Sistema Imobiliário – Os critérios secretos na hora de escolher um

Sistema Imobiliário – Os critérios secretos na hora de escolher um

A escolha pelo sistema imobiliário certo para o corretor de imóveis ou imobiliária essencialmente não é muito diferente da escolha pelo imóvel certo para o consumidor final ou investidor. Isto pois em ambos os casos o desejo e a necessidade de acertar na decisão de contratação ou compra são igualmente importantes, assim como o processo de levantamento de informações também é bastante similar.

Por exemplo, quando o consumidor final está avaliando alternativas de imóveis e decidindo qual comprar, o mesmo faz um levantamento dos pré-requisitos mínimos que o imóvel precisa ter – e assim já descarta os que não tenham esse perfil; define aqueles recursos que tornam um imóvel uma ótima opção – e com isso já afunila ainda mais a sua seleção; elenca os diferenciais que fazem de um imóvel a solução ideal – e deste modo estabelece exatamente o que procura; e por último, a cereja do bolo, identifica quais critérios-chave o fazem fechar negócio na mesma hora – caso encontre um que atenda a estas suas necessidades e desejos.

E praticamente da mesma forma ocorre o processo de escolha por um sistema imobiliário: o corretor começa levantando os pré-requisitos para escolher um sistema imobiliário ideal; depois define os recursos que um sistema imobiliário precisa ter para ser uma ótima opção; e por fim identifica os diferenciais que fazem de um sistema imobiliário a melhor opção.

E justamente para fechar este ciclo sobre como eleger a ferramenta mais adequada para o seu negócio, corretor de imóveis à frente, é que o post de hoje contempla a cereja do bolo, isto é, os critérios secretos na hora de escolher um sistema imobiliário. Confira!

#1: Geração de leads legítimos – ao invés de “leads lixo”

Uma das principais reclamações dos corretores de imóveis que utilizam os sistemas imobiliários mais comuns do mercado é, segundo pesquisas, referente à quantidade de “lixo” que recebem no lugar de leads legítimos.

E só para alinharmos o conceito, um lead legítimo é um contato, um cliente potencial interessado em seu negócio, seja em um grau inicial ou mais avançado. E já um “lead lixo” é um contato que de alguma forma tenha o perfil para ser cliente do seu negócio, mas que entra para a sua base sem nunca ter efetivamente se interessado por uma oferta sua.

Mas por que isso acontece? Por que boa parte dos sistemas/portais imobiliários do mercado geram muito “lixo” para os corretores que os assinam? Sabemos que essa é uma questão complexa, mas se simplificarmos então a resposta é: por que o modelo de negócio de tais sistemas/portais imobiliários é defasado e/ou por que a tecnologia utilizada nos mesmos é limitada.

Ou seja, falta-lhes uma certa dose de inovação, o que poderia ser resolvido com, por exemplo, mais inteligência na distribuição dos leads, um certo refinamento na gestão das informações, a possibilidade de captar clientes potenciais em tempo real etc. Todo tipo de recurso que eleve um sistema/portal imobiliário de um mero marketplace para uma legítima ferramenta estratégica de negócios.

Resumindo este critério: corretor de imóveis, escolha um sistema imobiliário que gere leads de qualidade para o seu negócio, e não um que gere apenas volume.

#2: Geração de oportunidades reais – no lugar de especuladores potenciais

Outro problema que acontece com a maioria dos sistemas/portais imobiliários do mercado é quanto à geração de “falsas” oportunidades de negócio para o corretor. Isto é, enquanto no critério anterior a questão era sobre os leads entregues não terem efetivamente se interessado por uma oferta de imóveis do corretor, neste critério a questão é que tais leads podem até ter buscado os imóveis ofertados, mas no final das contas não têm real intenção e/ou potencial de compra (fit). Ou seja, não são oportunidades reais de negócio e sim especuladores potenciais.

Mas é claro, vale lembrar que pegar um lead pela mão, trabalhar as suas necessidades e desejos, construir relacionamento e gerar confiança com o mesmo, encontrar exatamente o que ele procura e assessorar toda a transação imobiliária, isso é justamente o que cabe ao corretor de imóveis fazer.

Mas daí a investir energia, tempo e dinheiro para atender quem não vai comprar, isso é um problema. Ou pelo menos não ter consciência disso é um problema, pois assim o corretor não consegue administrar os seus recursos da melhor forma, o que significa poder decidir que perfil de cliente potencial priorizar.

Resumindo este critério: corretor de imóveis, opte por um sistema imobiliário que entregue não só leads de qualidade, mas oportunidades reais de negócio, o que por definição significa o cliente realmente interessado no tipo de imóvel que você oferta e com recursos para adquirir o mesmo caso você tenha ou consiga exatamente o que ele procura.

#3: Geração de resultados financeiros – em detrimento às métricas da vaidade

Outro problema recorrente com os sistemas/portais imobiliários mais comuns do mercado, este que acaba sendo uma verdadeira “armadilha sofisticada” para seduzir corretores de imóveis: as chamadas métricas da vaidade.

São os números que geralmente exibem toda a movimentação em torno de uma ferramenta, tais como a quantidade de visitas mensais, o número de contatos que essas mesmas visitas geram ou ainda a quantia de corretores suspostamente satisfeitos já utilizando tal ferramenta. Mas e as métricas que realmente interessam, como o número de transações mensais efetivadas e/ou a lucratividade por elas gerada, onde ficam?

É claro, nenhuma ferramenta digital imobiliária começa a transbordar oportunidades de negócio para o corretor da noite para o dia, como em um passe de mágica – ao menos não as ferramentas sustentáveis. Afinal, como em qualquer investimento em marketing digital e vendas onde se busque resultados contínuos, as respectivas ações precisam ser planejadas em médio e longo prazos.

E no caso do corretor em um sistema/portal imobiliário isso significa promover toda a sua carteira de imóveis, manter seus dados e informações sempre atualizados, usar todos os recursos disponíveis na ferramenta, fazer parceria com outros corretores, combinar ações online e off-line etc. Obter resultados sólidos aqui é só com o casamento do esforço certo com a ferramenta adequada.

Resumindo este critério: corretor de imóveis, fuja das métricas da vaidade e contrate um sistema imobiliário que lhe dê resultados, o que inclui gerar efetivas transações e, sobretudo, retorno financeiro sustentável em médio e longo prazos.

#4: Geração de branding profissional – e não ser apenas um catálogo de produtos

E um último problema potencial que invariavelmente acaba acontecendo com quase todos os sistemas/portais imobiliários do mercado é quanto ao paradoxo de produto versus serviço, ou simplesmente de imóvel versus corretor.

Isto pois quando o corretor utiliza uma ferramenta que meramente lhe permite promover sua carteira de imóveis sem que haja qualquer estratégia como valor agregado, o que por exemplo inclui um espaço para promover a si mesmo, então tal ferramenta não passa de mais um catálogo de produtos, e como tal põe todos os corretores no mesmo nível, sem qualquer meritocracia.

E vamos combinar, o comportamento do consumidor de imóveis brasileiro culturalmente ainda é de procurar o imóvel em um primeiro momento de sua jornada de compra, para apenas em um segundo momento se preocupar com qual corretor vai/pode atende-lo.

Mas em se tratando de imóveis online, o que acontece quando o consumidor encontra mais de uma oferta do mesmo imóvel ou tipo de imóvel? Naturalmente que ele vai começar a conversa com o corretor que mais simpatizar, ou no caso aquele que tiver o melhor branding digital em questão.

Daí então a importância de um sistema imobiliário ter algum tipo de ranking para destacar os melhores corretores, seja conforme a competência de cada um para gerar as melhores ofertas para cada busca, para mapear os imóveis com o máximo possível de informações detalhadas, para manter o próprio perfil atualizado e propício a gerar maior confiança etc.

Resumindo este critério: corretor de imóveis, fuja de meros catálogos de produtos que não agreguem qualquer valor estratégico para o seu negócio. Escolha um sistema imobiliário que valorize os seus diferenciais e que lhe dê a oportunidade de se destacar com meritocracia, ou seja, conforme o seu próprio esforço e dedicação.

À frente, corretores!

Este conteúdo lhe foi útil? Então por favor deixe seu comentário abaixo!
Diga-nos: você já conhecia os critérios secretos na hora de escolher um sistema imobiliário? Compartilhe sua opinião conosco!

Ebook Plataforma Imobiliária Banner CTA

Sistema Rankim Banner CTA

Um comentário sobre “Sistema Imobiliário – Os critérios secretos na hora de escolher um

Os comentários estão encerrados

Share this