Captação de Imóveis: por que todo corretor precisa fazer

Captação de Imóveis: por que todo corretor precisa fazer

Corretor de imóveis, sendo muito franco: você gosta de fazer captação de imóveis? Você entende a importância que a angariação imobiliária tem para o seu trabalho e carreira como corretor? E independente de gostar ou entender, você efetivamente faz a captação? Se a sua resposta para estas três perguntas foi sim, então parabéns! Você está entre a minoria de corretores que tem na captação de imóveis um dos alicerces de seu sucesso. Isto pois esta mesma minoria entende e aplica a lógica para gerar boas transações imobiliárias, ou seja, se é preciso prospectar bons clientes para fechar boas vendas, igualmente é preciso ter uma boa carteira de imóveis para oferecer a estes clientes. Certo?

Assim, uma das principais desvantagens para o corretor que não faz captação de imóveis é sempre ter apenas imóveis “secundários” para venda, ou seja, imóveis que outros profissionais já captaram e estão compartilhando. Isto por que as melhores captações geralmente são feitas com base em acordos de exclusividade para a comercialização. E justamente por este motivo que quem não capta só tem à disposição imóveis para venda coletiva, o que diminuiu bastante as chances de realizar bons negócios.

Baixar E-book Grátis - Captação de Imóveis

 

Por que a Captação de Imóveis é vista como uma tarefa tão difícil?

Entender como funciona a dinâmica das captações, mapear regiões para procurar e descobrir imóveis disponíveis para comercialização, construir relacionamentos para receber indicações de proprietários interessados, conquistar a confiança de tais proprietários baseado em seu próprio gabarito profissional, levantar toda a documentação necessária para viabilizar a captação do imóvel, negociar exclusividade, negociar comissão, formalizar a captação, avaliar o imóvel, planejar a divulgação e finalmente encaminhar o processo de vendas, tudo isso só para efetivamente captar um imóvel, e que ainda precisa ser vendido! Convenhamos, a captação de imóveis é uma tarefa nada fácil para qualquer corretor, hein?!

E antes fosse apenas a dificuldade natural que é o processo de captação de imóveis, mas não bastasse isso há ainda alguns gargalos no mercado imobiliário que deixam esta atividade ainda mais complicada, tais como a inadvertida desconfiança disseminada por “supostos corretores” entre os proprietários de imóveis, a lamentável falta de orientação de qualidade e acessível para a grande massa de corretores e ainda o assustador excesso de informações equivocadas espalhadas pela internet.

Assim você, corretor de imóveis à frente do seu mercado, mais do que nunca precisa superar todas as dificuldades e definitivamente dominar a captação de imóveis. E para isso é preciso descomplicar a angariação imobiliária, entendendo a dinâmica da captação de imóveis em sua essência.

Por que é tão importante para todo corretor dominar a Captação de Imóveis?

Uma das principais características do mercado imobiliário é o quanto o mesmo é peculiarmente diferente dos demais mercados. E talvez a principal diferença esteja justamente na (im)previsibilidade. Isto pois a grande maioria dos demais mercados trabalha com produtos predefinidos, ao que no mercado imobiliário cada produto – o imóvel – é único e não pode ser facilmente reposto.

Deste modo, se por exemplo uma empresa que comercializa peças para caminhões tem seu estoque zerado ou um repentino aumento de demanda, então tudo o que precisa fazer é ligar para suas fábricas fornecedoras e negociar uma reposição de estoque. No entanto já uma empresa imobiliária ou mesmo um corretor de imóveis não tem esta facilidade, pois obviamente não pode se dar ao luxo da pronta entrega.

Tais exemplos mostram então que esta dinâmica de (im)previsibilidade no mercado imobiliário torna extremamente importante a atividade de captação de imóveis, pois todo corretor de imóveis que se preze constrói o seu próprio banco de dados de empreendimentos – pois afinal, via de regra nenhum corretor consegue viver só de vender lançamentos, não é mesmo?

Portanto, se você quiser ter um rico portfólio de empreendimentos capaz de potencializar suas vendas, então altamente recomendamos que você, corretor de imóveis, ponha um sapato confortável, arregace as mangas e saia para captar imóveis. Quanto mais e melhores forem os imóveis captados, maiores serão suas chances de atender as necessidades e os desejos de seus clientes. Assim seu sucesso como corretor não depende apenas do quão bom você é em prospectar clientes, mas do quão bom você é em captar imóveis!

Dica de ouro para se dar bem na Captação de Imóveis

Você sabia que em boa parte dos negócios imobiliários a captação de imóveis é uma atividade remunerada? Geralmente a comissão pela venda de um imóvel é dividida entre a imobiliária, o corretor que vende e o que capta o imóvel, sendo que para este último a porcentagem é maior quando a captação do imóvel é feita com exclusividade. Informe-se e veja como faturar mais também com captação de imóveis!

À frente, corretores!

Sistema Rankim Banner CTA

Share this