Quando vale a pena reformar um imóvel antes de vender?

Quando vale a pena reformar um imóvel antes de vender?

A maior parte das pessoas não gosta de reformas — muitas até tiveram experiências negativas quando tentaram melhorar suas casas ou apartamentos. Não é incomum ouvir sobre problemas com empreiteiros contratados para reformar um imóvel ou ainda sobre lembranças a respeito de reparos intermináveis.

No entanto, um pequeno investimento em reforma pode resultar em uma grande valorização do imóvel!

Quer saber mais? Continue lendo este post e descubra mais sobre como realizar reformas antes da venda!

Escolha o momento certo para reformar um imóvel

Reformar pouco antes de colocar a venda é o ideal. Dessa forma, você garante que a casa ainda estará com um aspecto incrível no momento em que as visitas de compradores começarem a acontecer.

Imóveis sem um bom estado de conservação e vazios transmitem uma péssima impressão aos interessados na compra. Muitas vezes, pessoas que receberam casas de herança as colocam à venda desse jeito — trata-se de um grande erro.

Investir 12 mil reais para melhorar a aparência da casa e colocar móveis nela (mesmo que sejam usados) pode valorizar em até 30 mil o valor de mercado desse imóvel. Os compradores potenciais vão querer se imaginar morando na casa, por isso, uma casa feia e vazia não vai agradar.

Saiba o que não reformar

Sistemas elétricos e encanamentos somente devem receber reparos se estiverem em condições muito ruins, pois esses tipos de reformas custam muito e praticamente não aparecem. Porém, se for caso de melhorar a segurança para o comprador, então será necessário reformar.

Cuidado também para não decidir adicionar um quarto ou aumentar um cômodo: o preço desse tipo de reforma é alto e pode simplesmente não valer a pena. Mexer na estrutura às vezes até piora o imóvel, de acordo com as necessidades de um determinado comprador.

Pinte as paredes e decore os ambientes

Quanto mais bonito e aconchegante for o imóvel, mais compradores você irá conquistar. Por isso, considere pintar as paredes externas e internas para deixar tudo “novinho em folha”. As pessoas costumam dar uma grande importância para as primeiras impressões que recebem em tudo que fazem, e comprar uma casa não é exceção.

Prefira cores e tons neutros, para garantir que irá agradar um número maior de pessoas. Mas você ainda poderá colocar cores nas cortinas, quadros, tapetes e almofadas. Afinal, esses itens não ficarão no imóvel e vão conferir beleza ao local.

Corrija problemas estruturais

Se as paredes estiverem rachadas ou com umidade, a correção dos problemas irá impedir a desvalorização do imóvel. Realize pequenos reparos. Pisos e azulejos feios ou mal instalados também podem ser refeitos, transformando ambientes e agregando valor.

Banheiros e cozinhas tendem a valorizar bastante casas e apartamentos. Por isso, dê atenção ao vaso sanitário, ao chuveiro, ao box e às torneiras.

Limpe, organize e coloque móveis adequados

Como já foi dito, o potencial comprador que visitar o imóvel vai se imaginar morando no local. Mantê-lo limpo e organizado proporcionará uma experiência mais convincente às pessoas. Se seus móveis forem ultrapassados ou grandes demais para o ambiente, será melhor comprar ou mesmo alugar outros que se encaixem bem no local.

Uma dica importante é consultar um corretor de imóveis antes da reforma. Peça que ele avalie o imóvel como estiver e pergunte o quanto as melhorias que você pretende realizar podem agregar em valores. Isso assegurará que o empreendimento será proveitoso!

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nosso blog, afinal informação vale ouro, principalmente quando você vai reformar um imóvel!

Share this