Como comprar um terreno residencial com segurança? Veja 7 dicas

Como comprar um terreno residencial com segurança? Veja 7 dicas

Comprar um terreno e construir a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Porém, quando os cuidados essenciais não são tomados, ele pode se transformar em um verdadeiro pesadelo, fazendo com que o seu investimento acabe lhe trazendo mais prejuízos do que bons momentos.

Como ninguém quer passar por isso, nós separamos 7 dicas importantes de como comprar um terreno com segurança e tranquilidade. Confira!

1. Conheça as suas necessidades e expectativas

Antes de começar a procurar terrenos à venda, é importante que você saiba o que deseja construir, qual a sua necessidade de espaço e preferências — se você deseja morar em um local silencioso e próximo da natureza, em um condomínio fechado ou em um bairro familiar, por exemplo.

Saber de antemão o que você espera ajuda a fazer procuras mais focadas e que possam atender a sua necessidade, inclusive em relação ao espaço. Se você quer construir uma casa com quatro quartos, por exemplo, precisa de um terreno que comporte esse tipo de construção.

2. Visite o terreno

Nunca feche negócio sem antes visitar o terreno. De preferência, peça para vê-lo já roçado, assim, você poderá ficar atento a pontos importantes, como a qualidade do solo, a inclinação e declive, presença de encostas e as medidas exatas.

Aproveite e dê uma olhada na vizinhança e na vista que você terá após construir a sua casa. Tome cuidado com entornos que possam desvalorizar a sua construção.

Outros pontos importantes que você deve considerar são a presença de córregos e rios (é necessário um afastamento obrigatório por lei federal que pode inviabilizar a sua construção), se o terreno não é caminho natural ou ponto de convergência de águas pluviais e se não está em uma área de reserva florestal.

3. Analise o risco de enchentes

Os terrenos que ficam em beira de rua e possuem rios opostos ou adjacentes podem sofrer o risco de enchentes no período de chuvas de verão. Por isso, quando for visitar o local, converse com os vizinhos e analise essa questão.

4. Avalie a infraestrutura presente no bairro

Se você vai construir em um bairro novo, é preciso redobrar a atenção, sempre conferindo antecipadamente se o local possui redes de esgoto e de água pluvial, energia elétrica, pavimentação, telefone, internet e outros. O mesmo vale para loteamentos.

5. Verifique as leis de ocupação de solo e zoneamento da região

Cada cidade possui leis específicas sobre a ocupação do solo e, por isso, é interessante ir até a prefeitura obter essas informações.

É lá que você vai descobrir se a área em que deseja construir é considerada residencial, comercial ou industrial, se está embargada pela defesa civil, se está com um processo de desocupação acontecendo e, também, caso seja um projeto de loteamento, se ele está aprovado e regulamentado.

Aproveite e confira outros dados, como a taxa de ocupação (que indica o quanto a construção pode ocupar do terreno), o afastamento lateral e frontal e também a altura máxima que a construção pode ter.

Outro ponto importante é ficar atento às zonas históricas, já que muitas regiões podem ser tombadas e ter normas rígidas quanto à construção. Se você está pensando em comprar um terreno em um condomínio fechado, não se esqueça de conferir todas as recomendações diretamente com o condomínio, que também pode ter regras específicas.

6. Atente-se à documentação

Uma das dicas mais importantes de como comprar um terreno é estar atento à documentação. Assim, antes de fechar negócio, vá até o Cartório de Registro de Imóveis da cidade e solicite a certidão da propriedade, constando a negativa de alienações e ônus para se certificar que não existem dívidas e pendências.

Verifique também as guias de IPTU e IPTR.

7. Saiba quem é o vendedor

Pesquisar sobre as referências do vendedor é muito importante. Se ele for um corretor, busque informações junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Nos casos de loteamento, vale a pena conferir quem é a construtora e visitar outros loteamentos já feitos por ela, além de buscar opiniões de outros compradores.

Conseguiu entender como comprar um terreno com segurança? Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário!

Share this