Vistoria de imóvel usado: o que observar antes da compra?

Vistoria de imóvel usado: o que observar antes da compra?

Comprar um imóvel é sempre um momento de bastante expectativa. Mas para não se arrepender do negócio, é preciso atenção. Fazer uma boa vistoria de imóvel garante que problemas estruturais e de manutenção não lhe surpreendam negativamente ao se mudar.

Na hora da visita, o importante é sempre checar tudo dentro do imóvel, desde os bocais até os ralos. Ainda é interessante conversar com os vizinhos e analisar aspectos do entorno. Confira algumas dicas importantes que separamos neste post!

Teste a parte elétrica

Imóveis antigos podem não suportar a carga de novos eletrodomésticos que temos hoje em dia. Por isso, verifique a quantidade de tomadas disponíveis e também a caixa de disjuntores. Procure por sinais de superaquecimento, como manchas escuras, fios retorcidos ou com o isolamento danificado.

Leve junto, na vistoria, uma lâmpada e teste todos os bocais do imóvel. As tomadas podem ser testadas usando um carregador de celular, por exemplo.

Verifique o sistema hidráulico

Confira o funcionamento dos encanamentos, para isso use as torneiras, chuveiros e válvulas de toda a casa. Preste atenção à coloração da água: caso ela esteja turva ou avermelhada, isso pode ser sinal de falta de manutenção no reservatório de água ou uso de uma tubulação antiga que precisa ser trocada.

Ao abrir a torneira, confira se não existem goteiras debaixo do recipiente, se o escoamento está normal e o estado do sifão. Não se esqueça de testar o funcionamento dos registros e use um balde para checar o escoamento do box do banheiro, das varandas e do quintal.

Nos banheiros, confira o estado das louças e metais; note se apresentam lascas ou riscos. E cuidado com as pias entupidas, principalmente da cozinha, que pode indicar entupimento da caixa de gordura.

Inspecione paredes, teto e piso

As infiltrações são problemas graves e podem ser notados pelas manchas escuras. O grande problema, porém, está nos chamados “vícios ocultos” que são aqueles que apenas aparecem após algum tempo da concretização do negócio.

Por isso, vale a pena levar um profissional junto na vistoria, assim ele poderá analisar a probabilidade de questões como vazamentos ou infiltrações que apenas surgem após um período intenso de chuvas, por exemplo.

Em relação aos pisos e azulejos, confira se estão bem assentados, se não estão trincados ou ocos.

Verifique as portas e janelas

É importante que esses itens estejam funcionando de maneira adequada. Por isso, faça o teste abrindo e fechando todas, analisando a condição de cada uma, checando o funcionamento da fechadura e das chaves e também procurando por ferrugens ou cupins.

Faça visitas em horários alternados

Antes de fechar o negócio, agende visitas ao imóvel em diferentes horários do dia e analise a região em momentos distintos, conferindo como é o trânsito, o nível de ruído, as condições de sol dentro do imóvel e também a segurança.

Outra dica é fazer o trajeto entre a nova casa e o trabalho ou a escola das crianças no período que você teria que fazê-lo. Assim você saberá como são as condições de trânsito e o tempo real que vai gastar.

Converse com vizinhos, síndico ou zelador

Ninguém melhor para lhe dar uma ideia de como é o novo ambiente do que as pessoas que já moram no local. Se você está pensando em comprar um apartamento, converse com o síndico ou zelador e descubra a idade real do prédio, se ele possui tubulações novas ou antigas para água quente e fria e como é o sistema de vagas.

Para quem está comprando uma casa, vale a pena conversar com os vizinhos sobre segurança, possibilidade de enchentes no bairro e outras questões importantes.

Verifique a documentação do imóvel

Para não ter dor de cabeça, o indicado é sempre conferir a matrícula do imóvel antes da compra. É lá que estarão dados como o nome dos proprietários, se o imóvel está em penhora, inventário ou partilha de divórcio, por exemplo.

No cartório, solicite as certidões negativas e confira se não existem pendências que podem comprometer a sua compra.

Com essas dicas ficou mais fácil fazer a vistoria de imóvel usado e evitar problemas futuros? Então siga-nos no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Share this