Mapeamento Digital de Regiões e Imóveis – O que é e por que apostar nessa tendência

Mapeamento Digital de Regiões e Imóveis – O que é e por que apostar nessa tendência

Os desafios que todo corretor de imóveis enfrenta diariamente no mercado imobiliário basicamente incluem a prospecção de clientes, a captação de imóveis e o fechamento de bons negócios, ou seja, unir compradores e vendedores para concretizar transações imobiliárias.

Porém, em um ambiente de competição acirrada onde todos os concorrentes disputam intensamente o mesmo mercado e com ações praticamente idênticas, este cenário se torna nada menos que um oceano vermelho: local povoado por tubarões, com constantes batalhas e cheio de sangue.

Assim, como encontrar as melhores oportunidades de venda de imóveis? Como gerar mais oportunidades de negócio com menos esforços? E sobretudo como fazer os leads correrem atrás de você e não mais o contrário? Isto é, como nadar em um legítimo oceano azul no mercado imobiliário?

É exatamente aí que entra o revolucionário mapeamento digital de regiões e imóveis! Confira neste post o que é essa prática, como a mesma funciona e por que todo corretor de imóveis à frente deve apostar nessa tendência promissora aqui no Brasil.

O que é mapeamento imobiliário?

O mapeamento digital de regiões e imóveis consiste, por um lado, na análise de uma região através de um mapa para, de acordo com critérios previamente estabelecidos, identificar o perfil de bairros, áreas, ruas e imóveis. Assim, cada corretor faz o upload da sua carteira de imóveis no mapa do sistema quando o configura, de modo que pode ampliar a mesma através de parceria com outros corretores ou mesmo através da captação de novos imóveis, tanto online quanto off-line.

E por outro lado, além de uma ferramenta de captação o mapeamento imobiliário também é uma excelente ferramenta de vendas, já que são os compradores de imóveis que tornam o mapeamento um diferencial. E isto pois ao pesquisarem os imóveis nos portais que fazem parte da rede de parceiros de determinado sistema, os próprios compradores se tornam leads para o corretor que detém aquele imóvel pesquisado no mapa.

Assim o grande diferencial é que em um sistema comum o lead gerado vai para todo e qualquer corretor, mas em um sistema com mapeamento imobiliário inteligente o lead vai para o “dono” da região onde o imóvel pesquisado estava mapeado. Ou seja, este pequeno detalhe torna o processo altamente meritocrático, pois distribui os leads de maneira mais justa, o que significa entregar mais e melhores oportunidades para o corretor que tem mais e melhores regiões e imóveis mapeados e registrados no sistema.

Por causa disso o recurso virou tendência no setor imobiliário na Europa, nos Estados Unidos e agora também no Brasil, ao que está sendo cada vez mais procurado e utilizado por corretores de imóveis em busca do aumento da venda de imóveis e consequentemente do aumento da lucratividade. Todo esse processo de geração de negócios por meio do mapeamento de regiões e imóveis pode ser apoiado por uma tecnologia eficiente que consiga cruzar dados e informações para gerar mais e melhores negócios.

Como funciona um sistema de mapeamento imobiliário?

Existem vários sistemas no mercado, mas a maioria deles ainda não torna o cotidiano do corretor menos desafiador ou mais lucrativo, já que não possuem uma inteligência de mapeamento de regiões e imóveis. No entanto quando há o auxílio de tal inteligência tecnológica, simplesmente há uma geração de leads altamente qualificados, já que foram gerados a partir da busca por determinados perfis de imóveis em determinadas regiões.

Nesses sistemas inovadores o corretor de imóveis tem prioridade nas regiões onde há buscas por imóveis que estão sob seu “domínio”, de modo que seja gerado para o mesmo uma série de vantagens e benefícios na obtenção de leads e informações.

Geração de leads qualificados

Quem é do mercado imobiliário sabe que quanto mais corretores estiverem vendendo o mesmo imóvel, maiores serão os riscos para priorizar determinada venda. Isto por que mesmo com muito esforço e dedicação envolvidos, a possibilidade de outro profissional vender primeiro sempre existe – é o velho problema da falta de exclusividade. Este modelo de negócio é o mais comum, ainda que possa ser injusto e exaustivo para grande parte dos corretores.

Por exemplo, como o mesmo lead é entregue igualmente e no mesmo momento para outros profissionais, o investimento em potenciais clientes acaba ficando pulverizado, já que sempre há o risco de investir a fundo nos mesmos e não gerar o retorno esperado. Esse, aliás, é o campeão de reclamações dentre os corretores que utilizam softwares imobiliários e acabam abandonando a solução depois de um tempo. No novo modelo de mapeamento de regiões e imóveis o corretor tem preferência nas regiões escolhidas.

No entanto, a geração de leads qualificados exige do corretor uma comprovação de seus diferenciais e também um bom conhecimento do mercado imobiliário – afinal um sistema não deixa de ser só uma ferramenta, e assim o corretor precisa fazer a sua parte também. Portanto, depois de gerar leads é preciso nutrir oportunidades de negócio, identificar parcerias para facilitar as negociações e, é claro, ter a competência técnica para concluir cada venda com precisão e agilidade.

Por que apostar no mapeamento digital de regiões e imóveis?

Já não restam mais dúvidas de que o caminho mais sólido para o corretor de imóveis escalar as suas vendas e crescer no mercado imobiliário é através da tecnologia digital, sobretudo através de robustas e inovadoras ferramentas específicas para a corretagem imobiliária. Então a questão aqui mesmo é sobre acompanhar as tendências de tecnologia e investir no que há de mais promissor no mercado, e é exatamente aí que o mapeamento imobiliário se torna altamente relevante.

E neste cenário um dos maiores diferenciais do mapeamento de regiões para o corretor é a garantia de receber atenção exclusiva dos leads que procuram pelos imóveis através de todos os portais parceiros. Por exemplo, toda vez que os consumidores procuram por imóveis em determinada região do Brasil, o corretor que detém aquela região e/ou os imóveis da mesma é quem recebe prioritariamente tais leads – podendo trabalhar cada lead da maneira que lhe for mais conveniente, inclusive oferecendo outros imóveis com o mesmo perfil ou fazendo parceria com outros corretores a sua escolha! Não é incrível?

E definitivamente isso resolve o problema campeão de reclamações dentre os corretores que utilizam sistemas imobiliários comuns, que é referente à quantidade de “leads lixo” que recebem. Ou seja, o que torna um sistema imobiliário com recurso de mapeamento inteligente algo tão fantástico é a maneira clara e justa com que os leads são distribuídos, o que significa: quanto mais e melhores regiões e imóveis um corretor mapeia, mais e melhores leads e oportunidades ele recebe.

Deste modo podemos concluir que as grandes vantagens e benefícios do mapeamento imobiliário são:

Mais oportunidades

Além de receber listas com intenções de pesquisas por regiões, o corretor conhece como a palma da mão os locais onde captou imóveis. Isso significa que ele vai conseguir gerar oportunidades reais de negócio, não apenas uma lista genérica de leads.

E certamente, o melhor cenário em uma transação imobiliária é apresentar o imóvel adequado aos desejos e restrições do cliente nas condições do vendedor, ao que com a tecnologia de mapeamento digital esse casamento entre necessidades de quem oferta e desejos de quem procura é muito mais fácil.

E no final das contas vale a dinâmica de que toda busca por imóvel feita na região em que o corretor tem sua carteira mapeada online gera mais leads para o mesmo. Ou de maneira ainda mais simples: quanto mais imóveis um corretor mapeia online mais oportunidades – leads – ele recebe.

Maior produtividade

Uma plataforma imobiliária que possibilita o mapeamento digital também ajuda a aumentar a produtividade. Como? Se for utilizado o conceito de gamificação, as mecânicas de jogos que são inseridas para enriquecer o contexto de um sistema podem incentivar os usuários a melhorarem seu desempenho constantemente. Isso significa que os corretores serão incentivados diariamente a cumprirem tarefas dentro do sistema. E esse incentivo pode vir por meio de “medalhas sociais”, da liberação de novos recursos, de bônus para quem se destacar nas transações imobiliárias e até mesmo premiações financeiras.

Melhores negócios

De modo geral a realidade do mercado imobiliário consiste em modelos de negócio baseados na entrega de leads para os corretores por meio de um software, quase sempre sem exclusividade. Assim, esses leads gerados a partir do interesse pela carteira de imóveis do corretor são incluídos no sistema automaticamente para todos os portais parceiros.

Contudo o problema desse modelo, além da ausência de exclusividade, é que os leads são gerados quando os clientes procuram pelo perfil dos imóveis, o que inclui bastante especulação. Ou seja, nem sempre são qualificados para a venda ou sequer fazem parte do perfil de determinada região. E neste cenário o corretor acaba perdendo tempo ao investir em negociações que podem dar em nada, justamente pela falta de assertividade entre o que é ofertado e o que o cliente realmente precisa e pode pagar.

Conclusão

O mapeamento digital de regiões e imóveis há muito tempo está deixando de ser um mero recurso alternativo, ao que passa a ser uma ferramenta cada vez mais imprescindível para o corretor de imóveis tornar a sua demanda previsível, sustentável e escalável. Saber o que entregar, para quem entregar e encontrar quem tenha o imóvel ideal para o comprador são desafios que podem ser vencidos com a ajuda de um sistema robusto, mas ao mesmo tempo fácil de utilizar.

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À frente, corretores!

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