Com o crescente aumento na competitividade no setor imobiliário, conquistar novos clientes deixou de ser o suficiente para se manter ativo nesse mercado. É preciso, também, preocupar-se em fidelizar clientes antigos.
Isso porque – além do fato de que conquistar um novo cliente custa mais do que fidelizar um velho – clientes fiéis retornam e movimentam seu caixa, recomendando o seu negócio para outras pessoas pelo excelente serviço prestado.
Quer saber as melhores estratégias para criar um bom programa de fidelização de clientes? Continue lendo!
1 – Conheça de perto o seu cliente
O segredo da fidelização é o bom atendimento. E como atender bem se não sabemos o que nosso cliente espera dos nossos serviços? Por isso, o primeiro passo para conquistar clientes fiéis é conhecê-los de perto, sabendo quais são suas necessidades e preferências individuais.
Uma boa maneira de fazer isso é utilizar um software CRM para registro e cadastro da sua cartela de clientes. Além de manter organizada e ao seu alcance as informações mais importantes de cada um, o CRM irá ajudá-lo a enxergar em que etapa do processo de venda seus clientes se encontram, podendo definir a melhor forma de abordagem para eles.
2 – Invista em uma comunicação e relacionamento fortes
É de extrema importância que seu cliente consiga entrar em com contato com você com facilidade e da forma que ele preferir. Seja por telefone, pessoalmente, e-mail ou WhatsApp, é preciso estar presente em todos esses canais, mostrando seu comprometimento em atender da melhor maneira possível.
Além disso, é necessário pensar em políticas de retenção e fidelização durante seu relacionamento com o cliente, avaliando cada etapa do processo de compra dele com cuidado. Apostar em uma relação forte e de confiança é essencial para mostrar que você valoriza seu cliente e contribuindo para a sua credibilidade — e, como bem sabemos, confiança é a chave para qualquer negócio.
3 – Ofereça aquele algo a mais para fidelizar clientes
Quando um cliente contrata um serviço, seja ele do tipo que for, possui uma série de expectativas quanto aos benefícios que esse serviço proporcionará. Cumprir todas essas expectativas é uma obrigação de um bom vendedor — quem quer realmente se destacar e conquistar a atenção do cliente deve ir além disso.
Ofereça condições diferenciadas e saiba como atribuir valor aos seus imóveis. Hoje em dia, a jornada de compra não se limita apenas ao ato de fechamento da venda em si: os clientes estão interessados em receber orientações para todas as questões relacionadas à sua compra — investir em marketing de conteúdo é uma ótima maneira de conquistar isso.
4 – Saiba como, onde e quando fazer ofertas
Ofertas certeiras aumentam a chance do seu cliente fechar negócio com você. Portanto, após avaliar bem o perfil dele, é importante saber identificar o imóvel ideal para cada caso.
Uma boa dica é utilizar do e-mail marketing para divulgação de ofertas para grupos de clientes com perfil similares. O Mailchimp é uma ferramenta que o ajudará a administrar suas listas de e-mail, automatizando os envios e fazendo com que você ganhe tempo para fazer naquilo que sabe melhor: vender!
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