Conheça os tipos de plantas para a sua horta vertical

Conheça os tipos de plantas para a sua horta vertical

Ter temperos frescos em casa, ao alcance das mãos, não precisa ser um privilégio apenas de quem mora em casa com jardim. Se você mora em apartamento, mesmo com espaço reduzido, é possível ter uma horta no seu lar.

Uma boa alternativa para isso é ter uma horta vertical, e plantar nela os temperos e plantas que mais te agradam. Se você sempre teve vontade de ter plantas em casa mas não sabe quais escolher e como começar a sua horta esse post é para você.

Separamos alguns tipos de plantas para a horta vertical para você conhecer e escolher as que mais te agradam. Continue lendo e confira!

O local ideal

O primeiro passo antes de começar a montar a horta vertical é escolher o local adequado para ela. O importante é encontrar um espaço na casa que seja fresco e iluminado, pois as plantas precisam de ventilação e sol para se desenvolverem. As paredes das varandas são boas escolhas, assim como as da cozinha — se forem iluminadas e ventiladas.

Além disso, é interessante escolher um local no qual a posição da horta seja acessível, sem muitos objetos atrapalhando o caminho, ou ela ficar em uma posição muito alta, que dificulte a rega, por exemplo.

O modelo da horta

Definido o lugar ideal para a horta vertical, é a hora de escolher o modelo dela. São muitas opções, temos as jardineiras, os vasos, canos de PVC, garrafas PETs cortadas, potes de vidro, e muitas outras opções. O ideal é escolher o estilo que mais combina com a decoração da sua casa.

Além disso, o tamanho dos vasos vai variar de acordo com o tamanho de plantas que deseja ter em casa. Plantas menores pedem vasos pequenos e médios, as maiores vasos grandes. Além disso, algumas plantas têm características específicas, como tamanho da raiz, por isso é interessante que cada uma tenha seu próprio local.

Plantas para a horta vertical

Existem algumas opções de plantas que se adaptam e desenvolvem bem em hortas caseiras, algumas delas são:

Manjericão

Um dos preferidos para ter em casa é o manjericão. Ele é ótimo para molhos, saladas, massas e carnes, além de se desenvolver muito bem em lugares quentes e poder ser cultivado durante todo o ano. Não esqueça de deixar ele exposto ao sol e regar diariamente, mas sem exagerar na quantidade.

Salsa

A salsa é muito usada para temperar carnes, frango, saladas e sopas, boa escolha para ter em casa. Ela precisa de luz, mas é bom evitar que ela fique exposta ao sol o dia inteiro, o ideal é um local que alterne entre sol e sombra. Ela deve ser regada com frequência, mas sem encharcar o solo.

Hortelã

Muito bem-vinda em chás e sucos, a hortelã dá um sabor especial nos pratos em que é usada. Ela deve ficar mais protegida do sol e não receber vento de modo direto, ele atrapalha o crescimento dela. Evite deixar o solo no qual está plantada seco, regue sempre que perceber falta de umidade.

Pimenta

Esse delicioso tempero é uma ótima opção para ter em casa, seja para temperar comidas, molhos ou acompanhar os pratos da refeição. Elas se adaptam bem aos lugares quente e precisam de boa iluminação, além disso, ela deve ser regada quando o solo estiver seco.

Além do benefício de ter ervas e temperos disponíveis em casa, a horta vertical vai incrementar a decoração da sua casa, poupar espaço e deixar o ar mais puro — vantagem de ter plantas em casa. O importante é escolher o local, o modelo que mais combina com sua casa e estilo e as plantas para a horta vertical que mais te agradam.

Nossas dicas sobre plantas para a horta vertical te ajudaram? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a esclarecerem as dúvidas deles!

Share this