Reforma da casa: 4 dicas para evitar dores de cabeça!

Reforma da casa: 4 dicas para evitar dores de cabeça!

Fazer a reforma da casa é algo que exige, antes de tudo, disposição. Afinal, é preciso saber lidar com a quebradeira e com a poeirada, com o barulho acima do que a gente gostaria de ouvir, com o pessoal da obra que nem sempre se comporta como deveria e com os atrasos que, muitas vezes, acontecem.

Porém, seguindo um bom planejamento, é possível evitar muitas dores de cabeça. Aliás, o planejamento é o princípio de tudo.

1 – Siga um plano

Planejar é preciso. Errar, não é necessário. Se você não quer ter surpresas durante a sua reforma, procure planejar cada etapa dela com antecedência. Nesse planejamento, tenha em mente que se a sua vontade é reformar apenas um cômodo ou a casa inteira, é preciso definir com detalhes o que você pretende fazer.

Por exemplo, você pode apenas querer ampliar uma sala, unindo cômodos, ou pode querer criar uma cobertura em um apartamento, ou um segundo pavimento em uma casa. Não importa. O essencial é que você tenha bem definido e planejado o que é o seu projeto, o que precisa ser feito sem se esquecer da sua capacidade financeira, que deve ser suficiente para cumprir sua meta.

2 – Faça um orçamento da reforma da casa

Com base nas suas vontades, verifique as suas possibilidades. Afinal, você pode estar pensando em uma reforma maior do que o seu bolso é capaz de suportar, o que não significa que ela não possa ser feita — uma dica é buscar materiais de boa qualidade que estejam mais compatíveis com a sua capacidade de pagamento. Ainda, você pode adequar o seu projeto ao que você tem disponível em caixa. De qualquer forma, nunca tente bancar uma reforma que esteja além das suas possibilidades financeiras.

3 – Só trabalhe com gente confiável

Trabalhar com bons profissionais em uma obra não só garante o bom andamento da reforma como também assegura que o resultado será o melhor possível. Então, prefira pagar um pouco mais pelos serviços de arquitetos e engenheiros e de pedreiros, gesseiros, assentadores de pisos e de revestimentos, entre outros profissionais qualificados e com boas recomendações, do que economizar com o “faz tudo” que acabará lhe dando prejuízo com o desperdício de material e causando uma chateação muito grande, quando entregar um serviço mal feito.

Aliás, é muito bom ressaltar que alguns desses prejuízos só surgem com o tempo, quando não haverá mais possibilidade de reclamar com o mal profissional que lhe atendeu.

4 – Mantenha tudo sob controle

Um dos maiores problemas de todos os que surgem durante uma reforma é a perda de controle sobre o que está sendo consumido na reforma. Aliás, é muito comum o prestador do serviço pedir uma quantidade de material, conforme o projeto inicial e, depois, com o andamento da obra, começar a pedir materiais adicionais.

Com certeza, a reforma da casa pode causar imprevistos, que exijam maiores gastos do que aqueles originalmente projetados. Mas isso deve ser visto dentro de um limite razoável. Por isso você deve saber exatamente o que está sendo comprado e para qual finalidade.

Se você tem alguma dúvida sobre o que deve fazer durante a reforma da casa, deixe aqui o seu comentário. Teremos prazer em ajudar!

Share this