Temperos caseiros: saiba como cultivar em seu apartamento

Temperos caseiros: saiba como cultivar em seu apartamento

Você já pensou que maravilha poder colher em casa seus temperos prediletos e usá-los fresquinhos nos seus preparos, deixando-os ainda mais saborosos? Temperos e ervas são plantinhas fáceis de cuidar, bastando apenas luz solar e água — e com a vantagem de tê-las brotando durante todo o ano.

Mesmo em pequenos espaços, como apartamentos, por exemplo, é possível cultivar temperos caseiros. Se houver varanda, excelente! Do contrário, podem ser plantados em floreiras nas janelas ou, até mesmo, em floreiras verticais. Já pensou que fácil? Confira a seguir como fazer sua horta em casa!

Local ideal para horta de temperos caseiros

A horta pode ser cultivada em vasinhos, floreiras e até verticalmente, nas chamadas floreiras verticais. Escolha um local em que, de preferência, incida a luz solar durante, pelo menos, 2 horas por dia.

Quantidade de água e adubo

Os temperos caseiros devem ser regados todos os dias ou na frequência indicada para cada planta. A quantidade de água deve ser moderada (de acordo com o tamanho do vaso) e sempre em horários mais amenos, como no início da manhã e no final da tarde. O adubo utilizado deve ser o orgânico, aplicado uma vez por mês.

Temperos mais utilizados e como cultivá-los

Manjericão

Muito utilizado na culinária italiana — combina bem com molhos e pizzas —, o manjericão gosta de luz solar (pelo menos 3 horas de sol por dia) e se dá bem com temperaturas altas ou amenas. Adora água, por isso, deve ser regado todos os dias.

O manjericão pode ser replantado: basta retirar as folhinhas do caule e colocá-las na água. Quando criarem raízes, devem ser transferidas para a terra.

Alecrim

Utilizado para temperar carnes — em especial peixes e frango —, o alecrim é muito resistente e se adapta bem ao clima quente e seco, por isso pode passar cerca de 3 dias sem ser regado. No entanto, requer regas mais frequentes no período do plantio.

Orégano

Como o manjericão, o orégano também é utilizado em pizzas e molhos. É muito fácil de ser cultivado, adapta-se muito bem a variados ambientes e exige pouca água. O ideal é que o solo não fique muito seco nem muito úmido. Necessita de, pelo menos, 4 horas diárias de sol: quanto mais sol receber, mais aromáticas suas folhas ficarão.

Hortelã

A hortelã é uma planta aromática muito utilizada na culinária árabe, em grelhados e assados, bem como na decoração de vários pratos. É conhecida como uma planta medicinal, usada também para fazer chá. O aconselhável é plantá-la longe das outras ervas, de preferência em um vaso separado, pois suas raízes, por serem profundas, podem prejudicar o crescimento das demais plantas. Ela gosta de temperaturas amenas e de água, mas não se dá bem com o vento.

Tomilho

Usado no preparo de ensopados e molhos à base de vinho, o tomilho é um tempero muito cheiroso. Uma curiosidade sobre essa planta é que ela não necessita de muita água. Na verdade, quanto menor a umidade no vaso, maior será o seu odor característico.

Salsa

Muito utilizada em sopas, carnes, omeletes, saladas e sanduíches, a salsa resiste ao clima frio e pode ser regada diariamente. Necessita de luz solar, mas os horários mais quentes devem ser evitados. O ideal é mantê-la à meia sombra, em contato com certa luminosidade, e evitar expô-la a altas temperaturas. O solo deve estar sempre úmido, sem, no entanto, ficar encharcado.

Pimenta

Muito utilizada em molhos, a pimenta tem um sabor picante muito característico. O ideal é que seja plantada sozinha na floreira, pois necessita de espaço para se desenvolver. Gosta de muita luminosidade, pode ser cultivada sob o sol, em clima quente, e não se dá bem com temperaturas baixas.

Sálvia

Utilizada para temperar carnes e na decoração de pratos, é fácil de ser cultivada, resiste à baixa temperatura e sua rega pode ser a cada dois dias — mas o solo deve ser mantido úmido durante o cultivo. Deve ser exposta ao sol por pelo menos 2 horas. Mas, vale ressaltar que a umidade pode ser menor quando cultivada em temperatura baixa.

Que tal começar a sua horta de temperos caseiros? Gostou da ideia e das dicas? Tem mais alguma sugestão? Deixe seu comentário!

Share this