Veja 5 dicas infalíveis para você comprar o imóvel perfeito

Veja 5 dicas infalíveis para você comprar o imóvel perfeito

Comprar um imóvel perfeito não é uma tarefa simples. Muitas pessoas fazem esse tipo de aquisição apenas uma ou duas vezes na vida e, por isso mesmo, devem tomar todas as precauções para evitar erros e colher os benefícios de finalmente se tornarem proprietárias de um bem tão sonhado.

O lado bom dessa situação é que, com alguns cuidados, é possível selecionar com inteligência e realizar o sonho da casa própria sem medo de ter problemas ou arrependimentos no futuro. Confira nossas dicas e descubra como fazer isso:

Analise a localização

Muitas pessoas consideram a localização como o item mais importante na hora de comprar um imóvel e elas não estão erradas. O imóvel perfeito deve, necessariamente, estar a uma distância não muito grande do local de trabalho ou de outros locais que façam parte da sua rotina, como escolas. Levando em conta que fará esses trajetos diariamente, a qualidade de vida será prejudicada se eles forem demasiadamente longos.

Outro ponto fundamental é estar próximo de algumas facilidades. A sugestão é observar se o bairro oferece boa infraestrutura e se apresenta tendência de desenvolvimento. Veja também se se conta com farmácias, supermercados, academias de ginástica, centros comerciais, padarias, pracinhas, parques, hortifrútis, lavanderias, shopping centers, entre outros.

Converse com os vizinhos

A vizinhança é parte integrante de um lar. Se possível, procure conversar com outros moradores antes de comprar um imóvel. Questione sobre algumas especificidades das imediações, como a existência de policiamento e os índices de criminalidade.

Um ponto interessante dessa questão é que você já pode ir observando o estilo de vida e o perfil dos habitantes da localidade. Sentir-se bem-vindo e acolhido nessa etapa pode ser um indicativo de que aquele é o local perfeito. Já se a receptividade não for das melhores, a adaptação tende a ser um pouco mais complicada.

Verifique taxas e impostos

Muitas pessoas pensam apenas no preço bruto do imóvel e acham que vão se livrar de todos os custos após o fim da negociação. No entanto, isso é um tremendo erro. É necessário checar os outros gastos que terá, como o valor do IPTU do bairro e outros impostos.

Se a propriedade ficar em um condomínio residencial ou um prédio, é preciso considerar também a taxa condominial. Dependendo da localização, ela pode ser quase tão cara quanto um aluguel.

Veja as possibilidades de reforma

Uma casa ou um apartamento podem não parecer o imóvel perfeito numa primeira visita, mas isso não quer dizer que não possam ser transformados no lar dos sonhos. Por isso, antes de descartar uma unidade, procure ver as possibilidades de reforma.

Veja se existem paredes não estruturais que podem ser derrubadas, investindo em um conceito aberto ou se é possível mudar alguns ambientes, adaptando os cômodos para suas necessidades.

Estude o valor do financiamento

Se for financiar a propriedade, é preciso analisar friamente se as parcelas caberão no bolso. Afinal, não é raro se animar com os benefícios de comprar um imóvel perfeito e não calcular bem o quanto isso pesará no orçamento.

A maioria dos bancos e instituições financeiras conta com simuladores. Procure considerar todos os custos e garanta que o pagamento mensal não exceda mais de 20% do seu ordenado líquido.

Essas são algumas dicas infalíveis para comprar um imóvel perfeito! Gostou de conhecê-las? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Share this