Corretor de imóveis: você sabia que no Brasil, segundo pesquisas, apenas 1 em cada 4 profissionais do mercado imobiliário faz uso efetivo da tecnologia digital para aumentar sua produtividade e/ou lucratividade? Como já sabemos investir em tecnologia hoje em dia é crucial para a competitividade ou até mesmo para a sobrevivência de todo corretor de imóveis. E uma vez que isto seja entendido, o desafio então passa a ser a escolha pela tecnologia digital adequada que oferecerá as melhores vantagens e benefícios para turbinar sua carreira imobiliária.
Contudo, para os corretores de imóveis que são “marinheiros de primeira viagem” no uso da tecnologia é geralmente neste momento que surge uma grande dúvida: investir em ferramentas digitais “genéricas” – que servem para todos os segmentos e, nas respectivas funções de cada uma, também servem para o mercado imobiliário? Ou investir em ferramentas especializadas, as chamadas “tudo-em-um” – isto é, investir em software imobiliário, específico para o segmento?
Para ajudá-lo a solucionar esta dúvida o time da Rankim desta vez preparou para você, corretor de imóveis à frente e nosso leitor, 10 motivos pelos quais você deve investir em software imobiliário. Confira!
#1: Integração – Promove todos os seus imóveis de uma só vez
O que acontece quando você usa ferramentas digitais genéricas e/ou limitadas para promover seus imóveis na internet? Simplesmente precisa promove-los em cada canal, para diferentes parceiros, sendo uma promoção por vez, tudo manualmente. Isto é, não há integração, não há centralização de recursos ou aproveitamento de esforços. Sobra retrabalho e desperdiça-se tempo e dinheiro.
No entanto isto já não acontece ao utilizar-se um software imobiliário minimamente consistente, pois com o mesmo é possível integrar todo o seu banco de dados de imóveis, parceiros e clientes em um único local. Assim, basta publicar os imóveis uma única vez no software imobiliário que praticamente de modo instantâneo todos os portais imobiliários da rede de parceiros recebem os mesmos dados automaticamente, assim ampliando a visibilidade de seus imóveis na internet. Formidável, não?
#2: Desempenho – Cadastra e gerencia sua carteira com eficácia
Não é incomum utilizarmos ferramentas que são boas em cumprir suas principais funções, mas que esquecem de detalhes cruciais só por não serem o seu “carro-chefe”. E isto acontece bastante no que diz respeito à gestão de carteira – nesse caso de imóveis, de clientes, de parceiros etc. Falta uma melhor organização dos dados, seja quanto à riqueza de cadastro ou a sua própria busca e utilização.
Contudo esta não é uma preocupação quando se utiliza um bom software imobiliário. Nesse caso é possível fazer um rico cadastro de dados, segmentando as informações de maneira detalhada: imóveis em lançamento ou prontos, casa ou apartamento, residencial ou comercial etc. E os melhores ainda contam com histórico e linha do tempo, além de cadastro ilimitado de fotos, vídeos e demais informações – e o mesmo vale para clientes e parceiros.
Resumindo, o poder de uma carteira cadastrada/gerenciada com eficácia é que ela funciona de maneira estratégia, isto é, sabendo exatamente aquilo que tem – e o que não tem – o profissional imobiliário pode sempre tomar as melhores decisões, e em tempo real.
#3: Oportunidade – Gera, nutre e qualifica clientes potenciais
De atração de tráfego a captação de leads, passando pela nutrição e qualificação dos mesmos, definitivamente gerar oportunidades de negócio através do meio digital é algo que se pode conseguir com quaisquer ferramentas sólidas de Marketing e/ou Vendas hoje em dia no mercado. Mas por que pagar uma fortuna para isso e depois ainda ter que exportar os contatos para outra ferramenta, quando se pode ter tudo diretamente dentro de um mesmo software imobiliário?
Receber os leads que estão chegando de todos os lados sem perder nenhuma informação dos mesmos, registrar seus passos a cada interação, alimentar seu processo evolutivo no sistema desde o ponto zero até o momento em que virem clientes: tudo de maneira automatizada e cíclica, sendo uma verdadeira máquina de geração de negócios imobiliários! Este é um dos maiores diferenciais que um software imobiliário pode oferecer.
#4: Agilidade – Otimiza o processo de atendimento a clientes
Como funciona quando os seus clientes potenciais no mercado imobiliário começam a “levantar a mão” sinalizando que querem fazer negócio com você? Por qual canal você costuma atendê-los? É sempre aquele corre-corre entre e-mail, Whatsapp, Skype etc.? Provavelmente isso acontece por que você não consegue centralizar todos os canais de comunicação com os clientes em um único lugar, tampouco tem estrutura tecnológica para atender simultaneamente os clientes potenciais vindos de diferentes canais de seu negócio imobiliário.
Porém, com um moderno software imobiliário a realidade é outra. Contando com um módulo de atendimento em tempo real é possível captar os clientes potenciais no exato momento em que estes “levantam a mão”. Assim, uma simples tirada de dúvida pode se transformar em uma grande oportunidade de negócio. Este é um recurso que comprovadamente aumenta muito as taxas de conversão do negócio imobiliário, pois além de efetivamente gerar oportunidades claras de fechamento, também gera a sensação de que os clientes são atendidos de perto e instantaneamente, o que fortalece o relacionamento com os mesmos.
#5: Modernidade – Exibe oportunidades por geolocalização
Um dos mais inovadores recursos que só se encontra em modernos softwares imobiliários é a exibição de oportunidades de negócio por geolocalização. Ou seja, mais do que oferecer imóveis para os clientes através de blocos monótonos no resultado das buscas, é a completa exibição de um mapa com os imóveis que estão disponíveis na região onde o cliente potencial se encontra ou procura!
Por exemplo, imagine que incrível é poder importar a sua carteira de imóveis para um software imobiliário que mostre cada imóvel em sua respectiva região, exatamente como você vê no Google Maps. Então você pode cadastrar todas as informações detalhadas e deixar toda a sua base visível no mapa. Assim, quando um cliente potencial buscar por imóveis no portal e encontrar algum dos que você cadastrou, automaticamente você gera uma nova oportunidade de negócio. E agora imagine todo o potencial que há com a facilidade de os clientes realizarem buscas via smartphones, a qualquer hora e lugar. Recursos assim não se encontram em qualquer ferramenta, mas só nos melhores softwares especializados para o mercado imobiliário.
#6: Eficiência – Gerencia suas propostas, contratos e comissões
Exatamente como na área de Marketing também existem diversas ferramentas digitais na área de Vendas, ou mesmo na área Jurídica, que facilmente gerenciam propostas, contratos e comissões de transações imobiliárias. Mas novamente, por que gastar para executar uma função que pode muito bem já vir integrada em um software imobiliário?
Os principais softwares do mercado imobiliário oferecem tais recursos, incluindo a geração padronizada de propostas, PDF com a persona do cliente inclusa, checklist de documentos para o fechamento, controle de comissões por venda com direito a histórico etc. Assim, torna-se dispensável investir em ferramentas isoladas, que sequer fazem integração com os demais recursos do negócio.
#7: Liquidez – Apura o fluxo financeiro de suas transações
Aplicativos que simulam calculadoras científicas? Planilhas complexas no Excel? Ferramentas especializadas em Contabilidade/Finanças? Nada disso é necessário quando se pode contar com um robusto software imobiliário que apura o fluxo financeiro de suas transações. Ter um controle eficiente da área Financeira de seu negócio é crucial para não perder tempo com ferramentas externas.
Os principais softwares imobiliários do mercado geralmente já trazem a gestão financeira como módulo embutido, o que por definição inclui funções como gestão de fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, receitas, despesas, conciliação bancária etc.
#8: Maximização – Potencializa seus recursos com alta tecnologia
Outro grande diferencial que só se encontra em robustos softwares imobiliários é quanto a sua própria potência tecnológica, isto é, a soma de pequenos detalhes, os recursos de alta qualidade que geram uma melhor experiência para o usuário. Só para citar alguns exemplos: a riqueza de detalhes com que as informações podem ser cadastradas e gerenciadas; a velocidade com que o sistema responde às requisições ou gera informações para a tomada de decisão; a integração fluída entre todos os recursos de cada área ou função; a leveza com que os resultados são otimizados para as buscas; a inteligência no gerenciamento e cruzamento de informações dos clientes para gerar melhores oportunidades de negócio etc.
Apenas uma refinada estrutura tecnológica consegue potencializar ao máximo os recursos para um trabalho eficaz no dia a dia, e isto nenhum outro tipo de ferramenta oferece, que não um software especializado para o mercado imobiliário.
#9: Precisão – Gera relatórios em tempo real
Quando você usa ferramentas digitais isoladas para resolver cada função/atividade, como efetivamente toma suas decisões de negócio? Exportando e importando planilhas? Analisando diferentes dashboards em cada respectivo aplicativo? Ou mensurando resultados sobre pilhas de papeis impressos?
Se tem um benefício de inteligência de negócios que um software imobiliário pode oferecer é a geração de relatórios em tempo real com gráficos demonstrativos de todo o fluxo de operações de seu negócio. Por exemplo, emita relatórios de controle de toda a sua carteira de imóveis, faça segmentações por períodos ou por desempenho, crie seus próprios critérios de filtros etc. Gere todo tipo de informações para mensurar precisamente o seu negócio imobiliário e com isso tomar as melhores decisões.
#10: Lucro – Gera oportunidades reais de negócio
Quando você usa ferramentas digitais genéricas e/ou limitadas para promover seus imóveis na internet, o que realmente acontece no final das contas? Mais esforço que resultado? Mais investimento de tempo e dinheiro que obtenção de satisfação e lucro? Não é raro que as expectativas não sejam atendidas nesses casos, afinal dá bastante trabalho gerenciar uma série de ferramentas que isoladas não garantem um resultado final concreto para o seu negócio imobiliário.
Entretanto a realidade de um software imobiliário é outra. Por exemplo, é bastante provável que a empresa a qual você utiliza o software já tenha, por definição, uma considerável base de clientes compradores e/ou parceiros para a realização de negócios. Isto é, são pessoas reais com as mesmas necessidades e desejos que diariamente buscam o mesmo que você: realizar boas transações imobiliárias.
Assim, vale muito à pena para o corretor de imóveis investir em software imobiliário em detrimento de investir em ferramentas digitais genéricas, pois é estatisticamente mais lucrativo e satisfatoriamente mais vantajoso!
#11: Bônus – Gamificação profissional
Alguns dos mais modernos softwares imobiliários oferecem alguns recursos extras, e um dos mais incríveis de todos eles é a chamada gamificação: o uso de mecânicas de jogos para enriquecer o contexto de um sistema e incentivar seus usuários a terem um melhor desempenho. Ou em outras palavras, é uma maneira de tornar a tecnologia mais atraente, divertida e, consequentemente, mais fácil de usar.
E no contexto de um software imobiliário a gamificação pode gerar inúmeros benefícios, tais como: incentivar o cumprimento de tarefas básicas dentro do sistema através de “medalhas sociais” ou mesmo a liberação de novos recursos; dar bônus para os corretores que mais se destacarem no cadastro e/ou efetivação de transações imobiliárias; oferecer premiações financeiras, viagens ou bens materiais etc. Quanto melhor o software imobiliário, mais criativas e benéficas são as suas premiações. Então vale à pena analisar este ponto também na hora de escolher o software imobiliário mais adequado para você!
À frente, corretores!
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6 comentários sobre “Corretor de Imóveis – Por que você deve Investir em Software Imobiliário”
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