Captação de Imóveis: por que e como fazer Mapeamento de Regiões

Captação de Imóveis: por que e como fazer Mapeamento de Regiões

Uma vez entendida a importância da captação de imóveis e como funciona a sua dinâmica de (im)previsibilidade no mercado imobiliário, então o próximo passo para efetivamente captar imóveis é o mapeamento de regiões. Isto é, a tática de analisar uma cidade através de seu respectivo mapa para, segundo alguns critérios pré-estabelecidos, identificar o perfil de cada bairro, área, rua e até mesmo imóvel. Com isso fica muito mais fácil saber por onde iniciar o processo de captação de imóveis na prática, afinal o mapeamento de regiões serve como um roteiro para os objetivos de cada captador.

No entanto, ao contrário do que muitos profissionais acreditam esta não é uma tática apenas para equipes de inteligência competitiva ou mesmo para especialistas em mapeamento de regiões, mas sim um recurso que pode ser utilizado por qualquer corretor de imóveis que tenha muita boa vontade e um pouco de paciência. E acredite, não é uma atividade difícil de ser realizada, além de que com o tempo a mesma pode se mostrar bastante interessante e até indispensável.

Baixar E-book Grátis - Captação de Imóveis

 

Por que fazer Mapeamento de Regiões para captar imóveis?

Corretor de imóveis: você conhece aquela clássica metáfora do machado afiado? Mestre e discípulo saem pela floresta cortando troncos de árvores, cada qual com seu respectivo machado. O discípulo então corre desenfreadamente cortando tudo quanto pode, com força e agilidade, dispendendo toda sua energia de uma só vez. Ao que o mestre, pelo contrário, primeiro investe tempo afiando seu machado para depois cortar os troncos, e assim segue moderadamente, afiando e cortando, preparando e executando. Moral da história? O discípulo gasta muita energia, desperdiça tempo e corta poucos e ruins troncos. E já o mestre canaliza sua energia com precisão e foco e assim corta mais e melhores troncos.

Assim, quando se trata do mapeamento de regiões no processo de captação de imóveis é exatamente a mesma coisa, mas neste caso a preparação é a própria análise do cenário e as informações levantadas, ou seja, o conhecimento das características dos bairros da cidade aos quais se pretende captar imóveis torna o processo de angariação muito mais eficiente, além de poupar um bom tempo do corretor no momento de efetivamente procurar e descobrir imóveis disponíveis para comercialização. Isto pois tal conhecimento permite ao corretor de imóveis identificar, por exemplo, pontos positivos e negativos e assim mensurar se vale a pena ou não investir na captação de imóveis em determinado bairro. Ou ainda, identificar quais bairros são melhores para morar e quais são melhores para investir, afinal toda captação tem que ser feita já com o viés de um bom negócio para determinado perfil de comprador.

Portanto podemos assegurar que o mapeamento de regiões é fundamental no processo de captação de imóveis. E o mais importante é que, quando bem feito, o mesmo permite ao bom captador conhecer as regiões mapeadas como a palma de sua mão!

Como fazer um eficaz Mapeamento de Regiões?

O ponto crucial para fazer um eficaz mapeamento de regiões é a definição dos critérios adequados para a classificação dessas mesmas regiões dentro do respectivo mapa. Existem vários critérios que podem tornar o mapeamento mais simples ou mais detalhado, mas os principais são:

  • Infraestrutura local (hospitais, escolas, supermercados, centros comerciais etc.);
  • Segurança pública (policiamento, combate ao crime, baixo índice de violência etc.);
  • Pavimentação (qualidade das ruas e avenidas);
  • Acessibilidade (mobilidade urbana);
  • Opções de lazer (parques, clubes, shoppings etc.); e
  • Distância do centro.

Há ainda outros critérios mais avançados que refinam bastante o mapeamento de regiões, tais como:

  • Informações sobre a estrutura econômica;
  • Fatores demográficos;
  • Intervenções urbanísticas; e
  • Políticas que possam influenciar o padrão de valorização de imóveis, dentre outros.

Concluindo, se você quiser ter sucesso na captação de imóveis não basta sair atirando para todo lado, mas é preciso focar seus recursos de angariação fazendo um eficaz mapeamento de regiões. Assim altamente recomendamos que você estude sua cidade até conhece-la bem, destacando os melhores bairros e andando por suas ruas para analisar os pontos positivos e negativos. Pois além de isto ampliar sua visão e otimizar seu tempo, também servirá de argumentação para conquistar a confiança dos proprietários dos imóveis – que inclusive nós falaremos exatamente sobre isto nos próximos posts sobre captação de imóveis.

Dica de ouro para ter sucesso no Mapeamento de Regiões

É sabido que a tecnologia digital é a grande mão na roda da atualidade para todo e qualquer negócio, e assim não há porque perder mais tempo com outras ferramentas. Portanto altamente recomendamos que você use a tecnologia e crie seu próprio guia digital de bairros da cidade (o Google Maps é uma excelente opção para isto). Nele acrescente as informações coletadas, incluindo as características das regiões, fotos e/ou vídeos dos pontos de referência e até depoimentos dos moradores (tudo em sua conta personalizada). A grande sacada aqui então é que você pode constantemente atualizar as informações e assim enriquecer cada vez mais o seu conhecimento imobiliário sobre sua região. Então mãos à obra e construa o seu ativo digital!

À frente, corretores!

Sistema Rankim Banner CTA

Share this