Atendimento Online – O que é e por que todo corretor de imóveis deve utiliza-lo

Atendimento Online – O que é e por que todo corretor de imóveis deve utiliza-lo

A relação de consumo entre clientes e empresas está mudando bastante nos últimos anos. Além de toda a mudança cultural e comportamental que a internet vem provocando no mundo, a velocidade com que as informações são propagadas também aumentou. Isso significa que os consumidores querem respostas e as querem rapidamente.

O atendimento online, por exemplo, é uma forma de interação que está ganhando cada vez mais adeptos e fãs: segundo pesquisas 92% dos usuários consideram o chat uma boa forma de comunicação.

Essa mudança nos hábitos dos consumidores também afetou o diálogo entre corretores de imóveis e clientes. Hoje, diversas imobiliárias já utilizam o recurso de atendimento virtual, uma espécie de bate-papo em que as dúvidas sobre empreendimentos são esclarecidas em tempo real. Este chat virtual em sites imobiliários facilita o atendimento, melhora o relacionamento com o cliente e, é claro, aumenta as chances de venda – em até 30%, segundo pesquisas.

Mas como funciona esse recurso e por que todo corretor de imóveis deveria ao menos testá-lo? As respostas você encontra a seguir.

Como funciona o atendimento online para corretor de imóveis?

Existem diversos modelos de chat online – também chamados de corretor online –, mas todos eles têm o mesmo objetivo: facilitar e incentivar a interação entre usuário e empresa. O mais comum é o chat que aparece assim que o usuário entra no site. A janela, geralmente, vem com uma mensagem no estilo “posso ajudar?”. Também há modelos em que o cliente precisa, necessariamente, informar nome, e-mail e o assunto desejado para, somente depois, começar a conversa com um atendente. Outro modelo comum é quando o usuário está procurando um imóvel no site da imobiliária e só depois de clicar em um link é surpreendido com um pop up.

Embora as ferramentas sejam bem parecidas, para se ter um bom resultado a partir do atendimento online é importante utilizá-lo com estratégia. Novamente, a tecnologia é apenas um suporte e um meio para interagir, não um fim.

Geralmente, o atendimento online em site imobiliários passa pelas seguintes etapas:

  1. Apresentação: quando o corretor deve atender prontamente ao cliente, assim que o bate-papo for solicitado;
  2. Sondagem: etapa em que se faz a investigação do cliente. Sem ser invasivo, o corretor deve descobrir qual a finalidade pela qual o usuário está buscando um imóvel;
  3. Identificação das necessidades: ao saber o que o cliente quer, o corretor deve conduzi-lo a ofertas que forem mais relevantes;
  4. Agendamento de visitas: antes de tentar vender, o corretor precisa estimular a visita ao imóvel;
  5. Finalização: é o momento mais adequado para pedir os dados pessoais. Depois disso, é recomendado que as ofertas sejam enviadas por e-mail para o usuário.

Benefícios do atendimento via chat

O atendimento virtual proporciona mais um canal de contato rápido entre o cliente e o corretor. Por ser online, um dos maiores benefícios está na flexibilidade da forma de atendimento, já que tanto o usuário quanto o corretor podem se comunicar de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet.

Não é à toa que a preferência pela busca por imóveis na internet já é um fato e não mais uma tendência. Assim, se você não está ouvindo o que esses usuários têm a dizer, certamente está perdendo muitos clientes. Portanto, lembre-se que a comunicação entre cliente e empresa deve ser eficiente, já que deste modo você gera credibilidade para sua imobiliária e impulsiona resultados positivos ao longo do tempo. Afinal todo corretor sabe que credibilidade e confiança contam bastante para o fechamento de um negócio no setor.

A seguir separamos os principais benefícios que tornam o atendimento imobiliário via chat quase que obrigatório para corretores de imóveis:

Definição de níveis de acesso

Um bom sistema ou módulo de atendimento online possibilita a definição das permissões aos usuários da ferramenta de acordo com alguns parâmetros. Assim, é possível determinar qual corretor poderá realizar os atendimentos, quem terá acesso aos históricos das conversas, análise de estatísticas, entre outras funcionalidades.

Cadastro de mensagens prontas

Agilizar o processo de atendimento é otimizar o tempo e aumentar a produtividade dos corretores. Por isso, uma ferramenta que possibilite o pré-cadastro de mensagens padronizadas facilita e agiliza o atendimento e tempo de resposta, gerando uma grande produção.

Segmentação de vendas e locação

Outro benefício é o de definir os assuntos do formulário inicial, já que deste modo você consegue segmentar vendas e locação, por exemplo. Pois assim, se um corretor cuida apenas de vendas, não vai atender clientes que estão em busca de locação e vice-versa.

Atendimento proativo e rápido

Como o chat é em tempo real, o corretor pode enviar informações para o seu cliente sobre determinado imóvel rapidamente, podendo inclusive enviar imagens. Isso é muito bom por que de certa forma centraliza a comunicação instantânea, assim evitando que seja preciso, por exemplo, trocar e-mails para completar uma interação digital com cliente.

Atendimento de vários clientes ao mesmo tempo

O recurso de bate-papo online permite o atendimento de vários clientes ao mesmo tempo, situação que não seria possível em um atendimento via telefone. Isso significa que, mesmo que o corretor esteja em campo ou fazendo outra coisa, irá receber um sinal a cada envio de mensagem. Assim, o usuário não precisa esperar muito para que o corretor responda e a chance de o atendente esquecer um cliente durante o atendimento é muito menor.

Registro das conversas

O atendimento online registra as conversas e negociações realizadas pelo chat. Assim, o corretor ou gerente da equipe pode consultar informações e detalhes da conversa quando precisarem. Este histórico pode auxiliar tanto na negociação quanto em futuras conversas, já que é possível analisar o comportamento dos usuários e do próprio corretor.

Pós-atendimento

Como o endereço de e-mail é solicitado para o atendimento virtual, o corretor pode enviar posteriormente um e-mail com os imóveis citados na conversa ao final da mesma. Isso ajuda a manter o interesse no imóvel e pode ser crucial para o fechamento do negócio.

Conclusão

A realidade é clara: grande parte das pessoas utilizam a internet para buscar imóveis. Sabendo disso, disponibilizar a facilidade de atendimento online pode ser o diferencial entre concretizar um negócio ou apenas contabilizar mais visitas no site da sua imobiliária. Qual dessas opções você prefere, corretor de imóveis?

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À frente, corretores!

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