Reforma de casa sem stress: o que um arquiteto pode fazer por você?

Reforma de casa sem stress: o que um arquiteto pode fazer por você?

A reforma de casa demanda uma grande quantidade de despesas e tomadas de decisões. Entretanto, antes de pensar nas cores da parede ou nos acabamentos que serão dados à casa, é necessário sanar uma grande dúvida: será que vale a pena contratar um arquiteto?

Para responder a essa questão e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este post. Confira!

O arquiteto fará todo o planejamento da reforma

O planejamento de uma reforma é de grande importância para quem deseja reformar a sua casa. Ele não representa apenas um esboço de como ficará a casa após a reforma, mas também todas as mudanças e todas as soluções que serão empregadas levando em consideração o terreno e os objetivos do cliente.

Por exemplo, é no projeto arquitetônico que constará os materiais que são indicados para a obra, a estrutura hidráulica e elétrica, bem como a fundação que é necessária. Ademais, o arquiteto também determina as etapas e cria um cronograma a fim de organizar a obra e evitar atrasos e futuros prejuízos.

O profissional da arquitetura poderá te orientar adequadamente

Tratando-se da nossa casa, sempre temos a ilusória ideia de que podemos resolver tudo sozinhos. No entanto, nos esquecemos de que um profissional poderá dar a orientação e o auxílio adequados para a nossa reforma.

Nesse sentido, ele levará em consideração fatores como o posicionamento do sol, o melhor aproveitamento dos espaços, além de encontrar as melhores soluções dentro das condições possíveis.

O arquiteto não trabalhará com improviso e com intuição. Ele contemplará todas as etapas da obra: do planejamento à decoração. Além disso, ele dará mais segurança ao planejar a reforma: dizer o que é e o que não é cabível, detalhar as principais características da obra, bem como estar continuamente apresentando soluções eficazes para os problemas que surgirem.

Tudo isso trará maior tranquilidade, além de evitar prejuízos e dores de cabeça no futuro.

A contratação de um arquiteto apresenta um excelente custo-benefício à reforma de casa

Quem já passou por uma obra sabe o quanto ela pode ser imprevisível e causar muito estresse. Assim sendo, somente o fato da construção sair bem-feita e da maneira como havia sido planejada já é motivo para fazer valer todo o investimento realizado por contratar um arquiteto. Ademais, mesmo que a princípio pareça que você esteja pagando muito mais, a orientação do arquiteto pode render muitas economias, que acabam valendo — e até mesmo superando — o valor gasto com ele.

Isso porque o projeto arquitetônico evita gastos com itens que não estavam previstos e/ou não estavam no orçamento, além de dar a garantia de que cada etapa do cronograma será cumprida no tempo certo e da maneira adequada. Como se já não bastasse, a contratação de um arquiteto pode fazer com que a reforma seja feita de maneira que a obra passe a ser muito mais valorizada. Isso faz com que a casa ou apartamento passe a ter um valor agregado maior — caso um dia você pense em vendê-la.

Por meio de todas essas dicas, com certeza ficaram claras as vantagens de se contratar um arquiteto para a realização da sua reforma. Afinal, como vimos, além de evitar as temidas dores de cabeça, também haverá um ótimo custo-benefício.

Gostou do nosso texto? Então compartilhe-o nas suas redes sociais! Assim, seus amigos e familiares também podem ficar por dentro do porquê de se contratar um arquiteto para a reforma de casa!

Share this