Sistema Imobiliário – Como vender mais imóveis com plataformas digitais

Sistema Imobiliário – Como vender mais imóveis com plataformas digitais

Integração na promoção de seus imóveis, desempenho no gerenciamento de sua carteira, oportunidade no relacionamento com clientes, agilidade no processo de atendimento, modernidade na exibição de imóveis, eficiência no gerenciamento de propostas e contratos, liquidez na apuração do fluxo financeiro, maximização de recursos com alta tecnologia, precisão na geração de relatórios e lucro com oportunidades reais de negócio: estes são os 10 principais motivos pelos quais todo corretor de imóveis à frente deve investir em sistema imobiliário.

Contudo estes são apenas os porquês, os motivos para apostar em um sistema especializado no mercado imobiliário – em detrimento de ferramentas digitais genéricas. Mas quando pensamos em seguir em frente, então é aí que entra o como, a maneira de usufruir o poder de um sistema imobiliário na prática, ou seja, o entendimento efetivo de como vender mais imóveis com plataformas digitais.

E quando nos referimos aqui a sistema imobiliário, novamente pensamos em 3 tipos complementares: os chamados software sob demanda, que são implementados na máquina do cliente final, geralmente em PCs, Macs etc.; as ditas plataformas digitais/online, que rodam em praticamente todo tipo de aparelho, mas que funcionam diretamente via internet; e os aplicativos mobile, estes que são desenvolvidos especialmente para rodar em aparelhos móveis como smartphones, tablets etc.

A seguir as 10 principais maneiras de como você, corretor de imóveis à frente e nosso leitor, pode melhor usufruir um sistema imobiliário e, consequentemente, como vender mais imóveis com o mesmo. Confira!

#1: Integração de Dados através de um único Canal

O primeiro grande recurso que você pode utilizar para viabilizar a venda de imóveis através de um sistema imobiliário é a integração de dados. Deste modo você centraliza em um único lugar toda a sua base de imóveis, clientes e parceiros. Por exemplo, fica muito mais fácil e rápido gerenciar fotos e vídeos diversos, informações detalhadas, anúncios dos imóveis etc. E além disso a integração faz jus ao seu nome: ela integra todos os demais módulos e recursos do sistema imobiliário de modo que informações estratégicas possam ser geradas e/ou trocadas instantaneamente. Ou seja, o fato de tudo ficar centralizado em um único canal permite que com apenas alguns cliques uma ação que resulta em vendas seja iniciada.

#2: Gestão da Carteira de Imóveis, de Clientes e de Parceiros

Falar em sistema imobiliário é acima de tudo falar sobre o tripé imóveis, clientes e parceiros. Isto pois independe de qual seja o carro-chefe dos recursos, todo sistema imobiliário que se preze precisa ter esse viés comercial para realmente agregar valor ao trabalho do corretor de imóveis. E aqui a lógica é bastante básica: imóveis são a sua carteira digitalizada para ser encontrada nas buscas dos portais. Clientes são justamente os compradores finais que buscam seus imóveis. E parceiros são os portais vinculados ao seu sistema imobiliário que promovem simultaneamente os seus imóveis. Portanto este é o ponto essencial para vender mais imóveis com plataformas digitais: gerenciar sua carteira de imóveis, clientes e parceiros com todo o poder tecnológico que um consistente sistema imobiliário permite.

#3: Geração, Gestão e Qualificação de Leads

Afunilando ainda mais a visão sobre como lucrar com um sistema imobiliário nós chegamos até a principal função do módulo de Marketing no mesmo: constantemente gerar, nutrir e qualificas leads. Mas e o que é um lead? Nada mais é do que uma oportunidade de negócio, ou seja, um cliente potencial identificado por suas informações básicas e por seu interesse mínimo – ao menos nome, e-mail e tipo de imóvel que procura. E é justamente aí que um bom sistema imobiliário mostra o seu valor: funcionando como uma verdadeira “máquina de clientes”. E assim tudo que você precisa fazer é constantemente alimentar essa máquina, o que significa ofertar imóveis para gerar leads, informações relevantes para nutrir esses leads e relacionamento para transformá-los em claras oportunidades de negócio.

#4: Promoção Integrada de Imóveis

Depois de já ter integrado todos os seus dados em um único canal, já ter organizado a carteira de imóveis, clientes e parceiros, e já ter “azeitado a máquina de clientes” para gerar infinitas novas oportunidades, então o próximo passo para vender mais imóveis com um sistema imobiliário é efetivar a promoção integrada da sua carteira no sistema – recurso este que o diferencia de quaisquer outras ferramentas digitais “genéricas”. Mas por que é tão formidável? Simplesmente por que com apenas alguns cliques todos os seus imóveis são quase que instantaneamente promovidos de uma só vez para todos os canais parceiros – incluindo portais imobiliários particulares e gratuitos, redes sociais etc., e inclusive no seu próprio portal imobiliário! Não é uma mão na roda?

#5: Atendimento Online em Tempo Real

Com todo o trabalho de Marketing sendo feito corretamente – e facilmente! – em um sistema imobiliário, então é uma questão de tempo para começar a “chover leads” para você. Entretanto não é todo cliente potencial que “levanta a mão” para fazer negócio, mas até pelo contrário, boa parte fica anônima ou passiva esperando que as informações e oportunidades magicamente caiam em seu colo. Então o que fazer para não desperdiçar a oportunidade de transformar tais clientes potenciais em venda de imóveis? É aí que entra o módulo de atendimento online, o qual os melhores sistemas imobiliários oferecem. Com ele – uma espécie de chat ao vivo que fica integralmente à disposição – você pode “captar” visitantes e leads em tempo real, e seja pelo seu site/portal imobiliário, aplicativo mobile, pelo próprio sistema imobiliário e por demais canais. Assim aqueles visitantes ou leads que apenas queriam tirar algumas dúvidas, por exemplo, já podem ser nutridos e direcionados para a próxima etapa do processo comercial, o que comprovadamente aumenta muito as taxas de conversões para a venda de imóveis – além de reduzir expressivamente os custos com outros canais de comunicação.

#6: Mapeamento de Regiões e Imóveis

Um dos recursos mais matadores para vender mais imóveis com um sistema imobiliário é o mapeamento de regiões e imóveis. Como funciona? Com ele o corretor de imóveis pode registrar cada um dos imóveis de sua carteira em um mapa digital global onde, a cada busca feita pelos usuários também através de um revolucionário mapa, os seus resultados são preferencialmente mostrados. Assim, quanto mais imóveis você cadastra no sistema, mais imóveis seus são encontrados nas buscas pelo portal imobiliário – incluindo toda a rede de parceiros! E quanto mais informações você fornece sobre os imóveis – tais como fotos, vídeos, informações técnicas e/ou conceituais etc. –, melhor fica a experiência de busca dos usuários, o que novamente aumenta muito as chances de fechar negócio com você em detrimento da concorrência, afinal você quem está proporcionando uma experiência de compra incrível! Este é um recurso que vem ganhando notoriedade na Europa e nos Estados Unidos nos últimos anos, e agora é tendência para o Brasil este ano – mas só os sistemas imobiliários mais completos que o oferecem.

#7: Gestão de Negociações e Fechamentos

Outro recurso que é uma mão na roda para vender mais imóveis é o módulo comercial-jurídico, o qual a maioria dos sistemas imobiliários já o tem embutido. E tal recurso faz você parar de perder tempo – e dinheiro! Por exemplo, apenas com alguns cliques você pode gerar propostas comerciais para cada cliente, contratos com os dados dos mesmos já integrados, comissões destacadas por cada transação etc. Assim o seu trabalho fica muito mais prático, pois todo o tempo que geralmente é dispendido com tais tarefas utilizando outras ferramentas nesse caso é poupado, e portanto pode ser utilizado para vender muito mais imóveis com um sistema imobiliário.

#8: Gestão Financeira de Transações

Assim como a gestão de negociações e fechamentos faz parte dos recursos que facilitam a venda de imóveis por um sistema imobiliário, a gestão financeira das transações também não fica por menos. Já vindo como um módulo integrado, de uma maneira geral é extremamente simples controlar as finanças dos seus negócios imobiliários: gestão de fluxo de caixa, receitas por imóveis e corretores, comissões a receber, simulação de financiamentos para clientes, conciliação bancária etc. Informações valiosas apenas a um clique/toque!

#9: Gestão e Compartilhamento de Arquivos

O destaque de um sistema imobiliário geralmente fica entre os módulos que estão mais ligados à venda direta dos imóveis, tais como Marketing, Comercial etc. Mas não menos importante são os demais recursos, aqueles que garantem um alto desempenho na execução das tarefas. E dentre eles está a gestão e compartilhamento de arquivos. Por exemplo, com extrema facilidade você pode subir suas fotos e vídeos, alimentar o sistema com informações nos mínimos detalhes e compartilhar tudo isso muito rapidamente, sem qualquer estresse ou perda de tempo.

#10: Inteligência de Negócio

E a cereja do bolo de todo sistema imobiliário é simplesmente a sua inteligência de negócio. Este é o módulo que lhe permite emitir relatórios em tempo real. Com alguns cliques você pode saber, por exemplo, que perfil de imóveis está sendo mais vendido, ticket médio de investimento dos clientes, tempo médio do ciclo de vendas etc. Toda uma riqueza de informações para você tomar as melhores decisões estratégicas de negócio, tais como captar mais um determinado tipo de imóvel ou facilitar mais a venda para um determinado perfil de cliente. É o que há de mais moderno e eficiente em tecnologia a serviço de seu sucesso e lucratividade. Então escolha bem o seu sistema imobiliário e sobretudo o aproveite.

À frente, corretores!

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