Segundo os princípios de Marketing um dos fatores de maior influência no comportamento do consumidor é a sua cultura. Como se diz, a cultura “é a lente através da qual as pessoas enxergam os produtos e serviços” – e isto funciona em qualquer lugar do mundo, sem exceções.
E quando se trata do consumidor brasileiro convenhamos que, seja por prazer ou juízo, nós sempre precisamos daquela vantagem extra para ter a certeza de que estamos fazendo um bom negócio, não é mesmo? Da compra de um imóvel à contratação de um software, este é um peculiar hábito que não pode ser ignorado.
Portanto você, corretor de imóveis, já sabe de quais vantagens extras precisa para contratar uma plataforma imobiliária? Afinal não basta saber que problemas um software imobiliário resolve, ou os pré-requisitos para a contratação do sistema ideal, ou ainda os recursos que o mesmo precisa ter para ser uma ótima opção. Mas é preciso saber, sobretudo, a respeito dos diferenciais, das qualidades exclusivas da ferramenta!
E para ajuda-lo nesta – prazerosa – tarefa nós mais uma vez preparamos para você, profissional à frente do mercado e nosso leitor, um conteúdo matador sobre o tema, este com os 3 diferenciais que fazem de uma plataforma imobiliária a melhor opção. Confira.
#1: Mapeamento de regiões e imóveis
Pesquisar imóveis em um portal imobiliário limitado a entregar os resultados das buscas apenas em monótonos blocos de informações há de se tornar algo ultrapassado daqui alguns anos. E a certeza de que isso acontecerá é a tecnologia digital já disponível nos melhores softwares de hoje. Consolidado em mercados como na Europa e nos Estados Unidos e mais recentemente como tendência promissora no mercado brasileiro: o mapeamento digital de regiões e imóveis é um recurso essencial dos melhores softwares e portais imobiliários.
Enriquecendo a experiência de geração de negócio de todos os interessados, cria oportunidades por localização diretamente no mapa. Por exemplo: para o comprador de imóveis é muito mais que apenas entregar-lhe de dez em dez resultados daquilo que é digitado na busca, mas mostra de uma só vez todas as opções de imóveis em uma rua, bairro ou cidade inteiros no mapa! E já para o proprietário, vendedor e/ou corretor responsável, igualmente mostra a sua carteira de imóveis disponíveis à venda, mas agora com o benefício de entregar-lhe os leads, isto é, quem são os compradores que estão procurando por seus imóveis.
E a melhor parte? Todo o processo de geração de negócios através do mapeamento de regiões e imóveis é feito com base em uma robusta inteligência artificial. Ou seja, não é só a riqueza da experiência visual de navegação e negociação, mas um sólido B.I. (Business Intelligence) por trás garantindo o mais eficiente cruzamento de dados e informações para gerar mais e melhores negócios através do portal e software imobiliário.
#2: Atendimento a clientes em tempo real
Centralizar todos os canais de comunicação com os clientes em um único lugar é o sonho de consumo de todo profissional que trabalha com Marketing e Vendas. E para o corretor de imóveis até é possível conseguir isto com um software CRM genérico ou mesmo com um sistema específico para o mercado imobiliário. Mas o problema é que a grande maioria destas ferramentas por definição não oferece estrutura tecnológica para atender simultaneamente os clientes potenciais vindos de diferentes canais de seu negócio imobiliário. Então é exatamente aí que uma sólida plataforma imobiliária se diferencia, pois permite captar clientes em todos os canais integrados e atendê-los em tempo real.
Por exemplo, via de regra sempre existem leads – clientes potenciais – em todas as etapas do funil de Marketing e Vendas do seu negócio imobiliário: tem os contatos recém chegados na base; tem também aqueles que você já se relaciona a mais tempo; e há ainda os mais qualificados e prontos para se tornarem clientes efetivos; dentre outros. Então o que acontece quando um deles “levanta a mão” para passar de fase no funil? Isto é, o lead frio querendo só tirar uma dúvida que o tornaria qualificado para uma compra em breve, ou o lead quente e já qualificado pronto para fazer negócio e virar cliente, ou mesmo o cliente efetivo querendo fazer uma nova compra etc. Normalmente aqui é onde acontece aquele corre-corre entre vários canais, e assim boa parte das oportunidades são perdidas.
Entretanto, com uma moderna plataforma imobiliária isso não acontece, pois com a facilidade do módulo de atendimento online em tempo real – uma espécie de chat ao vivo que fica integralmente à disposição – todas as conversas podem ser prontamente atendidas, por mais simples que sejam. E não bastasse tamanho benefício técnico, além de tudo ainda gera a sensação para o cliente de que o mesmo tem uma equipe inteira a sua disposição dando suporte 24 horas – mesmo que não tenha, mas esse incrível recurso naturalmente cria tal onipresença, ainda que exista apenas um profissional para dar todo o suporte.
E a melhor parte também? É que estatisticamente comprovado a taxa de conversão aumenta em 30% em todos os estágios do funil – de visitantes para leads, de leads para oportunidades, de oportunidades para clientes e de clientes para fãs – com o uso de atendimento online em tempo real!
#3: Gamificação para incentivar e premiar a produtividade
É um dos mais incríveis diferenciais que uma plataforma imobiliária pode ter: o suprassumo para todo e qualquer usuário do sistema, o elemento-chave entre a desistência e a persistência, entre a chatice e o entusiasmo e entre o fracasso e o sucesso de um corretor de imóveis no uso de um software imobiliário. A chamada gamificação é a aplicação de mecânicas de jogos para enriquecer o contexto de um sistema e incentivar seus usuários a terem um melhor desempenho. Ou seja, é simplesmente uma maneira de tornar determinada tecnologia mais atraente, divertida e, consequentemente, mais fácil de usar.
E a melhor parte desta vez é que no contexto de uso de uma plataforma imobiliária a gamificação pode gerar inúmeros benefícios, tais como: incentivar o cumprimento de tarefas básicas dentro do sistema através de “medalhas sociais” ou mesmo a liberação de novos recursos; dar bônus para os corretores que mais se destacarem no cadastro de imóveis e/ou efetivação de transações imobiliárias; oferecer premiações financeiras, viagens ou bens materiais etc. Ou seja, quanto melhor a plataforma imobiliária, mais criativas e lucrativas são as suas premiações. Então convenhamos, qual corretor em sã consciência não ficaria viciado em um sistema imobiliário que o recompensasse meritocraticamente por seus esforços e resultados? É justamente isso que faz da gamificação um incrível diferencial!
À frente, corretores!
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