Como prevenir e lidar com as infiltrações nas paredes?

Como prevenir e lidar com as infiltrações nas paredes?

Infiltrações nas paredes são sempre uma dor de cabeça. Paredes úmidas por causa da chuva ou transtornos de encanamento podem trazer problemas como mofo e deterioração, e se não forem corrigidos a tempo, podem levar a questões mais sérias — como o comprometimento da estrutura do imóvel e da saúde dos moradores.

As infiltrações ocorrem com muita frequência em apartamentos, visto que são interligados uns aos outros, e o problema do seu vizinho pode acabar afetando o seu espaço também.

Quando a infiltração já se instalou, é difícil resolver a situação, mas não é impossível. Mesmo assim, o melhor caminho é a prevenção. Saiba, neste post, como prevenir e lidar com infiltrações nas paredes.

Como prevenir as infiltrações nas paredes?

As infiltrações em apartamentos incomodam bastante, visto que elas danificam as estruturas do apartamento e podem gerar problemas para o prédio inteiro.

Além disso, as infiltrações também podem causar um aumento no valor da conta de água, em função do desperdício. Se não for resolvido, esse problema pode gerar prejuízos aos donos dos apartamentos afetados e ao condomínio. Portanto, é preciso identificar o foco da infiltração e comunicar à administração o quanto antes.

Identificar uma infiltração não é difícil, pois ela apresenta alguns sinais:

  • Umidade nas paredes ou no teto;
  • Manchas escuras nas paredes, sendo mais comum no banheiro;
  • Pintura descascando;
  • Parede se desmanchando.

Nesses casos, o melhor a fazer é procurar um profissional capacitado para resolver o mais rápido possível a origem do vazamento.

O que fazer quando for constatada uma infiltração?

Primeiramente, verifique se a infiltração aparece em uma parede interna ou externa. Depois, veja se há rachaduras que possam provocar uma infiltração. Chame o zelador do condomínio ou uma empresa autorizada para localizar o foco e criar um relatório sobre o problema.

Identificado o foco, envie uma carta oficial ao síndico ou à administradora do condomínio relatando o problema. Se a infiltração for originada de outro apartamento, o ofício também deve ser encaminhado para o morador responsável.

Como resolver problemas de infiltrações nas paredes?

Depois do problema instalado, analise com cuidado as manchas e as paredes deterioradas. Se há umidade na parede próxima ao chão, isso indica que o local não foi impermeabilizado ou que houve um uso incorreto da cola para o revestimento.

Manchas ao redor de canos indicam pequenos vazamentos na conexão de alguma tubulação. Ao ser detectada a causa, é preciso realizar o reparo o mais breve possível, a fim de não danificar móveis ou causar problemas em outras paredes e revestimentos.

Caso haja vazamentos nos canos (ou canos rachados), é preciso quebrar a parede onde está localizada a infiltração e substituir o cano danificado. Hoje em dia, há canos que já vem unidos na conexão por meio de termofusão, um procedimento feito com temperaturas acima de 200 graus.

É importante contratar profissionais especializados e treinados para fazer essa correção, principalmente quando há instalações de água quente, algo que é muito comum em edifícios.

No caso das paredes, é preciso descascar completamente o revestimento e aplicar produtos impermeabilizantes junto com a massa.

Sempre haverá, em alguma etapa, um problema de umidade — tanto em casas quanto em apartamentos. Daí a importância de verificar o clima da região e escolher os melhores materiais impermeabilizantes durante a construção. Dessa forma, o problema de infiltrações nas paredes pode ser evitado.

E você, já teve esse problema no seu apartamento? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência!

Share this