Vai comprar um apartamento? Saiba como avaliar um imóvel

Vai comprar um apartamento? Saiba como avaliar um imóvel

Existe uma aversão comum em toda a humanidade: perder dinheiro! Por isso, avaliar um imóvel durante uma visita, no momento em que você pretende comprar um apartamento, pode gerar muita ansiedade.

Então vamos apresentar 5 dicas imperdíveis que você precisa conhecer, com objetivo de comprar seu apartamento dos sonhos sem pagar demais por ele.

1. Informe-se sobre o preço médio no bairro

A localização é importante, via de regra quanto mais próximo do centro, mais caro se torna o imóvel.

Fatores como: proximidade de supermercados, farmácias, bancos e praças de recreação, valorizam o prédio. Moradores de apartamentos geralmente desejam um local espaçoso nas proximidades para passear com seus filhos e seus pets.

Pesquise por imóveis similares à venda na localidade, pergunte aos vizinhos e donos de comércios locais sobre o preço de outros apartamentos que tenham sido vendidos no bairro.

2. Use a internet para avaliar um imóvel

Alguns sites podem ser realmente úteis no momento em que você precisa avaliar o apartamento.

O site Quanto Vale o Meu Apê oferece um formulário on-line em que você preenche os dados do imóvel, como: endereço, tipo de imóvel, número de quartos, suítes, garagens e a metragem quadrada total. Depois ele te retorna 3 valores, cada valor para um padrão de imóvel diferente, sendo baixo, médio ou alto. Esse padrão corresponde às condições estruturais e tipos de acabamentos do local.

Outro site interessante é o 123i, por meio de análises estatísticas e informações históricas de transações, o site fornece estimativas do valor de um imóvel. Esse site recebe colaboração direta de vendedores, corretores e imobiliárias.

Uma ressalva é que ambos os sites não realizam análises de casas e de apartamentos para todos os estados brasileiros.

3. Entenda os fatores que influenciam o valor

Nesse quesito a garagem tem destaque. Apartamentos com garagem em uma boa localização, podem valorizar dezenas de milhares de reais.

Questione sobre o número de garagens, bem como se é rotativa ou privada.

Um valor alto de condomínio é um custo fixo que pode desvalorizar o apartamento, verifique se um prédio com condomínio caro possui piscinas, salões de festas, sistemas de segurança eficientes, funcionários bem treinados, etc.

Você terá que avaliar o custo-benefício para saber se vale a pena pagar tanto todo mês.

4. Faça as perguntas certas durante uma visita

Além de observar a presença de umidade e rachaduras nas paredes, as condições dos pisos e azulejos, bem como o estado do painel de energia elétrica, faça também muitas perguntas.

Indague sobre a idade de construção do apartamento, realização de reformas antigas, condição do cabeamento elétrico, encanamento, caixa d’água e documentações gerais. Se possível peça para olhar a planta do imóvel.

Todos esses fatores podem valorizar ou desvalorizar a propriedade. Se houver reformas por fazer e o preço estiver salgado, use isso como argumento para negociar um desconto.

5. Converse com as pessoas certas antes de comprar um apartamento

Provavelmente você conheça pessoas que entendem um pouco mais sobre imóveis do que você. Converse com elas e peça conselhos sobre a compra. Pergunte sobre transações imobiliárias também para quem comprou e vendeu casas ou apartamentos recentemente.

A contratação de um corretor de imóveis pode ser imprescindível para que você não sofra prejuízo.

O profissional certo vai te alertar sobre possíveis problemas com o apartamento, além de te informar se o preço está de acordo com o valor de mercado.

Um corretor experiente saberá negociar muito bem para garantir que você não perca uma boa oportunidade de aquisição.

Você já se sente preparado para avaliar um imóvel e comprar um apartamento pelo preço certo? Deixe seu comentário!

Share this