Existe uma questão crucial no universo da Tecnologia Digital quando o assunto é ofertar soluções no desenvolvimento de software para o mercado. E tal questão põe em xeque justamente a proposta de valor das soluções ofertadas: seu software é uma solução aspirina ou é uma solução vitamina?
Basicamente a diferença é que um software aspirina soluciona as necessidades básicas do mercado, tem uma demanda clara e real, costuma ter um crescimento mais rápido nas vendas e os clientes não discutem muito o preço; enquanto que um software vitamina é visto como uma solução “opcional”, pois melhora a vida sem ser imprescindível, não é uma compra urgente e os clientes são mais sensíveis ao preço.
Esta é uma linha de raciocínio que tanto pode ser usada pelas empresa de TI no desenvolvimento de softwares quanto pelos consumidores na aquisição e uso dos mesmos – inclusive no setor imobiliário. Ou seja, como você, corretor de imóveis à frente, faz para saber quando e como um software imobiliário pode resolver os seus problemas no mercado?
É exatamente para ajudá-lo a responder essa questão que nós preparamos este post para você: 5 problemas que um software imobiliário resolve e você ainda não sabe. Confira!
#1: Centraliza a gestão imobiliária em um único sistema
Se você não usa e/ou nunca usou um software imobiliário, então o primeiro grande problema que tem em mãos é quanto a falta de centralização da gestão do seu negócio. Responda de bate-pronto: quantas ferramentas digitais e/ou manuais você usa/precisa para administrar todo o seu negócio? Uma para promover os imóveis, outra para captar clientes, mais uma para se comunicar com parceiros… E isso sem falar nas ferramentas especialmente para Marketing, Vendas, Finanças, Assessoria Jurídica etc.
Com um software imobiliário completo esse é um problema que praticamente deixa de existir, pois além da integração de todas as principais funções em um único sistema poupar tempo, esforço e dinheiro – em detrimento de usar ferramentas digitais isoladas e/ou genéricas –, a possibilidade de operar módulos diversos simultaneamente multiplica o poder das ações efetuadas.
Por exemplo, você pode promover determinados imóveis para seus clientes potenciais nas ações de Marketing. Em seguida pode analisar os que ficarem imediatamente mais interessados e já partir para ações de Vendas. Na sequência então já levantar as claras oportunidades de negócio e calcular as taxas financeiras inclusas, preparar um contrato etc.
Resumindo, investir em software imobiliário por si só gera o benefício da centralização de atividades, o que por definição poupa recursos e multiplica resultados.
#2: Gera mais leads qualificados com menos esforços
Quantas ações de Marketing Tradicional ou mesmo Digital você precisa fazer para atrair e/ou gerar leads qualificados – clientes potenciais com interesse e poder de compra – para negociar seus imóveis? Vamos considerar que você participe de eventos do setor para captar contatos, envie e-mail marketing pela sua ferramenta gratuita favorita, promova seus melhores imóveis via Facebook e Twitter, faça uma campanha ou outra via Google AdWords, converse com os melhores clientes potenciais pelo Whatsapp, agende reuniões e visitas pelo telefone etc. Bastante esforço, não?
Com um software imobiliário é possível gerar mais oportunidades de negócio com menos esforços. Isto por que você não exatamente precisa ficar correndo atrás dos leads, mas pelo contrário, com o poder de uma sólida plataforma digital imobiliária são os leads é que vêm atrás de você!
Por exemplo, através do portal de imóveis vinculado ao software e da extensa rede de parceiros que comumente há, então são os clientes potenciais que encontram seus imóveis através das buscas e demais interações. Basta você fazer o dever de casa e usar corretamente a ferramenta.
Portanto, ao concentrar suas ações em uma única ferramenta é possível fazer muito mais com muito menos.
#3: Diminui o custo de aquisição de clientes
Gerar mais leads qualificados com menos esforços é algo bastante positivo para qualquer negócio. Mas por que economizar apenas esforço e tempo quando é possível economizar inclusive dinheiro? Então é exatamente aqui que entra a importante métrica do CAC – Custo de Aquisição de Clientes.
Por exemplo, quando você utiliza diversas ferramentas para adquirir clientes, no final das contas o custo para tê-los sai muito alto, afinal é preciso contabilizar a hora de trabalho para operar todas essas ferramentas assim como o custo para contratá-las – e convenhamos, as ferramentas de Marketing mais completas do mercado são altamente caras, o que acaba compensando apenas para operações muito grandes. Então novamente, por que não fazer mais com menos? Por que deixar dinheiro na mesa?
Deste modo um software imobiliário é uma excelente opção para diminuir o custo de aquisição de clientes, pois como dito no tópico anterior, com a geração natural de leads vindos de portais imobiliários, constantemente os seus imóveis acabam sendo visitados. Assim, quanto mais você usa um software imobiliário e quanto mais dados e informações você fornece ao mesmo, mais oportunidades você cria para si e, no final das contas, gradualmente o seu CAC vai diminuindo.
#4: Mensura resultados detalhada e precisamente
Uma das grandes limitações do Marketing Tradicional sempre foi a mensuração de resultados. Afinal, como medir quantas pessoas visualizam um anúncio no jornal, ouvem-no no rádio ou são impactados pelo mesmo em um outdoor? Causar barulho e fumaça sempre foi fácil, mas medir precisamente os resultados das ações é que sempre foi difícil. Até que veio o Marketing Digital e tudo mudou.
Analisar quantos usuários visualizam a campanha, quantos visitantes clicam no banner, quantos leads são convertidos em cada conteúdo, quais têm um perfil mais qualificado, quem são as reais oportunidades de negócio e quantos clientes de fato fecham negócio até o final do mês. Estes são só alguns exemplos de tudo que pode ser calculado e analisado precisamente e em tempo real com as mais diversas ferramentas digitais disponíveis no mercado.
No entanto, para o corretor de imóveis o problema persiste: quanto esforço precisa ser feito para aprender a analisar métricas nas mais variadas ferramentas digitais? E quanto custa essa curva de aprendizagem na prática?
Então é aí que mais uma vez os softwares imobiliários se tornam uma excelente opção. As plataformas digitais imobiliárias minimamente sólidas oferecem uma gama de relatórios precisos e em tempo real. Descubra qual é o perfil dos clientes potenciais que procuram seus imóveis, quantas oportunidades de negócio você e/ou seu time gera por mês, quais regiões estão mais em alta ou em baixa, onde está o gargalo de suas vendas e onde está a mina de ouro, e muito mais!
Todas as informações necessárias para a sua tomada de decisão apresentadas de maneira simples e intuitiva. Sem enrolação, é pura inteligência imobiliária em suas mãos.
#5: Constrói uma máquina de negócios imobiliários
Invariavelmente as funções que mais se destacam em um software imobiliário mais completo acabam sendo as ligadas a Marketing e Vendas. E nada mais lógico, afinal o principal desafio de todo corretor de imóveis é justamente o de gerar negócios. Mas a boa notícia é que com o tempo o uso correto e contínuo de um software imobiliário acaba construindo uma verdadeira máquina de negócios imobiliários – o que por definição é algo previsível, escalável e lucrativo.
Por exemplo, vamos pensar no funcionamento prático de todo o processo no sistema: no primeiro mês você cadastra 50 imóveis, tem 500 buscas pelos mesmos via portal e gera 100 leads interessados em compra-los. No segundo mês então você cadastra mais 50 imóveis, já passa a ter 1000 buscas mensais e 200 leads acumulativos – dos quais os 100 primeiros agora já estão mais qualificados. Então no terceiro mês você cadastra mais 50 imóveis, já está batendo fácil 2000 visitas/buscas nas quais os mesmos são apresentados, já possui 300 leads na sua própria base e agora já conseguiu transformar 30 deles em reais oportunidades de visita e negociação – das quais 3 vendas são realizadas!
Assim, o que acontece daqui para frente? A construção de um ativo de médio/longo prazo, ou seja, uma verdadeira máquina de geração de negócios imobiliários onde você constantemente terá usuários em todas as etapas – os visitantes, os leads, os qualificados, as reais oportunidades e os negócios efetivamente fechados. Então tudo se torna uma questão de continuar alimentando o sistema, ou seja, aumentando a sua carteira de imóveis, parceiros e clientes. E isso não é incrível?
À frente, corretores!
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