Conheça as 4 melhores dicas de como montar um home office agradável

Conheça as 4 melhores dicas de como montar um home office agradável

O número de contratação home office, modelo que permite ao funcionário trabalhar em casa sem a necessidade de comparecer diariamente ao escritório, cresce a cada ano, poupando a empresa de vários gastos e também contribuindo com um estilo de vida mais tranquilo e feliz para o funcionário.

Se você se encaixa nesse modelo de trabalho, confira 4 dicas sobre como montar um home office confortável e útil, que estimule a realização de suas atividades profissionais. Acompanhe!

1. Defina um cômodo

Antes de comprar os móveis e investir na decoração do seu escritório, você precisa definir em qual cômodo da casa pretende instalar seu ambiente de trabalho. Se você tiver um cômodo livre que possa se destinar exclusivamente à essa função, é a opção ideal, mas caso não tenha, é possível adaptar qualquer cantinho da casa.

Dê preferência a espaços bem iluminados, perto de janelas. A luz te ajudará a manter-se concentrado e alerta com mais facilidade. Evite montar o escritório no quarto onde você dorme, para não misturar totalmente seus horários de descanso e trabalho. Também fuja de locais com muita circulação de pessoas para não se desconcentrar com frequência.

2. Escolha os móveis ideais

Depois de escolher o ambiente e saber exatamente o tamanho disponível que você terá, é hora de definir os móveis. Uma boa mesa ou escrivaninha de trabalho é imprescindível para desempenhar suas funções. Atente-se à altura do móvel e verifique se, ao sentar, seus pés ficam apoiados no chão e seus joelhos permanecem no ângulo de 90°, sem encostar na parte de baixo da mesa. Prefira cores claras e neutras para manter o ambiente leve e agradável.

A cadeira precisa ser ergonômica, para não gerar problemas sérios de postura. Dê preferência para as que apresentam possibilidade de ajuste de altura e possuem braços e rodinhas que facilitam sua mobilidade. Outros móveis importantes são armários e prateleiras para guardar e acomodar livros, papéis e documentos de forma organizada.

3. Organize seus eletrônicos

Um home office precisa contar com uma boa infraestrutura eletrônica que atenda suas necessidades. Disponibilize várias tomadas, acesso à rede, linha telefônica e deixe cabos, adaptadores e carregadores em lugares de fácil acesso.

Além de um computador ou notebook, que é o equipamento mais básico para o trabalho, providencie também microfone e caixas de som (para viabilizar reuniões on-line e videoconferências), telefone, impressora e outros equipamentos que a sua profissão exige.

Uma opção interessante é colocar um frigobar e uma máquina de café no escritório para que você não precise sair do ambiente de trabalho toda vez que quiser tomar uma água, um café ou fazer um lanche. Só não exagere no tempo de dedicação ao serviço. Pare para fazer as principais refeições e estipule horários fixos de trabalho.

4. Saiba como montar um home office bonito

Você pode e deve dar um toque pessoal à decoração do seu home office. Escolha tintas e papéis de parede que estimulem a concentração e a criatividade e não exagere nas cores alegres ou escuras. Outros itens de decoração que podem garantir estilo ao ambiente são os tapetes e cortinas. Prefira tons neutros. Vaso de planta e quadros sempre são itens importantes para dar vida ao escritório.

Dica geral: sempre priorize o conforto e praticidade! Invista na criação de um ambiente que te agrade, mas que não te estimule a descansar ou se entreter com outras atividades da casa.

Gostou das sugestões de como montar um home office eficiente e agradável? Então assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

Share this