Entenda como montar hortas verticais próprias para apartamentos pequenos

Entenda como montar hortas verticais próprias para apartamentos pequenos

Que tal acrescentar cor, aroma e sabor à decoração do seu apartamento? Afinal de contas, com as hortas verticais, as áreas externas do seu imóvel se transformam em cômodos funcionais e lindamente decorados.

Isso sem falar na praticidade que as hortas verticais trazem para o dia a dia. De pimentas aromáticas e coloridas a maços de hortelã, salsão e cebolinha, entre tantas outras opções de verduras e temperos: a lista semanal do mercado vai ficar menor, enquanto as opções gastronômicas para um almoço ou jantar vão se estender.

Confira, a seguir, as dicas que reunimos sobre como montar hortas verticais para apartamentos pequenos e se inspire para diversificar na decoração com muito sabor!

O local ideal

Ficou, definitivamente, no passado a ideia de que apartamentos não podem desfrutar de uma boa área verde no seu interior.

Mas, ao idealizar um projeto de horta vertical, é recomendável que o local receba, ao menos, 5 horas de sol por dia (embora o limite de iluminação de cada muda deva ser respeitado).

Em apartamentos, a região ensolarada costuma ser a área de serviço, as janelas dos quartos e a varanda, principalmente. Essa última, inclusive, se faz mais receptiva às hortas verticais por conta do espaço disponível para compor e decorar.

Em seguida, use uma fita métrica para a medição do espaço. O ideal é que você dedique cerca de 15 centímetros de profundidade para o sistema modular escolhido (falaremos sobre isso adiante) e 20 centímetros de espaçamento entre cada tipo de legume, verdura ou tempero escolhido. Assim, eles crescem tranquilamente, sem interferir com o ingrediente vizinho.

Por fim, calcule uma distância de 5 centímetros entre o sistema modular e a parede, para que o seu cultivo possa respirar com facilidade.

A fixação adequada

O mais comum é o apelo às estantes, que facilitam tanto o alinhamento quanto a manutenção da horta vertical. Mas é possível, também, apostar na delicadeza de treliças (podendo optar por diferentes materiais, como madeira, alumínio ou ferro) ou mesmo de jardineiras.

Não há um método mais eficaz, mas há aquele que melhor se adapta à decoração do lar, ao espaço disponível e ao tamanho que você deseja conceber a horta em seu apartamento.

Agora, vamos idealizar o sistema modular perfeito para as suas hortas verticais!

O abrigo mais eficaz para os ingredientes

Existe uma infinidade de materiais que podem protagonizar o abrigo e cultivo dos seus legumes, temperos e verduras favoritos.

Entre os principais sistemas modulares, podemos citar:

Latas

É grande a quantidade de latas que despejamos, mês a mês. Por isso, reutilizá-las para acomodar o seu cultivo na horta vertical é uma ótima ideia!

Lembre-se, apenas, de fazer um furo no fundo da lata, com o auxílio de um prego e um martelo, para escoar a água não aproveitada nas regas.

Xícaras e canecas

A dificuldade, aqui, reside apenas nos furos para o escoamento da água, mas ambos os recipientes podem servir como pequeninos vasos portáteis, podendo levá-los aonde estiver o sol do dia.

Garrafas PET

As possibilidades decorativas com garrafas PET são tão variadas quanto a quantidade de temperos e verduras que você pode acomodar em hortas verticais.

Posicionadas horizontal ou verticalmente, suspensas ou mesmo enfileiradas em estantes e calhas, as garrafas PET ganham utilidade por muito tempo, tornando-se uma opção sustentável, inclusive.

Para quem não se encanta com a translucidez do material, uma dica: você pode pintar as garrafas antes de preparar a terra e acomodar os temperos de acordo com a sua decoração.

Caixas

Especialmente utilizadas em áreas com bastante espaço disponível, as caixas trazem um frescor que remete à decoração sustentável e permitem uma variedade ampla de ingredientes que podem ser cultivados.

Por conta das dimensões delas, vale apostar em verduras maiores e de renome no cardápio cotidiano, como rúcula e alface, entre outras.

Vasos

Hortas verticais com vasos estão em alta. Primeiramente, pela versatilidade do recipiente, que já é pensado para facilitar cultivos diversos. Em segundo lugar, porque a popularidade das hortas verticais trouxe novidades diversas nos próprios modelos de vasos. Um, com certeza, é tão adaptável às suas ideias de cultivo quanto à decoração do seu apartamento.

O preparo do solo para cultivo

Agora, o projeto de horta vertical está quase enraizado no seu cotidiano. Mas, antes, é preciso focar na preparação do solo.

Para isso, é preciso pensar em um solo rico em nutrientes. Encontra-se esse tipo de material em lojas especializadas, mas há uma mistura caseira útil para ocasiões em que você deseja, literalmente, sujar as mãos.

Recomendamos o seguinte preparo:

  • Terra preta
  • O mineral vermiculita
  • Matéria orgânica (compostos em geral)

Divida-os em partes iguais e acrescente no recipiente de sua escolha (lembre-se de que, no fundo deles, deve existir um pequeno furo destinado ao escoamento da água).

Vale se atentar que cada muda possui uma necessidade distinta de rega. Analise, caso a caso, e crie o hábito de regá-las devidamente — tomando cuidado para não regar demais. O ideal é que pouca água escorra pelo recipiente.

Por fim, marque na agenda uma adubação complementar da sua horta vertical a cada 15 ou 30 dias, e outra sempre que uma colheita tiver sido realizada.

Para a adubação, recomendamos os materiais orgânicos, como húmus, sulfato de amônio ou esterco de galinha ou gado.

Os cuidados necessários

O passo a passo para contar com uma horta vertical em apartamentos é este. Vamos conferir, agora, alguns cuidados para que toda colheita seja proveitosa e saborosa!

  • Durante o inverno e dias úmidos, cheque a umidade da terra para verificar a necessidade de rega.
  • Cuidado com a dengue. Caso use pratos, sob os recipientes, acrescente um pouco de areia para não servir de moradia para o Aedes aegypti.
  • Cuidado com a terra preparada. Cada uma possui sua particularidade. Leia com atenção as instruções.
  • Ervas daninhas são mudas que nascem, espontaneamente, junto do seu cultivo. Verifique a horta com frequência e arranque esses matinhos inconvenientes sem medo.

Com as nossas dicas, você terá um cardápio delicioso e colorido sempre à mão nas suas hortas verticais.

E, caso você queira saber muitas outras dicas úteis como essa, para trazer ainda mais funcionalidade à decoração do seu lar, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Share this