Corretor de imóveis: se você está na fase final de escolha por um sistema imobiliário, isto é, se já percebeu que pode ser mais produtivo com ferramentas digitais, já entendeu que pode obter mais lucro com software imobiliário e já aprendeu como escolher a plataforma ideal para o seu negócio, então muito provavelmente agora você deve estar se perguntando sobre as diferenças entre opções como Standard e Pro.
E quando falamos em Standard e Pro estamos nos referindo à nomenclatura clássica do mercado de TI, e que se refere a “Padrão” e “Profissional”. Ou seja, visando atingir os mais variados públicos o mercado cria diversas opções de uma mesma solução, o que no final das contas se reduz à dicotomia entre o básico e o avançado (qualidade) ou entre o limitado e o completo (quantidade).
E não para por aí: tal dicotomia pode ser vista entre diferentes planos de um mesmo produto ou serviço, entre diferentes produtos e serviços de uma mesma empresa ou mesmo entre os diferentes modelos de negócio das empresas de tecnologia que oferecem soluções no mercado imobiliário.
Portanto, para ajudá-lo a escolher a melhor opção, no post de hoje fazemos tal comparativo: Software Imobiliário Standard Vs. Pro – Que diferença faz?
Optando por um Software Imobiliário Standard
Optar por um software imobiliário standard, seja ele um pacote de serviços ou o próprio core business de um sistema, por definição é contar com o ônus e o bônus de uma ferramenta padrão. E na prática isso significa, por um lado, o benefício de trilhar um caminho seguro, pois a qualidade e/ou a quantidade de recursos hão/há de atender às expectativas básicas do corretor de imóveis. Por outro lado, no entanto, já diz o ditado que trilhar um caminho conhecido só vai te levar onde outros já foram antes.
Resumindo, vale à pena optar por um software imobiliário standard? Veja a análise a seguir e descubra.
Principais vantagens:
- Possibilidade de testar um pacote ou modelo em um nível mais básico e assim mensurar sua eficiência antes de investir mais tempo, esforços e dinheiro;
- Possibilidade de aprender a utilizar uma ferramenta com margens de erro mais controladas a nível de quantidade e qualidade;
- Possibilidade de fazer um crescimento gradual, sem necessariamente ter que se amarrar a um pacote ou modelo maior em função das “métricas da vaidade”;
- Dentre outras vantagens de valor direto e indireto, tais como trabalho enxuto, custos reduzidos, recursos conhecidos etc.
Principais desvantagens:
- Certeza de que, por definição, nunca obterá mais resultados do que o próprio pacote ou modelo oferecido pode suportar;
- Certeza de que, por adotar um pacote ou modelo “de entrada”, nunca obterá mais vantagens e benefícios do que quem adota um pacote ou modelo mais profissional;
- Certeza de que, no final das contas, o barato sempre sai caro, e portanto investir muito tempo, esforço e dinheiro em um ferramenta “amadora” pode não valer à pena;
- Dentre outras desvantagens de limitações mais indiretas, tais como ter baixa garantia quanto ao suporte da empresa, ainda depender de ferramentas complementares, deixar de investir seus recursos em pacotes ou modelos mais profissionais etc.
Conclusão:
Um software imobiliário standard é uma boa opção para o profissional que está em um nível de maturidade bastante básico e/ou não tem a pretensão de alavancar resultados realmente sólidos, pois ainda precisa testar recursos e alinhar expectativas.
Optando por um Software Imobiliário Pro
Já optar por um software imobiliário pro, igualmente seja ele um pacote de serviços ou o próprio core business de um sistema, por sua vez significa contar com muito mais recursos e possibilidades, mas também com mais responsabilidades e riscos. Ou seja, na prática isso significa, por um lado, a vantagem de obter retorno quase que ilimitado conforme o que é investido, além do benefício de se diferenciar da concorrência ao utilizar o que é exclusivo. Por outro lado, porém, sabe-se que onde há grandes expectativas possivelmente também há grandes frustrações, pois por melhor que seja uma ferramenta ela dificilmente dará resultados da noite para o dia, ou mesmo que dê, estes não hão de ser sustentáveis no curto prazo.
Resumindo, vale à pena optar por um software imobiliário pro? Veja a análise a seguir e descubra.
Principais vantagens:
- Possibilidade de testar um pacote ou modelo em um nível mais avançado e assim já ter noção de tudo que pode ser feito com a ferramenta desde o primeiro dia de uso;
- Possibilidade de largar na frente, sem a necessidade de maturar nada, pois quanto mais recursos você investe, ainda que de uma só vez, mais retorno você obtém;
- Possibilidade de alavancar seu negócio de maneira previsível, sustentável e escalável, pois contando com recursos avançados, seja em qualidade ou quantidade, o céu é o limite;
- Dentre outras vantagens de valor direto e indireto, tais como trabalho integrado em uma única ferramenta, suporte mais completo da empresa, acesso a recursos exclusivos para clientes pro etc.
Principais desvantagens:
- Qualidade de recursos profissionais avançados requer novas habilidades tecnológicas, o que pode ser um problema se o corretor não tiver tempo e paciência para aprender;
- Quantidade de recursos profissionais disponíveis só se torna relevante se os mesmos forem sempre utilizados, pois do contrário pode não compensar os investimentos;
- Retorno sobre o investimento dificilmente acontece no curto prazo, o que pode frustrar as expectativas do corretor que não entende o processo como uma linha crescente;
- Dentre outras desvantagens de limitações mais indiretas, tais como a necessidade de alinhar os demais processos externos com o ritmo da nova ferramenta profissional, dar suporte ao volume de oportunidades que surgirá etc.
Conclusão:
Um software imobiliário pro é uma boa opção para o profissional competitivo, que está à frente do mercado e que já sabe o quanto uma poderosa ferramenta imobiliária pode tornar o seu crescimento estratosférico, pois conta com isso para obter resultados ilimitados.
Software Imobiliário Standard Vs. Software Imobiliário Pro
E agora você novamente deve estar se perguntando: no final das contas qual é a conclusão deste comparativo, quem leva a melhor? Isto é, na prática que diferença faz apostar em Software Imobiliário Standard ou Software Imobiliário Pro?
Acreditamos que tal resposta é relativa, pois depende muito do seu perfil profissional. Mas é certo que se você é um corretor de imóveis à frente então não resta a menor dúvida de qual é a melhor opção! E para elucidar ainda mais tal conclusão segue o clássico “tira teima” com um checklist bastante esclarecedor:
Software Imobiliário Standard | Software Imobiliário Pro | |
Estrutura tecnológica | Geralmente conta com muitos serviços terceirizados e no estilo “just in time”, pois seus custos precisam ser acessíveis. | Geralmente conta com o que há de mais moderno no mercado, incluindo aplicações estáveis e banco de dados ultra seguro. |
Computação em nuvem | Depende muito do plano ou modelo de negócio, mas nem todas as aplicações ficam na nuvem, sendo que há versões desktop do sistema. | Todas as aplicações costumam rodar diretamente na nuvem, o que permite acesso ao sistema a qualquer hora, de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo. |
Multiplataforma | Não necessariamente roda em todo tipo de dispositivo, sendo que às vezes não é possível operar o sistema com certos tipos de aparelhos. | Quase sempre o sistema é desenvolvido de maneira que se adapte a todo formato de tela e tipo de aparelho, dos dispositivos modernos aos mais antigos. |
Desempenho | Geralmente os principais recursos costumam contar com alto desempenho, o que não foge muito ao estilo “just in time”. | Geralmente adota uma tecnologia que otimiza investimentos em API, assim ficando com recursos mais completos e o seu uso mais leve e rápido. |
Usabilidade | Investir em User Experience (UX) não costuma ser prioridade, pois a maioria dos recursos vai para o core business. | Quase sempre conta com interfaces amigáveis, o que significa gerenciar informações com extrema facilidade. |
Suporte técnico | Suporte técnico em horário comercial, e apenas por e-mail ou chat, sem gerente de conta ou quaisquer privilégios. | Suporte técnico 24/7, incluindo telefone e fila prioritária de chamados, além de ter um gerente de conta à disposição. |
Base de conhecimento | Costuma contar com central de ajuda, conteúdo educativo da empresa e grupos de discussão. | Conta também com conteúdo exclusivo para clientes, cursos online e materiais avançados. |
Integração de dados | Costuma ter integração interna, mas para aplicações externas é preciso exportar dados todas as vezes, e manualmente. | Costuma ter total integração, tanto interna quanto externa, sem a necessidade de exportar dados, e resolvendo tudo com um clique. |
Gestão da carteira de imóveis | Faz uma gestão básica da carteira de imóveis, cadastrando as informações essenciais para operar o negócio. | Faz uma gestão completa, incluindo um rico cadastro de dados e uma detalhada segmentação de informações. |
Gestão da carteira de clientes | Igualmente cadastra e gerencia a carteira de clientes de maneira bastante básica. | Cadastra e gerencia as informações de clientes de maneira estratégica. |
Promoção de imóveis em portais | Promove a carteira de imóveis manualmente, para cada portal parceiro, precisando fazer a exportação de um a um. | Promove a carteira de imóveis instantaneamente para todos os portais parceiros com apenas alguns cliques. |
Geração de leads | Gera leads de maneira automática através da parceria com dezenas de portais parceiros, mas em quantidade e/ou qualidade limitadas. | Gera leads de maneira automática através da parceria com centenas de portais e a integração com os mesmos, funcionando como uma verdadeira máquina de clientes. |
Geração de oportunidades | Nutre leads manualmente e os transforma em oportunidades à medida em que o corretor investe no sistema. | Nutre leads automaticamente e os transforma em oportunidade dando preferência aos corretores que mais se destacam. |
Gestão comercial | Geralmente encaminha as principais funções comerciais, mas certamente necessita de sistemas complementares. | Geralmente automatiza a geração de propostas, destaca a operação por cliente, calcula automaticamente a comissão do corretor e muito mais. |
Gestão administrativa | Conta com o mínimo de complementos quanto à gestão administrativa do negócio. | Supre as principais funções administrativas complementares, incluindo financeiro e jurídico. |
Business Intelligence | Geração de informações rasas e retroativas com os principais pontos do negócio para as tomadas de decisão. | Geração de informações detalhadas e em tempo real com gráficos demonstrativos de todo o fluxo do negócio para as melhores tomadas de decisão. |
Geração de relatórios | Geração de relatórios básicos com informações operacionais. | Geração de relatórios avançados com informações estratégicas. |
Versão mobile | Não necessariamente conta com versões para aplicativos mobile. | Conta com versões para os principais aplicativos mobile do mercado. |
Atendimento online | Chat online para tirar dúvidas, mas com limite de recursos. | Corretor online integrado e completo, com uma gama de recursos praticamente ilimitados. |
Mapeamento digital | Raramente conta com algum tipo de recurso avançado, tal como o mapeamento digital de regiões e imóveis. | Dependendo do modelo de negócio ou pacote de serviços conta com o revolucionário mapeamento de regiões. |
Gamificação | Raramente um software imobiliário standard oferece gamificação, pois a maioria dos recursos vai para o core business. | Com frequência um software imobiliário pro oferece os melhores recursos de gamificação para tornar sua tecnologia mais atraente, divertida e fácil de usar. |
Legitimidade na geração de leads | Não garante a legitimidade dos leads gerados, pois geralmente o foco é para o volume, e assim entrega muitos “leads lixo”. | Oferece mais garantias quanto à legitimidade dos leads gerados, pois o foco não é só para volume, mas também para a qualidade. |
Exclusividade na geração de leads | Geralmente não há critérios rigorosos para a distribuição de leads, e assim acaba entregando os mesmos para vários corretores. | Com frequência a distribuição de leads é mais criteriosa, às vezes até seguindo a gamificação, o que no final das contas gera leads exclusivos. |
Oportunidades reais de negócio | Não há validação de leads, o que no final do processo acaba gerando um baixo volume de oportunidades reais de negócio. | O próprio sistema verifica periódica e automaticamente a validade dos leads entregues, o que no final do processo gera um alto volume de oportunidades reais de negócio. |
Branding profissional | O foco é puramente nos imóveis e não nos corretores, o que pode acabar virando um catálogo de produtos, sem espaço para branding profissional. | Há espaço para que os corretores se promovam, inclusive através da gamificação, assim garantindo que o sucesso não fique atrelado aos imóveis e sim aos profissionais. |
Necessidade de investimentos | Muito tempo, médio esforço e pouco dinheiro, sendo os resultados proporcionais aos investimentos realizados. | Menos tempo (processos automatizados), muito esforço (leads em abundância) e um pouco mais de dinheiro (com o múltiplo de retorno). |
Custo/benefício | Satisfatório. | Altamente satisfatório. |
Retorno sobre o investimento | De baixa à média lucratividade em médio e longo prazos. | De média à alta lucratividade em médio e longo prazos. |
Sistema Rankim – Um Software Imobiliário à frente
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À frente, corretores!
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