5 maneiras de organizar melhor uma casa em reforma

5 maneiras de organizar melhor uma casa em reforma

Você quer reformar sua casa para ampliá-la, vendê-la ou alugá-la, mas está sem coragem de enfrentar a bagunça e a sujeira que as obras podem causar?

Neste post, selecionamos algumas dicas importantes e práticas que ajudarão a manter sua casa em reforma organizada e limpa, sem prejudicar suas atividades rotineiras. Acha impossível? Então confira!

1. Mantenha os móveis protegidos

Quando uma reforma está prestes a começar, uma das grandes preocupações é como proteger os móveis da sujeira e também de possíveis acidentes que geram riscos e danos à mobília. Por mais profissionais que sejam os decoradores e as demais pessoas contratadas, o empurra-empurra é certo!

A melhor forma de evitar transtornos é retirar os móveis da casa e alugar boxes para armazená-los. Existem diversas empresas especializadas que garantem transporte e armazenamento seguro da mobília e de itens de decoração. Assim, você libera espaço e não precisa se preocupar durante toda a obra com seus pertences.

2. Forre o chão

Muitas pessoas se esquecem que não são somente os móveis que precisam de proteção, mas o chão também. Durante a reforma, ele fica suscetível a riscos, quebras e manchas. Se a intenção é não trocar o piso, a melhor solução é forrá-lo com plástico resistente ou papelão.

É importante destacar que o jornal não é um material recomendável para essa finalidade, pois ele é fino, rasga com facilidade e também pode soltar tinta e manchar o piso.

3. Separe o lixo

Obra sempre resulta em acúmulo de resíduos e materiais que precisam ser jogados fora. Determinar uma área ou um cômodo exclusivamente para juntar o lixo e outra para guardar os materiais novos a serem utilizados na reforma é importantíssimo. Para descartar o lixo corretamente, providencie caçambas ou papa entulho.

4. Matenha a casa em reforma sempre limpa

Se, durante a reforma, você e sua família continuarem morando na casa, matenha sempre as portas e as janelas dos cômodos que não estão em obra fechadas. Além disso, coloque proteção extra na soleira das portas e vede as janelas com plástico.

Os guarda-roupas também merecem uma atenção extra. Separe as roupas, as toalhas e os lençóis que serão usados com mais frequência em uma caixa de papelão para não ficar sempre abrindo o armário. Cubra-o com um plástico para evitar que o pó se acumule nas roupas limpas.

A manutenção da limpeza diária da casa também se torna necessária. Passe um aspirador de pó para que a sujeira não se espalhe e um pano molhado no chão e nos móveis. Dessa maneira, você também contribui com a saúde da família, já que a poeira pode causar alergias e problemas respiratórios.

5. Mude os utensílios da cozinha de lugar

Se a cozinha também será reformada, transfira os principais eletrodomésticos, como geladeira e fogão, para outro cômodo de piso frio. Assim, você pode improvisar algumas refeições rápidas durante os dias de reforma. Guarde panelas, pratos e talheres em outro cômodo para não sujá-los e aproveite para fazer algumas refeições fora de casa ou comprar comida pronta.

Agora que você já conhece as principais dicas para manter sua casa em reforma organizada e limpa, basta tomar as providências necessárias para proteger a mobília, o chão, evitar que a sujeira se acumule e tornar sua rotina mais prática durante as obras.

Gostou do nosso artigo e achou as dicas úteis? Então compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Share this