Vender mais vai muito além de ter uma equipe de vendas bem treinada. Apesar de algumas empresas insistirem em ignorar esse fato, as pessoas estão cada dia mais exigentes em relação a forma com que o relacionamento entre empresa e cliente é feita e, por isso, é preciso se atualizar.
O que vem tornando possível que empresas se destaquem no mercado é o investimento em marketing de relacionamento, um tipo de estratégia que visa, prioritariamente, o relacionamento entre a sua marca e os seus clientes e prospects, fazendo com que eles fiquem mais próximos do seu negócio e, consequentemente, convertendo mais vendas.
Principalmente em mercados de produtos de alto investimento, como imóveis, é preciso encontrar as abordagens mais promissoras para fechar uma venda, não é mesmo? Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre marketing de relacionamento. Confira!
O que é marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é uma estratégia voltada para a aproximação dos clientes e prospects com a sua empresa. Essa aproximação, por sinal, pode transformar a forma com que a sua imobiliária lida com os clientes — eles se tornarão fãs da marca, entrando para o patamar de clientes fiéis e que defendem seus produtos e serviços para amigos, familiares e potenciais compradores.
Como o marketing de relacionamento pode ajudar no dia a dia do mercado imobiliário?
O mercado imobiliário, por se tratar de bens de consumo duráveis, cuja venda para o mesmo cliente resume-se a, no máximo, dois imóveis, exige um cuidado muito maior com o relacionamento. Esse tipo de venda costuma vir, principalmente, de indicação de antigos clientes para os atuais, e por isso manter cada cliente o mais satisfeito possível é fundamental para receber novas indicações para o negócio.
Confira 3 dicas de como adotar o marketing de relacionamento para vender mais!
1 – Utilizar um CRM
A utilização do CRM (Customer Relationship Management) ou gestão de relacionamento com o cliente é fundamental para armazenar e analisar informações sobre cada um dos clientes periodicamente. Nesse momento, é interessante saber em qual data o cliente comprou o primeiro imóvel, como foi a negociação, qual a data de aniversário do cliente, etc.
Tudo isso pode se tornar ferramenta de aproximação, seja com mensagens de “feliz aniversário”, ou o envio de brindes de presente para clientela. Todas essas ações vão variar de acordo com o estilo do seu negócio — mas é interessante sempre manter o cliente próximo, principalmente após fechar negócio, seja por conta de um aluguel ou da venda de um imóvel.
2 – Programa de bonificação e fidelidade
Em alguns negócios, as bonificações e programas de fidelidade são uma alternativa viável. No caso do mercado imobiliário, por exemplo, podemos trabalhar com um esquema de bonificação ou descontos em parcelas futuras caso haja a indicação de novos clientes.
Em outro cenário, podemos trazer essa realidade para algo mais palpável: brindes relacionados à casa para os clientes que indicarem amigos ou familiares que possuem intenção de comprar um novo imóvel.
3 – Atenção e cuidado no pós-venda
O pós-venda é uma ferramenta que faz a diferença na hora de encantar o cliente. Invista em estratégias que aproximam o seu público. Por exemplo, se o seu cliente optou por comprar um apartamento pequeno, envie periodicamente e-mails com conteúdos que o ensine a decorar ou organizar pequenos ambientes.
Se você sabe que o cliente é recém-casado, alguns conteúdos sobre a realidade de recém-casados e a escolha do imóvel ideal são sempre bem-vindos. Esse tipo de investimento mostra que você, enquanto empresa, não está apenas interessado em vender mais: é sua intenção realmente trazer o cliente para perto, para que ele aproveite ao máximo o bem que adquiriu.
O foco nessa nova fase do mercado que temos vivenciado é a satisfação dos clientes. Esqueça aquele modelo em que o cliente tinha que se adequar ao que a empresa oferece: é hora de fazer a diferença.
Esteja próximo do seu cliente, seja por meio de um contato mais transparente, na utilização de canais e atendentes capazes de tirar todas as dúvidas e auxiliar os compradores com seus possíveis problemas.
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