Como fidelizar clientes utilizando as redes sociais?

Como fidelizar clientes utilizando as redes sociais?

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Fidelizar e conquistar um cliente antigo é uma tarefa árdua, mas, para quem consegue cumpri-la, os benefícios colhidos são inúmeros — além de ser uma estratégia muito mais vantajosa e lucrativa do que investir na captação de novos consumidores.

Corretores interessados em criar uma cartela de clientes fiéis devem entender que tão importante quanto fechar uma venda é investir em um relacionamento sólido e próximo, que manterá seus consumidores sempre satisfeitos com o serviço prestado.

Nesse contexto, as redes sociais têm papel fundamental. Elas tornam possível um relacionamento próximo do cliente, que é o primeiro passo para criação de vínculos. Além disso, por meio delas, temos uma forte ferramenta para saber como o consumidor se comporta, o que ele faz, quais são os anseios dele e o que espera do seu serviço.

Afinal, conhecer bem o seu público-alvo é a primeira regra – e a mais importante – para fidelizar clientes. Quer saber mais sobre as principais redes sociais e como utilizá-las a seu favor para criar uma cartela de clientes fiéis? Continue lendo nosso post!

As principais redes sociais

Facebook

Com quase 100 milhões de usuários mensais somente no Brasil, o Facebook permite compartilhar textos, fotos, vídeos e interagir de maneira mais próxima com seus clientes. Além disso, tem integração com outras redes sociais, o que permite que ao publicar uma mídia em outro local, o usuário possa duplicar o post para o Facebook.

Nesta rede social também é possível que se desenvolvam aplicações para integrá-las à sua plataforma. A linguagem predominante é informal e as empresas aproveitam das facilidades disponíveis para criar suas páginas e utilizar o canal para exibir seus produtos, compartilhar material relevante para o público e conversar com potenciais clientes, informando, cativando e incentivando os usuários a se relacionarem com a empresa.

Você pode, por exemplo, publicar fotos e informações sobre seus imóveis e aproveitar para direcionar os possíveis clientes para o seu site ou blog.

Twitter

Essa ferramenta é usada para postar pequenas mensagens, com no máximo 140 caracteres. Aposte em links para o seu site, gifs e imagens. Assim como o Facebook, possui uma linguagem mais informal e interativa.

Seu diferencial é oferecer a oportunidade de adicionar hashtags ao post (como palavras chaves do assunto que você está comentando) para agregar conteúdos do mesmo tema. Isso faz com que seu conteúdo tenha mais destaque e seja facilmente localizado pelo seu público.

Instagram

Esse aplicativo tem foco no compartilhamento e no tratamento de imagens. O Instagram foi projetado para uso em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, permitindo aos seus usuários que compartilhem imagens.

O Instagram ainda permite que a imagem seja replicada em outras redes sociais, além do uso de hashtags, assim como no Twitter, para relacionar seu post com suas principais palavras-chave.

Aproveite a sua conta no Instagram para postar fotos e vídeos curtos dos seus principais imóveis. Invista na qualidade das imagens e jamais publique algo que esteja desfocado ou com a resolução de baixa qualidade.

LinkedIn

O LinkedIn é a rede de relacionamentos com foco no mercado profissional. Nele, os usuários publicam suas experiências profissionais, cursos realizados, conhecimentos e as atividades de interesse, como em um formato de um currículo online.

O principal objetivo da rede social é permitir que os usuários registrados possam manter uma rede de contatos profissionais que eles conheçam e que confiem — por sinal, nessa rede que a maioria das empresas tem buscado e recrutado novos empregados. A linguagem aqui, então, é formal e mais séria, podendo ser adequada de acordo com a área de atuação e cultura da empresa.

YouTube

O YouTube, apesar de não ter oficialmente a alcunha de rede social, é obrigatória para quem quer chamar a atenção do público e fidelizar clientes. A linguagem na principal rede de vídeos varia de acordo com o perfil do seu público, visto que o site é acessado por diversas pessoas, de faixa etária, gosto e gênero diferentes.

Você pode produzir e postar vídeos no seu canal do YouTube com dicas e orientações sobre imóveis e assuntos relacionados, de forma a se tornar uma referência para o seu público-alvo.

Estratégia multicanal

Você realmente conhece o seu cliente? Sabe quais são as redes sociais em que ele está presente e o que ele quer e espera do seu negócio? Então, o primeiro passo é criar sua buyer persona. A buyer persona é a representação do seu cliente ideal e com ela bem definida será possível identificar em quais redes sociais ela está mais presente.

Mas saiba que focar seus investimentos em apenas um canal é um erro. Invista em uma estratégia multicanal e teste todas as suas possibilidades. Assim, você vai conseguir atingir seu público com chances maiores de fidelizá-lo.

Crie conteúdo original para fidelizar clientes

Em praticamente todas essas redes existe a possibilidade de patrocinar os posts. Com isso, podemos segmentar o público-alvo para cada uma de nossas campanhas e utilizar de botões call to action para levar os usuários a efetuar uma compra, baixar um app, entre outras ações.

Não utilize as redes sociais apenas para investir em mídia paga. Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, aliada ao uso das principais redes que sua buyer persona usa, você conseguirá atingi-la oferecendo justamente o que ela quer: conteúdo inédito e relevante.

Essas duas qualidades são essenciais nos seus posts para chamar a atenção dos usuários, mesmo sem pagar para anunciar. Use das redes sociais para replicar o conteúdo criado, seja ele blog posts, e-books e vídeos, e maximize os resultados da sua estratégia.

Mensure os resultados

Não adianta somente medir seus resultados em número de curtidas e comentários. É preciso avaliar, efetivamente, o nível de engajamento do seu público. Com a ajuda de alguns indicadores, chamados KPIs, será possível enxergar melhor seus resultados para que suas campanhas e posts sejam cada vez mais assertivos.

Converse com o público

Uma regra de ouro para qualquer rede social que seja utilizada é ouvir seus seguidores. Na internet, o cliente ganhou voz e aquele lema de que ele tem sempre razão foi potencializado pelo poder de compartilhamento nas redes sociais.

Isso significa que se um cliente não gostou do seu atendimento, ele ou ela utilizará das redes sociais para expor sua opinião. Da mesma forma o fará se tiver gostado, por isso é tão importante investir em uma experiência de qualidade para seu consumidor.

Além disso, se esse mesmo cliente tiver uma reclamação ou sugestão, ele tentará usar das redes sociais para entrar em contato. Portanto, é preciso investir no chamado SAC 2.0, que é aquele atendimento personalizado através das redes sociais.

Pronto para começar a investir nas redes sociais e fidelizar seus clientes? Tem ainda alguma dúvida sobre como investir em redes sociais para fidelizar clientes? Compartilhe com a gente!

Essas são algumas dicas básicas, porém cruciais, para melhorar seu atendimento e ajudá-lo a fechar cada vez mais e mais vendas! Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário no post!

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