Tecnologia para Corretor de Imóveis – Como turbinar sua carreira com ferramentas digitais – Parte 1

Tecnologia para Corretor de Imóveis – Como turbinar sua carreira com ferramentas digitais – Parte 1

Melhorar sua organização e produtividade, reinventar ou aperfeiçoar seus processos de trabalho, proporcionar-lhe muito mais agilidade e praticidade, tornar você sempre encontrável e acessível, melhorar seu relacionamento com clientes e parceiros, aumentar seus canais de promoção, multiplicar seu poder de prospecção, diminuir seus custos de aquisição de clientes, aumentar sua credibilidade com sua audiência e gerar mais controle e lucratividade para seu negócio imobiliário: estas são as 10 principais vantagens e benefícios pelos quais todo corretor de imóveis à frente deve investir em tecnologia.

Entretanto estes são apenas os porquês, as razões para apostar em tecnologia digital no mercado imobiliário. Mas quando pensamos em dar o próximo passo, então é aí que entra o como, a maneira de viabilizar o poder da tecnologia para corretor de imóveis, isto é, a escolha pelas ferramentas digitais que possibilitarão usufruir todas as vantagens e benefícios anteriormente citadas e assim turbinar sua carreira imobiliária.

E quando nos referimos aqui à ferramentas digitais para corretor de imóveis pensamos basicamente em 3 tipos complementares: os aplicativos, que são desenvolvidos especialmente para rodar em aparelhos móveis como smartphones, tablets etc.; os chamados software desktop, que são igualmente sistemas, mas estes para rodar em máquinas maiores como PCs, Macs etc.; e as ditas plataformas digitais/online, estas que geralmente rodam em todo tipo de aparelho, mas com o detalhe que nenhum download precisa ser feito, pois funcionam diretamente via internet.

A seguir as principais categorias de tecnologia para corretor de imóveis com suas respectivas ferramentas digitais que o time da Rankim listou para você, nosso leitor e corretor de imóveis à frente. No total são 20 categorias e mais de 60 indicações específicas de ferramentas. E para facilitar a sua leitura dividimos este conteúdo em duas partes, confira a primeira a seguir.

#1: Plataformas/Aplicativos para armazenamento de arquivos

Quantas vezes você já passou por situações onde precisou encontrar a última versão daquele contrato imobiliário ou aquela apresentação de slides do imóvel em lançamento e perdeu horas vasculhando e-mails, pendrives, HDs externos etc.? Ter todos os documentos armazenados em um só lugar de maneira organizada e segura já não é mais um luxo, mas uma necessidade. E é aí que entram as ferramentas digitais de computação em nuvem, isto é, armazenamento online de todos os seus arquivos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Conheça as principais soluções do mercado e escolha a sua.

  • Dropbox: um dos pioneiros e mais tradicionais serviços de armazenamento de arquivos, oferece espaço em versões gratuita e paga – nesta última com mais recursos;
  • Google Drive: outra solução clássica, esta com a vantagem de já oferecer todo o pacote de ferramentas digitais do Google através de uma mesma conta grátis – ou paga;
  • OneDrive: mais uma opção de peso, esta que leva a assinatura da gigante Microsoft, e que assim como a anterior também oferece todo um leque de recursos já embutido na mesma conta;
  • Box (em inglês): outro serviço de armazenamento clássico que ganhou notoriedade nos últimos anos, este conhecido por oferecer bastante espaço gratuitamente.

#2: Plataformas/Aplicativos para anotações rápidas

O que você costuma fazer quando tem aquele insight genial para uma reunião com o cliente? Ou quando encontra aquela foto especial do imóvel? Quando descobre um novo endereço, ouve o telefone de uma imobiliária parceira ou quaisquer outras ideias que precisam de registros. Você confia só na memória ou ainda usa post-it? Pois é exatamente para resolver estes problemas que existem as ferramentas digitais para anotações rápidas.

  • Evernote: uma das mais populares soluções em anotações rápidas, oferece uma gama de recursos para o registro de ideias tais como capturar textos, salvar e-mails, exportar imagens etc., o que é uma mão-na-roda para o dia a dia de todo corretor de imóveis. Pode ser usado desde a versão básica/gratuita à versão corporativa/paga;
  • OneNote: outra ferramenta extremamente clássica, esta que faz parte do pacote Office da Microsoft – mas que também pode ser usada de maneira independente e gratuita. De um jeito bastante intuitivo e simples de usar, praticamente qualquer tipo de anotação pode ser feito, incluindo recortes, transferências, trabalho em conjunto etc.

#3: Plataformas/Aplicativos para gerenciamento de tarefas

Para garantir uma alta produtividade no dia a dia de trabalho é muito importante que o corretor de imóveis administre suas atividades, isto é, tarefas que precisam ser feitas, tarefas que estão sendo feitas e tarefas já concluídas. E exatamente por isso que as ferramentas digitais para gerenciamento de tarefas são de extrema relevância. De aplicativos básicos à plataformas completas, de produtividade individual à produtividade de times, confira as melhores soluções do mercado.

  • Wunderlist: extremamente simples, objetivo, fácil de usar e com um design de ponta. Para o corretor de imóveis que não precisa de recursos mais complexos, mas que apenas deseja registrar e executar suas tarefas, então este é o aplicativo ideal – e gratuito;
  • Trello: Igualmente grátis, altamente flexível e visualmente organizado. É uma das plataformas de gerenciamento de tarefas/projetos que melhor utiliza o método kanban – para fazer, fazendo e feito;
  • Asana (em inglês): fluído, fácil, colaborativo e com um design igualmente incrível. É mais uma alternativa para o corretor de imóveis que busca uma ferramenta robusta, porém fluída, e que trabalhe de modo colaborativo com outros profissionais. Versões grátis e paga;
  • Todoist: outra poderosa ferramenta para gerenciamento de tarefas, projetos e equipes. Usabilidade de ponta e foco na experiência do usuário. É pago, mas o valor é extremamente acessível e compensa o investimento;
  • RunRun.it: uma das mais poderosas ferramentas digitais do mercado para gerenciamento de projetos, tarefas, fluxos de trabalho e produtividade em geral. Ganha nota alta em todos os critérios, equilibra simplicidade com robustez e, o melhor, é uma plataforma 100% brasileira! É pago, mas o custo/benefício é extremamente compensatório – e até não muito tempo atrás dava para fazer um teste gratuito por tempo determinado ou usar a versão completa para um único usuário.

#4: Aplicativos de mensagens instantâneas

Um dos maiores fenômenos dentre as ferramentas digitais para todos os públicos, os aplicativos de mensagens instantâneas praticamente reinventaram a forma de as pessoas se comunicarem – para alegria do público geral e para o desespero das empresas de telefonia. Simples, prático, eficiente e muito rápido. Trocar mensagens, imagens, áudios e vídeos, tudo via internet e gratuitamente. E claro, é uma arma poderosíssima que todo corretor de imóveis deve aprender a usar com eficácia.

  • Whatsapp: dispensa maiores apresentações, simplesmente o mais popular da categoria;
  • Facebook Messenger: complementar ao anterior – que inclusive são da mesma empresa –, este é bastante fluído e funciona como extensão da rede social, embora possa ser usado também apenas como aplicativo independente.

#5: Plataformas/Aplicativos de vídeo chamada/conferência

A um passo à frente dos aplicativos de mensagens instantâneas estão os de vídeo chamada/conferência. Estes últimos são mais robustos e substituem integralmente uma linha telefônica – exceto para emergências –, pois mais que enviar áudios e vídeos em trechos, eles permitem a troca simultânea de streamings e, portanto, fazem chamadas de voz e vídeo em tempo real! Sensacional, hein? Aqui é só usar a criatividade e visualizar tudo que um corretor de imóveis pode fazer com ferramentas digitais como estas.

  • Skype: um dos pioneiros neste segmento de serviços, dispensa maiores apresentações. Adquirido pela Microsoft a não muito tempo atrás, agora combina ainda mais recursos, mas sem deixar de oferecer o básico, tal como chamadas de áudio e vídeo com alta qualidade, compartilhamento de tela, conversas entre múltiplos usuários etc. Possui versão gratuita para uso online, e também permite a compra de créditos no caso de chamadas para linhas convencionais, dentre outros recursos;
  • Hangouts: a versão do Google para o mesmo tipo de serviço, mas como é de praxe já vem integrado com as demais ferramentas da empresa. Leve, simples, intuitivo e cheio de recursos. Versão básica gratuita e versão paga com mais opções – para uso corporativo;
  • Viber: outra opção que também se tornou bastante notável, esta com chamadas de voz com a melhor qualidade HD. Além de ótimo sincronia entre aparelhos, faz todas as funções que os demais – e é igualmente grátis, com a opção de compra de créditos para chamadas externas;
  • Line: mais uma alternativa, faz as mesmas funções que os demais aplicativos da categoria, com o diferencial de ter mais recursos voltados para o chat;
  • Periscope: com uma proposta bastante inovadora – “veja o mundo através dos olhos de outra pessoa”, como o próprio slogan diz –, este aplicativo permite que o usuário faça um vídeo ao vivo para sua audiência e interaja com ela em tempo real via chat. É perfeito para a criação de um evento dinâmico! Por exemplo, ao invés de o corretor de imóveis só promover seus vídeos nos canais já conhecidos, o mesmo pode criar uma transmissão informal com dicas para sua audiência – que pode ver o vídeo no replay depois. E aqui entra a criatividade: mostrar a movimentação do salão de vendas, o lançamento de um novo imóvel, a vista em primeira pessoa de uma oferta imperdível etc. É inteiramente gratuito e possui integração com o Twitter – que inclusive adquiriu este aplicativo.

#6: Plataformas para gestão blog

No auge da tecnologia digital, das interações sociais e do compartilhamento de conteúdo que há diariamente na rede, praticamente tornou-se uma obrigação para todo corretor de imóveis à frente ter o seu próprio blog. Afinal um blog é o coração de uma estratégia de Marketing Digital bem feita, pois este é o canal mais adequado para um profissional divulgar o seu conhecimento e consequentemente virar autoridade no assunto perante a sua audiência. Mas para que isso aconteça, além de se preocupar com a produção de conteúdo relevante é preciso investir na criação de um blog profissional, com design e tecnologia de pontas. E é aí que entra a escolha pela plataforma mais adequada.

  • WordPress: talvez a mais tradicional de todas as plataformas de blog gratuito, sendo extremamente robusto e completo. Oferece recursos como publicação detalhada, otimização para buscas, estatísticas de acesso, personalização avançada, suporte para plug-ins, comentários e muito mais. Fácil de usar, suporta domínio próprio e é multiplataforma. E além de tudo ainda é 100% gratuito. Como diz o slogan, “25% da internet usa WordPress”;
  • Blogger: esta é a plataforma que impede o seu principal concorrente de ser a melhor opção absoluta. Sendo mais um serviço do Google, esta plataforma oferece uma série de recursos avançados combinados com uma robusta estrutura para quem quer levar suas postagens à sério. É igualmente gratuito, incluindo oferecer subdomínio e hospedagem.

#7: Plataformas/Aplicativos de mídias sociais

No decorrer da última década o fenômeno das mídias sociais digitais mostrou que o modo como as empresas/marcas se comunicavam com seus consumidores até então estava completamente errado – de um modo geral. Isto pois as mídias sociais transferiram o controle da comunicação para os consumidores, estes que agora falam o que bem entenderem das empresas/marcas conforme suas experiências com as mesmas. Resumindo, o diálogo nas mídias sociais digitais já está acontecendo, e todas as empresas/marcas já estão sendo citadas. Então cabe às mesmas entrarem nessa conversa para influenciá-la positivamente. E é exatamente isso que todo corretor de imóveis à frente precisa fazer: estar presente nas redes sociais que o seu público alvo está, estabelecer relacionamento com ele baseado em valor agregado – conteúdo relevante sobre investimentos imobiliários que sejam de seu interesse – e posicionar-se como um parceiro para seu sucesso. E para tal segue as principais redes sociais digitais – todas gratuitas para uso com a opção de compra de mídia publicitária para maior alcance de publicações.

  • Twitter: a popular rede de 140 caracteres, de característica imediatista e com fatos que estão acontecendo em tempo real. Ideal para diálogos objetivos e publicação de conteúdo relevante para a nutrição de seguidores;
  • Facebook: a rede social mais popular do planeta, que só no Brasil tem mais de 90 milhões de usuários. Com atualizações dinâmicas na linha do tempo, cada usuário recebe conteúdo das páginas que mais curte. É o lugar perfeito para compartilhar todo o conteúdo imobiliário que seja do interesse dos fãs da fanpage;
  • Google Plus: a rede social do Google, com proposta bastante similar ao Facebook. Seu grande diferencial é que todo conteúdo postado influencia os resultados das buscas feitos no buscador e, portanto, vale a pena compartilhar conteúdo imobiliário aqui também;
  • LinkedIn: a maior rede social corporativa do mundo. É bastante semelhante às demais quanto ao relacionamento, mas com a diferença que o foco aqui é o networking profissional. Portanto todo conteúdo imobiliário de interesse direto do público conectado é bem-vindo;
  • YouTube: a rede mais popular quando o assunto é streaming de vídeo, e com mais de um bilhão de usuários – um terço da internet. É ideal para a publicação de palestras do corretor de imóveis, vídeos promocionais de eventos ou mesmo séries de vídeos curtos com dicas sobre investimento em imóveis;
  • Instagram: outra rede social bastante popular entre os usuários, perfeita para a publicação de conteúdo visual, instantâneo e via dispositivos móveis. É típica para situações dos bastidores, o que fortalece a identidade da marca com seu público. Aqui o corretor de imóveis pode usar para dar uma prévia de seu dia a dia de trabalho, antes, durante e depois;
  • SlideShare: é uma rede social de apresentações. Um espaço otimizado para hospedar slides que servirão como base para palestras, portfólio ou quaisquer documentos funcionem nesse formato, como e-books por exemplo. É uma excelente plataforma para o corretor de imóveis divulgar seu conteúdo, tal como os blogs.

#8: Plataformas para gestão de e-mail marketing

Uma das mais poderosas ferramentas digitais de relacionamento com clientes, o e-mail marketing funciona muito bem quando é utilizado de forma correta. Possui características únicas e bastante valiosas, e a principal delas é o alcance, afinal um e-mail é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na internet, além de que as pessoas já têm a ferramenta incorporada às suas vidas. Sobretudo um e-mail é uma forma de contato mais direta e profunda. A seguir os principais serviços que podem oferecer ao corretor de imóveis todas essas vantagens e benefícios.

  • MailChimp (em inglês): é uma das plataformas para envio de e-mail marketing mais poderosas do mercado. Simples, rápida e fácil, qualquer pessoa com conhecimento básico de internet pode criar e enviar uma campanha de e-mail marketing em até 20 minutos. Na versão básica permite o disparo de até 12 mil e-mails por mês para uma base de até 2 mil inscritos, gratuitamente. E já nas versões profissional e corporativa os limites são muito maiores, proporcionalmente aos valores pagos;
  • GetResponse: outra alternativa bastante expressiva e conhecida, com mais de um bilhão de assinantes mensais. E-mail marketing simples e inteligente, possui uma gama de recursos de ponta. Grátis por 30 dias, e posteriormente pago conforme o pacote de recursos escolhido, indo do básico ou corporativo;
  • Benchmark: mais uma opção de e-mail marketing, simples e poderoso. Rico em design, gestão de listas, geração de relatórios e integrações. Plano gratuito para até 2 mil contatos, e pago para planos maiores;
  • Campaign Monitor (em inglês): uma das ferramentas mais elegantes da categoria, é radicalmente fácil para criar, enviar e mensurar o impacto de campanhas de e-mail marketing. Apenas em planos pagos, com preços variando conforme os recursos inclusos.

#9: Plataformas/Aplicativos para gestão de e-mail profissional

Do ponto de vista das melhores práticas de Marketing Digital não há nada mais amador hoje em dia que o uso de e-mail gratuito para o trabalho profissional. Afinal a contratação de um e-mail/domínio .com ou .com.br tem um preço anual quase irrisório, e altamente justifica o seu investimento. Mas a melhor parte disso são as plataformas/aplicativos para gestão profissional de e-mail, pois elas oferecem todos os recursos multiplataforma e suportam o domínio privado do seu negócio. Confira as mais populares.

  • Google Apps for Work: tenha um e-mail profissional com todos os recursos que o Google oferece embutidos. Gmail, Hangouts, Agenda, Google+ etc., tudo personalizado com seu domínio profissional, com recursos exclusivos para contas privadas e por um ótimo custo/benefício;
  • Microsoft Outlook: exatamente como o seu concorrente, com a diferença de que aqui os recursos inclusos são do pacote Office da Microsoft. Escolha seu plano e tenha tudo na nuvem, acessível por qualquer display e em qualquer lugar.

#10: Plataformas/Portais para promoção de carteira de imóveis

Das ferramentas digitais exclusivas para o mercado imobiliário, estas talvez sejam as mais relevantes quanto ao contato direto com o público final – os compradores e vendedores de imóveis. Isto pois por um lado os portais imobiliários são o ponto de partida onde os interessados iniciam sua busca pelo perfil do imóvel almejado para compra ou locação. Mas por outro lado, por trás de todo portal imobiliário há uma plataforma imobiliária que fez o levantamento de diversas carteiras de imóveis e disponibilizou os mesmos para que fossem encontrados no sistema de busca.

Então e aí que as plataformas para promoção digital da carteira de imóveis – e portanto portais de busca de imóveis – se tornam essenciais para o corretor. Mas quais são as plataformas/portais imobiliários ideais para promover sua carteira de imóveis? Em quantas e quais você deve promover sua carteira? E tais promoções são gratuitas ou pagas? E promover a carteira de imóveis tecnicamente falando é muito trabalhoso, precisa ser feito manualmente em cada novo portal/plataforma?

Este é um tópico tão relevante que não indicaremos nenhum portal/plataforma imobiliária para promoção de carteira sem antes conceituar bem sua função e responder a todas estas questões, o que fica para um próximo post aqui no blog da Rankim.

À frente, corretores!

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Diga-nos: quais destas ferramentas digitais você já conhecia/utilizava?

E não deixe de acompanhar a parte 2 deste conteúdo!

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