7 passos para fazer um escritório em casa utilizando uma DCE

7 passos para fazer um escritório em casa utilizando uma DCE

Apesar de incomum, ainda é possível encontrar por aí as chamadas dependências completas para empregada (DCE), popularmente conhecidas como “quarto da empregada”. Antigamente elas eram vistas como itens fundamentais de qualquer residência e assim, alguns imóveis antigos ainda as possuem.

Se você acaba de comprar um apartamento que conta com esse espaço e não sabe o que fazer com ele, não se preocupe, pois, no post de hoje mostraremos como você pode transformá-lo em um escritório em casa com 7 passos. Acompanhe!

1. Planeje-se antes de começar a transformação da DCE em um escritório em casa

Geralmente, esse cômodo acaba se tornando o cantinho da bagunça ou a despensa. Então, para que ele se torne o seu mais novo home office é preciso fazer uma boa faxina, analisar junto a um profissional a estrutura do espaço e o que pode ou não ser mudado.

É importante fazer um planejamento sobre a planta do ambiente, assim você tem uma visão mais concreta de como tudo ficará após as modificações.

2. Estabeleça um orçamento

Os custos dessas modificações variam de projeto para projeto podendo sair na faixa de R$800,00 se sua intenção é apenas dar uma camada de tinta às paredes e reaproveitar alguns móveis, até R$ 10.000 se a ideia envolve quebra-quebra, uma reforma e um mobiliário específico.

Conte com os imprevistos e estabeleça um orçamento máximo de gastos, do contrário, você pode acabar por meter os pés pelas mãos.

3. Lembre-se de que menos é mais

O escritório é, além de um ambiente de trabalho, um espaço para os estudos, assim é importante optar por peças simples e que não causem distrações a quem frequenta o cômodo — não atrapalhando no rendimento.

Invista em móveis básicos e funcionais e deixe a decoração chamativa e colorida para pequenos objetos. Lembre-se de que menos é mais e busque sempre a harmonia entre as peças.

4. Dê atenção especial à iluminação

Muitas vezes pensamos que a iluminação é mero detalhe em um ambiente, mas, na verdade, ela está diretamente relacionada ao seu humor e motivação. Para ambientes que requerem concentração e foco, é importante optar por lâmpadas frias, ou seja, as de coloração branca. Ao contrário das amarelas que causam relaxamento, as brancas favorecem a produtividade.

Você pode investir em uma fonte de luz primária no teto e em algumas secundárias em luminárias de chão, abajures e spots direcionáveis.

5. Valorize um bom vaso de planta

Um vaso de planta no home office não é só um objeto decorativo, mas é também um item que contribui para a qualidade de vida. As plantas deixam o ambiente mais acolhedor e tranquilo, e o melhor de tudo é que algumas espécies favorecem a purificação do ar.

Entre alguns tipos ideais para esse ambiente temos as Zamioculcas, Ráfis, Ficus Lira, Pau d’água e Babosa de pau.

6. Preze pela ergonomia

A ergonomia em ambientes de trabalho é responsável por garantir uma jornada sem dores, problemas visuais e cansaço excessivo. Para o escritório em casa, preze por cadeiras que permitam regulagem de altura, possuam rodízios e um bom suporte para a coluna e antebraços. Nas mesas, invista nas de alturas agradáveis e que permitam ter tudo a fácil alcance.

Não se esqueça também de colocar os monitores de computadores e laptops a uma distância confortável aos olhos e com brilho diminuído. Pequenas atitudes como essas fazem grande diferença.

7. Tenha um sistema de organização eficiente

Com tantas tarefas e atividades, é fácil se perder em meio a papéis, documentos importantes, livros e pastas. Portanto, tenha um sistema de organização eficiente a fim de garantir um ambiente calmo e que propicie a produção.

Para isso, tenha prateleiras e estantes para armazenar os livros; gaveteiros móveis para os itens que precisam estar sempre à mão; e arquivos etiquetados para guardar os documentos e pastas importantes. Como diz a sabedoria popular: “ambientes organizados, vida organizada”.

Esperamos que com esse post você se sinta inspirado a transformar a sua DCE em um lindo escritório em casa. Se gostou e quer ficar por dentro de mais artigos como esse, não deixe de assinar nossa newsletter!

Share this