Corretor de Imóveis – Por que você deve Investir em Tecnologia

Corretor de Imóveis – Por que você deve Investir em Tecnologia

Vivemos uma era onde cada vez mais é imprescindível ser ágil na busca por conhecimentos e preciso na comunicação com as pessoas. E nesse ritmo acelerado que a competitividade e até a sobrevivência de organizações e profissionais dependem de sua flexibilidade e capacidade de atender às demandas do mercado com eficiência. Deste modo é preciso lançar mão de todos os recursos disponíveis, e é exatamente aí que a tecnologia assume um papel primordial.

Tanto no mercado imobiliário como em outras grandes indústrias há uma interminável discussão sobre a tecnologia ser mocinha ou vilã, isto é, se a sua constante evolução vai facilitar a vida do profissional ou se vai substituí-lo pelos processos automatizados. Mas em se tratando do corretor de imóveis uma coisa é muito certa: os bons profissionais serão cada vez mais os agentes da mudança, pioneiros em aderir e bem utilizar as novas tecnologias com sucesso; enquanto que os profissionais ruins, os “tiradores de pedidos”, estes ficarão obsoletos e portanto serão vítimas da evolução vigente.

Quando nos referimos aqui à tecnologia pensamos tanto em hardware quanto em software, mas sobretudo em soluções digitais da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que estão aí para tornar a vida dos – bons – corretores de imóveis muito mais produtiva e lucrativa. E para provar como isso é altamente viável o time da Rankim listou para você, nosso leitor e corretor de imóveis à frente, as 10 principais vantagens e benefícios pelos quais você deve investir em tecnologia. Confira.

#1: Melhora sua organização e produtividade

Faça anotações rápidas de oportunidades de negócio; organize seus e-mails para melhor lidar com os clientes; gerencie tarefas da corretagem no dia a dia; armazene documentos dos imóveis e acesse-os apenas quando precisar efetivar transações; marque eventos do setor na agenda e acompanhe-os pelo calendário para não perder nenhum; faça reuniões instantaneamente com stakeholders; gere e analise relatórios da venda de imóveis automaticamente; monitore informações e produza conteúdo imobiliário rapidamente; administre e proteja informações do seu negócio; e muito mais!

Com a tecnologia digital o seu negócio imobiliário se torna altamente mais organizado e produtivo, e tudo sempre a um clique/toque.

#2: Reinventa ou aperfeiçoa seus processos de trabalho

Para que fazer pesquisa presencial com um cliente por vez quando se pode enviar formulários digitais para centenas deles ao mesmo tempo? Por que interromper o trabalho do cliente com uma ligação promocional quando uma mensagem instantânea com a foto do imóvel surte o mesmo efeito sem ser chato? Qual o sentido de cadastrar/promover imóveis manualmente quando é possível fazê-lo de uma só vez com um bom sistema imobiliário?

Investir em tecnologia gera um dos melhores benefícios que qualquer negócio imobiliário pode ter: economia de tempo e dinheiro.

#3: Proporciona-lhe muito mais agilidade e praticidade

Foi-se o tempo em que cada ação e/ou interação de negócios dependia de seguir todo um protocolo ou burocracia para sua correta execução. Por exemplo, repassar informações de determinado imóvel para um cliente potencial dependia de comunicar-se verbalmente, pessoalmente ou por telefone. Mas hoje em dia é muito mais ágil e prático fazer isso por um aplicativo de mensagens instantâneas, pois além de não interromper o cliente com um senso de urgência excessivo, permite ao mesmo que receba e visualize tal mensagem com calma para, conforme as dúvidas surgirem, então entrar em contato para agilizar o processo de negociação do imóvel.

#4: Torna você sempre encontrável e acessível

Investir em marketing pessoal é essencial para todo corretor de imóveis ter sucesso na carreira. Mas quando se trata de conectividade global é imprescindível investir em tecnologia digital para a construção de presença online.

Por isso ter um site próprio com atendimento online, manter um blog atualizado com conteúdo imobiliário para ser encontrado em buscadores, estar presente nas principais mídias sociais que o público consumidor esteja, utilizar aplicativos de comunicação instantânea para contato com os clientes e utilizar plataformas imobiliárias e demais canais digitais de relacionamento são alguns exemplos de ações possíveis e recomendadas para um corretor de imóveis fazer o seu nome através do poder da tecnologia. E uma vez que tenha construído tal referência, então automaticamente se tornará encontrável e acessível.

#5: Melhora seu relacionamento com clientes e parceiros

Consequentemente ao fato de estar tornando-se uma referência através do uso oportuno da tecnologia digital é que os seus relacionamentos começam a deslanchar. Isto pois a tecnologia gera o efeito “onipresente” e assim faz com que cada ação realizada se propague, o que só multiplica o poder do corretor de imóveis. Por exemplo, um mesmo conteúdo pode ser promovido para toda uma base de contatos, de modo personalizado, e assim criar um gancho para iniciar conversa com os mais engajados. Ou ainda, a própria presença em mídias sociais, tal como grupos de discussão, fóruns, aplicativos imobiliários etc., que por definição gera mais oportunidades de interação e engajamento.

#6: Aumenta seus canais de promoção

Se pensarmos em promoção de imóveis a nível de Marketing Tradicional os canais são bastantes limitados: outdoor, jornal, revista, rádio e tv, basicamente. Mas já se pensarmos a nível de Marketing Digital os canais são ilimitados: site, blog, e-mail marketing, links patrocinados, mídias sociais etc., sendo que cada uma desses redes é um canal próprio, com audiência diferenciada e impactada de maneiras diferentes. Ou seja, dá para impactar praticamente todo tipo de consumidor em todo tipo de momento, e com precisão cirúrgica!

Agora imagine combinar tudo isso, com todas as interações digitais convergindo para os seus imóveis… É muito poder de promoção.

#7: Multiplica seu poder de prospecção

Da mesma maneira que investir em tecnologia aumenta o poder de promoção dos seus imóveis no mercado imobiliário, também aumenta o poder de encontrar os clientes dispostos a pagar por eles. E a melhor parte é que diferente das ações de Marketing off-line, onde não se tem controle sobre quando e como os consumidores são impactados, no Marketing Digital é possível mapear cada ponto de interação com o cliente potencial e até medir seu real interesse conforme as ações que o mesmo faz.

Por exemplo, usando a tecnologia digital certa – tal como um robusto sistema imobiliário – é possível descobrir quais imóveis um cliente procura, em quantos anúncios ele clica, no que dispende mais tempo ou mesmo do que ele mais gosta etc., pois assim é possível personalizar todo o conteúdo ofertado e com isso aumentar as chances de gerar mais transações imobiliárias.

#8: Diminui seus custos de aquisição de clientes

Um dos maiores benefícios de se investir em tecnologia digital no que tange a Marketing e Vendas é a diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC). Ou seja, em médio e longo prazos é possível adquirir novos clientes com um custo cada vez mais reduzido. Isto pois os processos automatizados da tecnologia podem ser aplicados infinitamente, de modo que os mesmos recursos já investidos sirvam para gerar mais clientes. E assim, em perspectiva o custo de aquisição fica cada vez menor.

Só para citar um exemplo, imagine que o seu custo para adquirir um novo cliente imobiliário via “sola de sapato” seja o equivalente a 20% de uma transação efetiva com seu ticket médio de vendas. Assim, a cada nova transação o seu custo tende a ser sempre o mesmo, certo? Mas agora imagine que via tecnologia digital você investe a quantia equivalente ao custo de um cliente para adquirir uma licença de software para o ano inteiro, esta que há de lhe gerar muitos clientes potenciais. Logo, se ao efetivar uma única transação nesse período o seu custo de aquisição fica igualmente em 20%, já se efetivar duas o custo fixo total ainda será o mesmo, mas agora o detalhe é que com dois clientes o CAC cai para 10% cada, ao que com quatro clientes cai para 5% cada, e assim por diante. Genial, não?

#9: Aumenta sua credibilidade com sua audiência

Quem é fã de tecnologia digital costuma compará-la a algo divino, afinal a mesma pode ser onisciente, onipresente e onipotente. E mesmo para quem não é totalmente fã esses benefícios estão altamente disponíveis – e é aí que os corretores de imóveis à frente se destacam. Por exemplo, pense em quem são as figuras públicas que lhe inspiram e lhe são referência: corretores, vendedores, palestrantes, motivadores etc. O que essas personalidades têm em comum? Todos aproveitam a tecnologia digital de maneira ilimitada para promover seu trabalho e seus produtos e serviços, tais como livros, cursos, palestras, conteúdo imobiliário geral e inclusive imóveis. Sobretudo utilizam-na para promoverem a si mesmos.

Então, faça como eles!

#10: Gera mais controle e lucratividade para seu negócio

Investir em tecnologia digital é comprovadamente um bom negócio para todo corretor de imóveis. Isto pois através dela é possível, como mostrado nas vantagens e benefícios anteriores, obter o máximo de produtividade no dia a dia de trabalho no mercado imobiliário.

E além disso outro incrível benefício que se pode obter é o total controle sobre o trabalho realizado – e em qualquer fragmento de tempo! Por exemplo, dá para analisar o registro de tarefas passadas e assim acompanhar a evolução do trabalho. Ou mesmo dá para avaliar as estatísticas dos resultados presentes e assim ter uma perspectiva de como serão as vendas futuras. Tudo com a facilidade da tecnologia digital, sempre a um clique/toque.

E a melhor parte? A tecnologia trabalha para você, assim lhe gerando muito mais lucratividade!

À frente, corretores!

Este post lhe foi útil? Então por favor deixe seu comentário abaixo!

Diga-nos: você já conhecia todas essas 10 vantagens e benefícios para investir em tecnologia digital imobiliária? E quais outras acrescentaria?

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