Para quem está começando a carreira como corretor de imóveis, o networking é essencial para conseguir novas oportunidades de negócios. Porém, fazer networking é bem mais do que apertar algumas mãos e tomar café com pessoas aleatórias. Existem maneiras de conduzir esta atividade que permitem obter os melhores resultados, levando você a conhecer as pessoas certas, que poderão se tornar parceiros ou clientes no futuro. Neste post, você vai entender melhor a importância do networking para sua carreira e encontrar dicas de como fazer networking do jeito certo. Confira:
Conseguindo contatos
O primeiro passo de como fazer networking é obter contatos relevantes. Como já dissemos, não basta estar em contato com pessoas aleatórias; o que você realmente precisa é de pessoas que tenham um interesse ou uma relação com o mercado imobiliário.
Para conhecer estas pessoas, você precisa sair da sua zona de conforto. Participe de eventos – feiras e palestras, por exemplo – da sua área. Afilie-se a uma associação de corretores de imóveis. Ou, então, use as redes sociais para encontrar outros indivíduos e comunidades interessados no assunto.
Quando estiver no meio dessas pessoas, se apresente e converse. É natural, durante a conversa, trocar informações de contato. Seja um cartão de visitas ou simplesmente o número de telefone ou e-mail desta pessoa, guarde essa informação. Nunca encerre uma conversa sem trocar contatos, e também não descarte um contato obtido — você não sabe quando e como ele poderá ser útil.
Organizando contatos
Existem vários aplicativos voltados especificamente para organizar agendas de contatos, como o Connect (para iOS) ou o Drupe (para Android). A maioria deles têm a vantagem de reunir automaticamente seus contatos de várias fontes, o que realmente facilita a organização.
Porém, a maneira mais eficaz provavelmente ainda é uma planilha no Excel, pois permite incluir diversas outras informações relevantes. Uma boa planilha de contatos traz a categoria do contato (por exemplo, “cliente” ou “parceiro” ou “colega de faculdade” ou “colega de trabalho”, ou outras). Inclui também observações sobre como você conheceu a pessoa ou conversas recentes que vocês tiveram. Pode até ter um controle de quando você falou com aquele contato pela última vez, facilitando o trabalho do próximo passo.
Mantendo a comunicação com os contatos
Existem três aspectos essenciais a considerar, quando o corretor de imóveis pensa em manter contato com os membros do seu networking. Eles são: meio, frequência e objetivo.
O meio é simplesmente o canal que você utilizará para entrar em contato. Dependendo de cada indivíduo no seu networking, pode haver um meio que ele prefere ou que seja mais eficiente. Algumas pessoas nunca estão disponíveis para atender o celular, então, talvez, você deva usar o e-mail. Algumas pessoas levam dias para responder um e-mail, então uma ligação pode ser mais indicada. Nossa sugestão, particularmente, é que o meio mais eficaz de networking ainda é cara a cara.
A frequência varia dependendo da sua proximidade com o indivíduo e do objetivo que você tem ao manter contato com ele. Em alguns casos, basta uma ligação mensal; em outros, você pode falar com o indivíduo toda semana. O mais importante é ter cuidado para não esquecer de manter contato regular.
O objetivo precisa ser visto como uma continuidade. Se você já vem conduzindo uma determinada negociação ou discussão, seu objetivo é, a cada contato realizado, dar continuidade a ela. Se você a esquece ou deixa de lado, pode perder o ritmo e o momento certo para fechar um negócio, por exemplo.
Para todos estes itens – meio, frequência e objetivo – existe uma regra de ouro do “não”: não seja incômodo. Cuidado para não desgastar o seu networking, usando meios de contato que são inoportunos ou mantendo contato em uma frequência absurda. O networking deve ser uma atividade que aproxima você de outras pessoas — se ele é visto como um problema por essas pessoas, o resultado obtido será o contrário.
Agora que você já sabe como fazer networking, pode começar imediatamente com os contato que você já tem. A partir de agora, sua missão é nunca perder uma oportunidade por falta de contatos.
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