Compra e venda de imóveis: saiba que profissionais contratar

Compra e venda de imóveis: saiba que profissionais contratar

As transações imobiliárias envolvem valores elevados e são repletas de detalhes complexos. Por conta disso, contar com auxílio especializado para compra e venda de imóveis pode ser de grande importância para que tudo saia como o previsto, evitando dores de cabeça e arrependimentos no futuro.

Dentro desse contexto, suas negociações têm muito mais chances de sucesso se você souber a quem recorrer nesse momento. Ficou interessado? Então confira o conteúdo a seguir e saiba que profissionais você deve contratar!

Corretor de imóveis

Contar com a ajuda de um corretor é muito importante para compra e venda de imóveis. Esse profissional faz muito mais do que uma mera intermediação entre as partes; seu papel é muito maior e definido até na nossa legislação. A lei prega, por exemplo, que ele é obrigado a executar a mediação com prudência e diligência, prestando espontaneamente todas as informações sobre o andamento do negócio, incluindo alterações de valores e quaisquer fatores que possam influenciar nos resultados finais.

Além disso, os corretores são importantes para quem quer negociar uma propriedade, mas não tem muito tempo sobrando. Além de possuírem uma extensa carteira de clientes, são eles que fazem a filtragem entre propostas pouco sérias e ofertas verdadeiramente lucrativas.

Os corretores também iniciam contatos, percebem tendências, recebem ligações e têm demais funções trabalhosas, como a precificação adequada, as negociações, a apresentação do imóvel e a organização das visitações.

Advogado

Embora não esteja tão presente no consciente popular quando pensamos em compra e venda de imóveis, os advogados têm um papel fundamental no mercado imobiliário. Como são transações extremamente complexas do ponto de vista burocrático, esses profissionais garantem que tudo saia de acordo com nossas leis, trazendo formalidade e credibilidade para a negociação.

É preciso considerar, por exemplo, que os juízes tomam os contratos como base para qualquer julgamento. Os conhecimentos em direito, assim sendo, servem também para a elaboração de acordos justos e que protegem o patrimônio dos clientes.

Diante desse cenário, os serviços jurídicos preventivos trazem maior tranquilidade. Vale lembrar, que os corretores de imóveis recebem, dependendo da tabela do CRECI da região, uma comissão de cinco a 6% do valor da propriedade. Já a cobrança de honorários advocatícios varia de dois a 4% sobre o valor da transação.

Esse pagamento, portanto, se mostra bem razoável para um trabalho que exige um alto grau de conhecimento e traz diversos benefícios para os envolvidos.

Arquiteto e engenheiro

Arquitetos e engenheiros são os outros profissionais que podem ser envolvidos em compra e venda de imóveis. Eles são os conhecedores dos itens técnicos na edificação, na execução e na manutenção da construção civil. São capazes de avaliar a integridade estrutural, observando a existência de problemas sérios como infiltrações, vazamentos e rachaduras. Desacordos com as especificações de segurança são outro item que deve ser analisado com cuidado.

Aspectos relacionados ao bem-estar dos moradores também estão entre os serviços desses especialistas. Eles consideram fatores como iluminação, ventilação e condições de habitabilidade, por exemplo.

Quando contratados, os arquitetos e engenheiros podem dar um parecer mais completo do que os corretores.

Esses são os profissionais que você deve contratar para compra e venda de imóveis. Ainda restou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Share this