preferem viver em bairros estritamente residenciais, enquanto outras não dispensam as facilidades do comércio por perto. Não importa!

Para os dois perfis, é essencial saber previamente o tipo de estrutura que o bairro oferece. Afinal, se você se enquadra no primeiro caso, não vai querer conhecer um belo imóvel que esteja em um bairro com características comerciais. Porém, se você está no segundo grupo, provavelmente não vai querer viver no isolamento de um bairro em que só existem residências.

Além disso, levante informações sobre os serviços públicos de transporte. Mesmo que você não utilize o transporte público, lembre-se que outras pessoas — como prestadores de serviços — podem precisar dele para chegar até você.

Como é a vizinhança?

Existem bairros que se assemelham bastante às pequenas cidades interioranas, em que as pessoas são próximas umas das outras. Outros são tipicamente urbanos, com os vizinhos se tratando polidamente, sem grande intimidade. Ainda há locais com vizinhança tranquila e silenciosa, enquanto, em contrapartida, há as vizinhanças barulhentas.

Portanto, em linhas gerais, procure saber se o comportamento da vizinhança está de acordo com as suas preferências.

O bairro é seguro?

Hoje em dia essa é uma pergunta indispensável. Qualquer que seja o seu perfil — mais tranquilo ou mais agitado —, você vai preferir viver em um local seguro, certo?

Qual é o estado do imóvel?

Essa é uma questão fundamental para quem está comprando um imóvel usado. Você deve saber se ele precisa de reforma ou se está em perfeitas condições, pronto para receber a sua mudança imediatamente.

Como são as vagas de garagem?

Vagas paralelas são mais cômodas do que as vagas em linha. Porém, além da comodidade, a situação das vagas de garagem também exercem influência sobre o valor do imóvel, o que torna essa informação essencial.

Aceita proposta?

Essa pergunta vale para o imóvel que for sugerido pelo corretor cujo valor esteja acima do que você tem disposição ou pode pagar. Não adianta visitar um imóvel ótimo que o preço não cabe no seu bolso. Porém, se o proprietário está disposto a negociar, vá em frente!

Existe financiamento?

Por outro lado, se você aceita comprar algo que esteja acima do valor que você tem para o pagamento à vista, vai precisar financiar o restante. Portanto, pergunte ao corretor quais são as opções de financiamento que ele tem a oferecer. Assim você não vai precisar percorrer as instituições financeiras em busca de crédito, o que facilita bastante a sua vida.

Não tenha dúvidas: se você tiver acesso às informações corretas, as suas chances de fazer um bom negócio aumentam bastante. Então, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá você sempre encontrará temas interessantes sobre o mercado imobiliário, que ajudarão bastante na sua decisão de compra.

Share this