Qual é a melhor época para realizar reformas na sua casa?

Qual é a melhor época para realizar reformas na sua casa?

Por mais que os brasileiros gostem de aproveitar o 13º salário para renovar o visual do imóvel, o fim do ano não é a melhor época para realizar reformas. Além das chuvas, o dono da casa ou do apartamento tem que lidar com outros inconvenientes durante esse período, como a alta procura por materiais de construção — que gera o aumento dos preços — e a escassez de mão de obra.

Esses e outros fatores atrapalham o planejamento, aumentam os gastos e irritam os moradores. Mas, afinal, qual é o momento mais propício para reformar um imóvel e por que o verão deve ser evitado? Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Faça reformas no inverno

Por ser um período mais seco, o inverno é a estação mais indicada para quem quer realizar uma reforma. As chuvas intensas, que são mais comuns no verão, podem mudar a composição dos materiais e prolongar o tempo de cura, impactando, assim, os planos do morador.

A mesma dica vale para quem pretende investir em pequenas melhorias, como a pintura das paredes, por exemplo. Em épocas de baixa umidade, a tinta costuma secar mais rápido, diminuindo o intervalo entre cada demão.

E se os planos estiverem relacionados à área de lazer, a regra do inverno passa a valer em dobro. Pode até soar estranho instalar uma piscina no meio do ano, mas a estiagem — que é mais intensa nesse período — favorece as obras e deixa tudo pronto para o verão.

Evite as datas festivas e as férias escolares

Outra vantagem do inverno é a ausência de feriados comemorativos, como o Natal e o Ano Novo. Dessa forma, o morador consegue lidar melhor com o quebra-quebra sem se preocupar com visitantes, familiares e amigos — que costumam frequentar a residência durante as festas.

Vale ressaltar também que nas férias escolares de dezembro e janeiro, muitos profissionais do setor de construção — especialmente arquitetos e engenheiros — se ausentam do trabalho para viajar com a família. Por isso, faça o planejamento da obra logo após o verão e tire os planos do papel no inverno.

Siga essas dicas, mesmo que você more em apartamento

Por mais que os moradores de condomínios consigam armazenar o material dentro do apartamento, protegendo-os da chuva, é bom lembrar que a umidade afeta até as etapas básicas da obra. A consistência da argamassa fica mais líquida e dificulta o assentamento de azulejos e pastilhas.

Sendo assim, prefira fazer reformas no inverno e, se necessário, oriente seu síndico a proceder da mesma forma na manutenção do prédio.

Anote na agenda a melhor época para realizar reformas

Aqui no Brasil, o inverno começa no dia 20 de junho e se estende até 22 de setembro, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Separe essa data no seu calendário!

Agora que você já descobriu qual é a melhor época para realizar reformas, programe-se e obtenha os melhores resultados.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, escreva sua pergunta no espaço de comentários. Aproveite ainda para compartilhar alguma experiência adquirida em reformas. Aguardamos o seu depoimento!

Um comentário sobre “Qual é a melhor época para realizar reformas na sua casa?

Os comentários estão encerrados

Share this