Muitas pessoas sonham com a casa própria, mas em algum momento do processo de pesquisa sobre as tendências do mercado imobiliário e de juntar toda a quantia necessária para comprar ou para fazer um financiamento, aparece a dúvida: casa ou apartamento? Afinal, existem dois tipos de pessoas: aquelas que preferem morar mais seguras em um apartamento e as que amam viver com liberdade em uma casa com a família.
Diante disso, qual é a melhor opção? Não há uma resposta 100% correta, uma vez que essa é apenas uma questão de preferências e de estilo de vida que depende de uma série de fatores. Não estamos aqui para dizer se você deve escolher um ou outro, mas para te ajudar a descobrir qual das duas opções é melhor para você.
Listamos, no artigo de hoje, os prós e os contras de morar em casa ou apartamento e isso, com certeza, servirá de auxílio para que você chegue a uma decisão. Acompanhe!
Os prós e contras de viver num apartamento
1. Tamanho
A maior desvantagem dos apartamentos é que, na maioria das vezes, eles possuem dimensões consideravelmente menores do que as casas.
Isso não deve ser, porém, o fator decisivo do negócio, uma vez que é possível aproveitar ao máximo o espaço que você tem disponível. Basta buscar maneiras de poupar espaço com móveis planejados, usar cores específicas nas paredes e acertar nos itens de decoração.
2. Localização
O tamanho, muitas vezes, torna-se um fator menos importante em comparação com o local em que se encontra o imóvel. Se você prefere viver em um apartamento, provavelmente vai encontrar uma melhor localização do que aqueles que preferem casas, uma vez que estas geralmente encontram-se em pontos mais afastados dos grandes centros.
3. Segurança
No que diz respeito à segurança, apartamentos parecem ser a melhor escolha. Alguns edifícios têm funcionários designados para essa função e muitos deles possuem serviços de guarita que só podem ser abertas com códigos, cartões e biometrias.
Além disso, é menos provável que uma potencial ameaça passe despercebida quando há tantos vizinhos e câmeras em todos os lugares.
4. Animais de estimação
Se você é um amante dos animais de estimação, vai perceber que isso pode ser complicado em apartamentos. Alguns condomínios proíbem a criação de animais e outros restringem o tamanho dos bichos.
Caso você queira um cão de grande porte, por exemplo, a convivência será difícil em um ambiente de pequenas dimensões como os apartamentos. Se tiver predileção pelos animais de pequeno porte, por sua vez, você não terá esse tipo de problema.
5. Vizinhança
Em um apartamento você está cercado por vizinhos e é bom lembrar que eles podem não ser tão amigáveis. Geralmente, um apartamento é construído bem próximo do outro e, se você é do tipo que gosta de paz e tranquilidade, pode ter dificuldade em encontrar esses fatores.
A melhor coisa que você pode fazer, nesse caso, é tentar estabelecer um bom relacionamento com os seus vizinhos desde o início, evitando possíveis desentendimentos.
6. Regras
Viver em um apartamento significa que você terá que respeitar as regras do condomínio e da administração do prédio. Algumas leis podem proibir coisas pequenas como fazer barulho após as 20h ou até coisas mais importantes como fazer alterações na varanda ou modificações na construção.
7. Facilidades
Muitos apartamentos oferecem academias, quadras, piscinas, saunas, salas de jogos, jardins comuns e muitas outras instalações em suas dependências, o que facilita muito a vida de quem não tem muito tempo. Para usar qualquer uma dessas facilidades é necessário apenas retirar a chave na recepção.
Os prós e contras de viver em uma casa
1. Festas
Se você é do tipo que adora dar festas regularmente, a dúvida entre casa ou apartamento pode desaparecer aí, já que a primeira é a melhor opção para você. Muitos edifícios possuem regras quanto a barulhos e festas em apartamentos, então comemorar com os seus amigos será muito mais agradável em um quintal ou na varanda de uma casa.
2. Manutenção
Esse é um importante fator a considerar. Casas tendem a ter maiores custos de manutenção, não só na limpeza, mas também em reparos e consertos em geral. Pense em como é fácil limpar um apartamento pequeno em comparação a uma casa.
Além disso, espaços como garagem, jardim e áreas externas serão sua responsabilidade também, o que não acontece em apartamentos. No entanto, o inverso também pode acontecer: às vezes, o valor do condomínio de um edifício pode ser maior que o de manutenção de uma casa.
3. Privacidade
Você vai ter mais liberdade e muito mais privacidade se optar por viver em uma casa. Por mais próxima que uma casa seja da outra, o incômodo por parte dos vizinhos e o barulho são menores. Ademais, na maioria das vezes você ficará escondido dos olhares curiosos da construção ao lado, garantindo mais privacidade.
4. Liberdade de mudanças
Ao possuir uma casa, você pode modificá-la normalmente e renová-la como desejar — você estará sujeito apenas a alguns regulamentos da prefeitura do município. Assim, é possível ter uma maior liberdade de deixar tudo com a sua personalidade e estilo, sem implicações e frustrações.
5. Valores
Esse é um fator que depende muito do estilo de vida que você deseja levar, do tamanho da propriedade, da localização, etc. No entanto, casas geralmente tendem a ser mais baratas do que muitos apartamentos. Isso significa que se optar pela primeira, você pode economizar algum dinheiro e investir em outras coisas e reformas.
6. Espaço
As casas geralmente oferecem um maior espaço. Isso permite que você crie plantas, construa o jardim que sempre sonhou, monte ambientes com os móveis e o estilo que você quiser — sem se preocupar muito com as dimensões deles —, além de possibilitar a criação de animais de estimação de grande porte.
A decisão de morar em uma casa ou apartamento vai depender do estilo de vida que você deseja e também de suas preferências pessoais. As vantagens de viver em um apartamento podem não significar muita coisa para você e vice-versa. Atente-se aos fatores chaves como espaço, localização, segurança e condição financeira e planeje-se para tomar a decisão certa!
O planejamento é essencial e, nesse quesito, você pode contar com a ajuda de uma imobiliária ou de corretores para ajudá-lo com os aspectos legais desse processo.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado nesse grande momento de sua vida. Se você gostou e quer ficar por dentro de mais dicas como essas, não deixe de assinar nossa newsletter!