Preciso criar um projeto luminotécnico para minha casa em construção?

Preciso criar um projeto luminotécnico para minha casa em construção?

Muitas vezes negligenciada, a iluminação é um dos elementos mais importantes de um projeto arquitetônico. Uma boa iluminação dá vida ao ambiente, destaca texturas e realça volumes, além de deixar os espaços maiores e mais aconchegantes.

Para conseguir todo o poder da iluminação, é imprescindível criar um projeto luminotécnico para o seu imóvel, aliando o gosto pessoal com o conhecimento técnico para garantir uma iluminação perfeita.

A importância do projeto luminotécnico

A luz é o que nos faz enxergar os objetos e pessoas ao redor. A má iluminação de um ambiente pode causar tanta fadiga quanto a de um trabalhador braçal no fim de um dia, além de dores de cabeça e problemas na visão. O excesso de luz também causa desconforto.

Estudos conduzidos por George Brainard, professor de Neurologia da Thomas Jefferson University, na Filadélfia, mostram que a luz e a iluminação afetam não só o modo como vemos o mundo, mas também o nosso psicológico e até a nossa regulação hormonal.

Um bom projeto luminotécnico também deve levar em conta a faixa etária dos moradores. Os idosos, por exemplo, precisam em média de quatro vezes mais luz que um jovem. Além disso, é necessário que a luminosidade realce quinas e desníveis, visando evitar acidentes.

Por fim, planejar uma boa iluminação não significa aumentar a quantidade de luz, e, sim, estudar pontos estratégicos para saber como colocá-la. O projeto deve combinar a luz natural com a artificial, e os pontos devem ser escolhidos de forma que se obtenha a melhor iluminação com o menor gasto de energia.

Como melhorar a iluminação dos seus ambientes

O tipo de iluminação muda de acordo com cada espaço. Alguns cômodos da casa precisam de muita iluminação, enquanto outros apenas de luz suave. Vejamos alguns exemplos:

Sala de estar

Não é necessário grande iluminação nesse ambiente, que é propício para uma conversa entre amigos, uma sessão de filme ou um happy hour com petiscos. Escolha uma luz amarelada, que causa sensação de conforto. Ainda, spots direcionados podem ser usados para destacar objetos, como quadros, esculturas ou uma mesa de centro.

Quarto

Uma iluminação uniforme e indireta é a melhor escolha para esse cômodo. Luz voltada para cima e teto branco constroem esse efeito. No canto da leitura, luminárias ou abajures são boas pedidas. Ainda, lâmpadas dimerizáveis, que controlam a intensidade de luz, são ótimas para os quartos, pois ajudam a criar diferentes climas.

Escritório e cozinha

Apesar de terem funções totalmente diferentes, esses dois cômodos podem seguir as mesmas regras de iluminação. Eles devem apresentar uma iluminação geral clara, que não permita sombras, e pontos específicos focados na área de trabalho, a exemplo da escrivaninha para as leituras no escritório ou a bancada para o corte dos alimentos na cozinha.

Banheiro

A luz deve ser uniforme e não há necessidade de que seja muito intensa. As luzes de espelho são recomendadas para que não haja sombras no rosto, que atrapalham os cuidados do dia a dia, como a hora da maquiagem ou de limpeza facial, para as mulheres, e o momento de barbear, para os homens, por exemplo.

Lembre-se de que as dicas acima são somente algumas ideias para inspirá-lo a pensar em uma boa iluminação. Se você já possui um imóvel construído ou pretende comprar um apartamento ou uma casa, faça um projeto luminotécnico para otimizar e embelezar o seu espaço. E se você ainda vai construir o seu imóvel, alinhe o projeto luminotécnico com o design arquitetônico para garantir o máximo desempenho do espaço.

Gostou das informações deste artigo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância do projeto luminotécnico!

Share this