A importância de acompanhar as tendências tecnológicas no mercado imobiliário
As infinitas possibilidades geradas à partir da tecnologia digital fazem com que o mercado imobiliário esteja sempre se renovando. E essa constante mudança afeta, em maior ou menor grau, o comportamento do consumidor de imóveis, este cada vez mais antenado e exigente. Sobretudo afeta o desempenho de todo corretor de imóveis, este que para se manter à frente precisa acompanhar tais tendências de tecnologia influenciando o rumo de seu trabalho no mercado imobiliário a cada ano.
Contudo é intrigante observar que para muitos corretores de imóveis o tema tendências de mercado ainda costuma parecer um bicho de sete cabeças. Afinal o que é novo gera estranheza, e por que fazer esforço para aprender algo que pode ser só mais um modismo? E é justamente aí que surge um divisor de águas: os corretores à frente do mercado são os primeiros a se adaptarem, ao que os demais ficam para trás.
A seguir as 10 tendências de tecnologia que influenciam o mercado imobiliário em 2016.
#1: Crescimento no uso de smartphones para buscar imóveis
Corretor de imóveis, pare tudo: o seu website e/ou o de sua imobiliária é responsivo? Ou seja, é adaptável para mobile ou conta com uma versão exclusiva para? Se a resposta for não, então você precisa repensar imediatamente a sua estratégia de Marketing!
Nos últimos anos o uso da internet via aparelhos móveis – como smartphones e tablets – teve um crescimento altamente expressivo. Com internet sem fio cada vez mais acessível e aparelhos móveis cada vez mais baratos, nunca foi tão fácil pesquisar imóveis via mobile. E nessa era do imediatismo o seu cliente pode estar neste exato momento passando na frente de seus imóveis e pesquisando mais informações sobre eles pelo celular. A questão é: seus imóveis estão prontos para serem encontrados nos mais diversos tamanhos de telas?
O número de acessos aos sites imobiliários via mobile cresce cada vez mais sobre os desktops, o que gera um incrível potencial de negócios para quem já construir sua estratégia de Marketing pensando nisso. Afinal não é à toa que hoje em dia o mobile já é chamado de “a primeira tela”, pois já conseguiu superar os acessos digitais pelas demais. E é claro que você, corretor de imóveis à frente, não vai desperdiçar essa grande fatia do bolo, vai?
#2: Valorização de geolocalização no anúncio de imóveis
Como consequência da tendência de tecnologia anterior, onde mais pessoas estão utilizando smartphones e tablets para consumir informações no mercado imobiliário, cada vez mais está aumentando a necessidade de que os anúncios sobre os imóveis de determinada região sejam encontráveis via geolocalização, isto é, seja no resultado das buscas do Google ou mesmo em softwares comerciais imobiliários, os imóveis agora precisam conter sua localização precisa, seu endereço no mapa.
Como todo assunto polêmico este é um que divide bastante opiniões. Afinal, se um imóvel tem o seu endereço preciso divulgado, o que impede a concorrência de captá-lo também, ou mesmo o consumidor final de atravessar o corretor de imóveis para comprar direto? Tal risco de fato existe, mas quanto à concorrência ele pode ser resolvido ofertando a melhor prestação de serviços com informações personalizadas e/ou conteúdo único, ou ainda com um contrato de exclusividade com o cliente proprietário. E já quanto ao cliente final não há motivos para dar tanta ênfase a isto, afinal o foco é ajudá-lo a adquirir o seu imóvel, e portanto ocultar a localização precisa só dificulta ou até evita a geração de novos negócios.
Resumindo, segundo pesquisas recentes os imóveis que possuem endereço no mapa recebem muito mais visitas do que aqueles que não têm. Essa definitivamente é uma tendência de tecnologia que há de deslanchar cada vez mais este ano, e portanto leva mais vantagem quem já se antecipa e divulga precisamente o local de seus imóveis para os consumidores.
#3: Maior investimento em ações de Marketing Digital
Nos últimos anos o Marketing Digital vem crescendo de forma exponencial, dia após dia aumentando a confiança por parte das empresas e assim desbancando cada vez mais o investimento em outras mídias – e isso já nem é mais novidade. Mas com a quantidade de casos de sucesso gerados no último ano, com a facilidade que está para gerar e nutrir clientes potenciais através dos canais online e pela mensuração de resultados cada vez mais precisa com o uso de ferramentas digitais, definitivamente o Marketing Digital está começando a ficar mais maduro no mercado brasileiro, e o setor imobiliário há de colher bons frutos com essa tendência de tecnologia até o final deste ano.
Uma das grandes limitações do Marketing Tradicional (TV, rádio, jornal, revista, outdoor etc.) sempre foi medir precisamente o retorno sobre o investimento. Afinal, como saber exatamente quantas pessoas ouviram o anúncio no rádio, leram-no em um jornal ou foram impactados pelo mesmo em um outdoor? Com o Marketing Digital essa limitação não existe, pois simplesmente é possível saber para onde vai cada real investido e o quanto eles representam em cada venda realizada.
Deste modo as ações de Marketing no mercado imobiliário ficam muito mais analíticas, e assim eleva-se o trabalho a um nível muito mais profissional. Ações como geração, nutrição e qualificação automatizadas de leads – clientes potenciais – estão em alta este ano.
#4: Crescimento no uso de plataformas digitais imobiliárias
À medida que o mercado imobiliário vai se profissionalizando em ações de Marketing Digital também vai ficando evidente a necessidade de usar ferramentas mais robustas e completas para gerar clientes potenciais melhor qualificados – assim aumentando o número de transações efetivas geradas através do meio digital. Sejam elas plataformas digitais imobiliárias focadas mais em Marketing, mais em Vendas ou na solução Comercial completa, de um jeito ou de outro já está ficando claro para o mercado que é possível lucrar online, desde que fazendo um trabalho sério e investindo na tecnologia adequada.
As plataformas digitais imobiliárias já são uma realidade mais consolidada tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, e agora vêm cada vez mais como uma promissora tendência de tecnologia para o Brasil este ano. Combinando uma série de recursos incríveis elas permitem ao corretor de imóveis e/ou às imobiliárias que, por exemplo: promovam sua carteira de imóveis e clientes na internet através de um único sistema; façam uma completa e inteligente gestão de carteira; gerem leads e oportunidades de negócio de maneira ilimitada; façam atendimento online em tempo real com clientes para assim aumentar as chances de conversões; façam negócios online através do mapeamento de regiões; e muito mais recursos.
Aderir e utilizar tais plataformas digitais imobiliárias é por si só a novidade/tendência, mas o desafio mesmo é escolher a ferramenta ideal para as necessidades de cada corretor e/ou imobiliária, tendo como referência o crescente ritmo do Marketing Digital no mercado.
#5: Menos comunicação via telefone e mais via mensagem
Foi-se o tempo em que a melhor maneira de impactar um cliente potencial era ligar para ele avisando que aquele imóvel com o perfil desejado acabara de ser encontrado ou de entrar em promoção. Hoje em dia há tanta facilidade com a comunicação digital que os clientes não querem mais ser interrompidos nem para saber das novidades: eles querem receber tais informações sem ter que lidar com o corretor de imóveis. Querem poder avaliar o conteúdo da mensagem onde, quando e como quiserem para, aí sim, eles próprios decidirem o nível de urgência e/ou importância que dão para cada informação recebida.
E é justamente por isso que ferramentas digitais como Whatsapp, Facebook Messenger, Microsoft Skype, Google Hangouts etc. são outra tendência de tecnologia em alta no mercado imobiliário este ano. Como já dissemos as pessoas agora estão o tempo todo conectadas, na maioria das vezes via aparelhos mobile. Assim, nada mais prático que gerenciar mensagens ao invés de atender ligações, por exemplo. E pesquisas recentes fomentam muito bem esta informação: quase 90% dos consumidores imobiliários disseram que preferem ser contatados via mensagem à ligações! Um prato cheio para Marketing e Comunicação Digital no mercado imobiliário, hein?
Por último vale lembrar que isso no que se refere à comunicação ativa do corretor e/ou imobiliária para com os consumidores. Mas no que diz respeito ao contrário, isto é, quando o consumidor é quem faz contato, nesse caso é preciso estar disponível em todos os canais, incluindo os digitais e os tradicionais.
#6: Crescimento no uso de vídeo para promover negócios imobiliários
Outra tendência de tecnologia que não sai da lista nos últimos anos é o uso de vídeos. Cada vez mais consumidores têm assistido vídeos online no Brasil e no mundo. Só para citar alguns dados, pesquisas internacionais dizem que até 2017 os vídeos serão responsáveis por quase 70% de todo o tráfego da internet global! Só no Brasil hoje, por exemplo, estima-se que haja em torno de 70 milhões de expectadores de vídeos online.
Deste modo, cada vez mais conscientes da importância desses números os corretores e imobiliárias à frente do mercado têm investido significativamente na produção de vídeos online – sejam eles promocionais ou educativos. E isso não é à toa: gigantes como Google e Facebook estão gradualmente priorizando vídeos online nos resultados de suas buscas e feed de notícias, respectivamente.
#7: Consolidação de Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Uma das tendências de tecnologia mais aguardadas para este ano é quanto à Realidade Virtual. Com o lançamento oficial do Oculos Rift pelo Facebook a tecnologia deve começar a se popularizar muito em breve aqui no Brasil. Então imagine o quanto isso pode impactar no mercado imobiliário! Visitar diversos imóveis, cômodo por cômodo, em uma experiência 3D incrível sem necessariamente ter que ir até todos os lugares. Formidável, hein? Esta é uma das grandes possibilidades que a Realidade Virtual promete ao mercado imobiliário.
Da mesma forma outra tendência tecnológica já disponível e cada vez mais popular é a Realidade Aumentada. E nessa vertente também tem outra gigante fazendo frente no mercado: a Microsoft, com seu HoloLens, tecnologia de holograma baseada em Realidade Aumentada. Assim imagine as já existentes experiências com maquetes e tablets nos pontos de venda agora ainda mais sofisticadas! Dá para seduzir cada vez mais os consumidores imobiliários, não?
#8: Consolidação de Data Mining e Cloud Computing
Outra tendência de tecnologia no mercado imobiliário, mais silenciosa e que segue a própria evolução tecnológica em todas as indústrias, diz respeito a 2 grandes fenômenos que têm conquistado o mercado nos últimos anos, e que agora estão mais forte do que nunca.
Data Mining, ou simplesmente Mineração de Dados: é um processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes. Ou em outras palavras, é uma maneira de prever e/ou identificar o comportamento dos usuários em determinado sistema. Por exemplo, imagine o algoritmo do Facebook. Como ele sabe quais usuários gostarão de um novo produto para direcionar suas campanhas? Ele provavelmente analisa toda a sua base, identifica quais usuários clicaram em produtos similares e define os que têm mais chances de repetir tal processo. Agora imagine que você utiliza um robusto software imobiliário e tem centenas de clientes potenciais. Quando tiver um novo imóvel disponível para vender, para quem oferecer? É aí que a mineração de dados faz o trabalho para você!
E Cloud Computing, ou simplesmente Computação em Nuvem: é a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas diretamente pela internet. Isto é, não é mais necessário que o usuário tenha todos os aplicativos instalados em sua própria máquina, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que seus dados e configurações não se encontram em um computador específico, mas em toda uma rede de computadores, a chamada nuvem. Esse é um benefício ao qual todas as indústrias têm acesso, e o mercado imobiliário igualmente está cada vez mais fazendo bom uso dessa tecnologia.
#9: Maior investimento em experiências ambiente-usuário
Outra riquíssima tendência de tecnologia é justamente a de interações entre sensores locais e smartphones, via bluetooth. São as chamadas experiências ambiente-usuário. Por exemplo, imagine que o seu cliente vá até o stand de vendas interessado em um imóvel em lançamento. Quando o mesmo estiver próximo da entrada automaticamente receberá uma mensagem: “Olá Funalo, tudo bem? Bem-vindo ao Empreendimento XYZ! Fale com um de nossos corretores e veja o quanto é fácil adquirir o seu apartamento.”
E esse mesmo tipo de interação pode ser usado de várias maneiras, incluindo durante a experiência de compra, na saída do cliente ou até um pouco depois. A inovação tecnológica aqui com esta tendência é surpreender o usuário de modo positivo, ou seja, mostrar que nos pequenos detalhes há uma preocupação em personalizar o atendimento, em enriquecer a sua compra e em superar as suas expectativas, tudo para encantá-lo – só depende da criatividade do corretor de imóveis e/ou da imobiliária.
#10: Consolidação de aplicativos de lançamento de imóveis
E a última tendência de tecnologia para este ano é referente aos aplicativos de lançamento de imóveis, estes cada vez mais surpreendendo os consumidores imobiliários com conteúdo exclusivo sobre cada empreendimento.
Diferente das plataformas digitais imobiliárias, que geralmente são sistemas completos com foco na geração de transações imobiliárias a partir do meio digital, os aplicativos de lançamento por sua vez funcionam como um guia definitivo sobre determinado imóvel, assim oferecendo todas as informações sobre o mesmo, tais como fotos, vídeos, tour 360º, dicas de decoração etc., além de permitirem o contato com corretores e plantões de vendas, cálculos de parcelamento e financiamento, exploração de plantas baixas e esquemas de acesso, dentre outros. Tudo para dinamizar as apresentações e descomplicar as vendas.
Esta é uma tendência de tecnologia que está se consolidando aos poucos no Brasil, e que já é uma prática quase que padrão em mercados mais maduros como nos Estados Unidos e na Europa. Afinal, com todo esse crescimento no uso de smartphones e tablets não basta mais investir apenas em websites, hotsites etc., mas também é preciso criar aplicativos de lançamento para melhor promover cada imóvel e para manter relacionamento bem próximo com os consumidores via mobile, em tempo integral e “no pé do ouvido”!
À frente, corretores!
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