CRM: o que é e qual a sua função

CRM: o que é e qual a sua função

Se antecipar às necessidades dos clientes usando da tecnologia é essencial para se destacar no setor imobiliário. O corretor que quer crescer na carreira, melhorando o atendimento e a experiência do cliente, deve contar com o apoio de uma metodologia de trabalho chamada CRM.

Essa metodologia, muitas vezes confundida com os softwares que suportam sua aplicação, permitirá o registro e a organização dos contatos, facilitando o trabalho e tornando o atendimento mais pessoal. Afinal, para garantir sucesso nesse mercado é essencial ter um bom relacionamento com sua cartela de clientes.

Quer saber mais sobre o que é o CRM e qual a sua função? Continue lendo nosso post e melhore seu atendimento agora mesmo!

O que é CRM?

Atualmente, com o avanço da tecnologia, as relações de negócios se tornaram muito mais dinâmicas, se fazendo necessário uma boa gestão estratégica que te possibilite vender mais e otimizar os resultados em médio e longo prazo. É isso que o CRM, do inglês Customer Relationship Management, busca.

Antes de ser um software, o CRM é uma metodologia de gestão que diz respeito àquelas estratégias com foco no cliente e no seu relacionamento com corretores e empresa — o objetivo é acompanhar todas as etapas de forma a prever e antecipar seu comportamento.

Existem diversos tipos de softwares CRM no mercado. Desde sistemas de interação, que possibilitam o contato do cliente, como Call Centers e Força de Vendas. Este último é aquele que será mais utilizado por corretores, onde você poderá efetivamente registrar os atendimentos e acompanhar a evolução do processo de venda.

Além desses, existem os sistemas de aquisição do conhecimento, que utilizam da base de dados dos sistemas de interação para gerar relatórios que auxiliarão na tomada de decisões. É a partir dessa análise, então, que se dará a estratégia de CRM.

Mas como exatamente isso acontece?

Com bons softwares de CRM suportando suas atividades, será possível segmentar seus clientes por localidade, perfil, tipo de imóvel que busca, entre outras características. Isso te dará mais confiança nos atendimentos, além de ajudar a torná-los mais personalizados.

O CRM também permitirá medir o nível de satisfação dos clientes e planejar campanhas específicas, para atuar em cima das necessidades deles. Isso tudo ao mesmo tempo que você fica por dentro de todo o processo de vendas — a partir do momento que o cliente faz sua primeira ligação para a empresa, até a assinatura do contrato.

Por meio da análise dos dados dos clientes registrados no programa, você terá acesso ao histórico de cada um, podendo verificar os casos que ainda estão abertos e os que foram finalizados, a data e a hora do último contato, entre outras informações essenciais para que sua próxima abordagem seja a melhor possível.

Os benefícios de uma estratégia de CRM

São muitos os benefícios trazidos com a aplicação do CRM no seu dia a dia no mercado imobiliário.

Embora muitos achem que a única função do CRM seja maximizar as vendas, é preciso destacar que esse, apesar de ser um dos principais, não é seu único benefício e que uma boa gestão do relacionamento não servirá apenas para que a empresa aumente seus lucros, mas para muito mais!

Aumento das vendas

Como falamos, o principal benefício para imobiliárias que contam com o suporte de um software CRM é o aumento das vendas e otimização dos resultados.

Quando automatizamos processos, em sua maioria burocráticos, é possível economizar em mão de obra e recursos, otimizando o tempo de trabalho de forma a focar naquilo que é realmente importante: atender bem o cliente para conquistar vendas!

Por exemplo, com a ajuda de um software CRM, você poderá processar e comparar todos os dados da sua cartela de clientes, inclusive os de atendimentos realizados. Dessa forma, otimizamos nosso tempo, pois como as informações ficam organizadas de maneira simples e prática, fica fácil encontrá-las, permitindo que nosso atendimento ganhe em qualidade.

Fidelização dos clientes

De acordo com Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing no mundo, manter os clientes atuais e torná-los fiéis custa sete vezes menos do que conquistar clientes novos.

Isso porque clientes satisfeitos irão sempre retornar quando precisarem dos seus serviços, além de trabalharem a seu favor, numa espécie de marketing boca a boca, falando bem de você nas redes sociais e te indicando a amigos e familiares.

Em tempos de alta competitividade, em que uma boa reputação vale ouro, contar com uma cartela de clientes extremamente satisfeita é a diferença entre atingir ou não as metas de vendas mensais.

Organização

Um software do tipo CRM também permitirá que você faça uma busca precisa dos imóveis disponíveis, classificados pelas mais diversas categorias, como tipo (apartamento, casa, ou loja comercial), status (se é aluguel ou venda) ou mesmo pelo código de cadastramento.

Todos os dados do imóvel, suas características e infraestrutura ficarão registrados de forma detalhada para que você, corretor, consiga fazer uma comparação de preço por metro quadrado, oferecendo, então, a opção ideal para cada um de seus clientes.

Informação na palma da mão

Além disso tudo, o CRM te dará a possibilidade de inserir e visualizar fotos do imóvel, bem como ter acesso a um histórico do local, que te dará o registro de todos os clientes que manifestaram interesse por ele em algum momento, os que já fizeram visita e até mesmo os que já chegaram na fase de mandar uma proposta.

Cada cliente, assim como os imóveis, ficará registrado no programa CRM e terá seu código próprio, por onde será possível acessar suas informações detalhadas, além de observações importantes, como suas exigências quanto ao imóvel e a forma de pagamento pela qual tem preferência (financiamento ou à vista).

Mas para extrair todos esses benefícios do uso de um CRM, é preciso garantir que a utilização e o carregamento das informações neste sistema se tornem um hábito. O uso consciente dessa metodologia de trabalho e alimentação recorrente dos dados no sistema fará com o seu desempenho como corretor aumente, alavancando sua carreira!

Quer saber mais sobre atender melhor seus clientes? Leia também nosso post com dicas para entender melhor a necessidade deles e melhore ainda mais seus resultados!

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