4 dicas para calcular o custo de sua reforma

4 dicas para calcular o custo de sua reforma

Em tempos de crise econômica, fazer a reforma da sua casa pode ser bem mais compensador do que realizar uma mudança e ir atrás de um novo imóvel. Contudo, cada passo deve ser cuidadosamente planejado, até para evitar que você gaste mais do que o necessário. Toda essa pesquisa e organização iniciais são fundamentais para que você consiga calcular custo de reforma corretamente.

Pensando nisso, preparamos este post com 4 dicas para você não ter nenhuma surpresa em relação aos custos da sua reforma. Confira!

Defina o escopo do projeto

O básico para montar um escopo é ter um objetivo para a reforma. Não adianta muito comprar os materiais primeiramente e depois ver o que será feito. Quanto menos improviso, melhor. Portanto, coloque no papel os cômodos que serão reformados, os materiais necessários, as cores e outros detalhes importantes. A documentação é importante para evitar que a obra mude de rumo durante a sua execução e, assim, extrapole os gastos previstos.

Divida o projeto em etapas

Se a reforma for muito grande e envolver mais de um cômodo, uma boa saída é dividir o planejamento em diferentes etapas. Funciona como um cronograma para manter uma ordem para cada obra.

Exemplo: primeiro o quarto (15 dias), depois a cozinha (mais 15 dias), depois o teto (1 semana), etc. Aproveite para segmentar os materiais (o que facilita ainda mais), como: 20m² de piso para a obra do quarto, 2kg de argamassa para a reforma da cozinha, dentre outros itens.

Avalie a contratação de profissionais

Caso você não se sinta muito à vontade para fazer esse planejamento, a consultoria de um engenheiro ou arquiteto poderá ser bastante útil. A ajuda de um profissional é importante para selecionar os melhores fornecedores, definir prazos e custos, escolher os materiais necessários e apontar tendências de reformas que valorizem o seu imóvel.

Os gastos com esse tipo de auxílio podem variar de 5% a 20% do valor total da obra. Ainda assim, é um indicador de segurança para a realização da reforma.

Não comprometa o seu orçamento

Pensando já diretamente no lado financeiro da obra, a primeira coisa a fazer é pesquisar os custos de cada componente da reforma. Materiais de construção, transporte dos materiais, pedreiros, encanadores, pintores e outros profissionais especializados devem ter seus gastos avaliados.

Você pode fazer comparativos com os preços dos materiais em lojas físicas e virtuais ou simular o investimento pela internet, em sites como Arquitecasa e Clickreforma.

Em relação à mão de obra: não avalie os profissionais apenas pela proximidade ou por indicações de amigos. Pesquise o histórico dos profissionais e consulte obras passadas. Dê preferência para conversar com antigos clientes.

Por fim, lembre-se de que é bom evitar que suas dívidas somadas ultrapassem um terço do seu orçamento mensal. Ao fazer uma obra na própria casa, é recomendável suprimir outros gastos e, se preciso, negociar o pagamento da reforma a prazo.

As principais orientações dizem respeito ao planejamento da sua reforma. Ele é o passo inicial e o mais importante para qualquer obra, pois é nessa etapa que você reunirá as informações necessárias para que nada fuja do orçamento. Prepare um checklist, desenhe o projeto e pense em todos os detalhes da reforma — pois se ela sair perfeita do papel, terá tudo para ficar perfeita na prática e o seu bolso não sairá tão prejudicado.

Percebeu como calcular custo de reforma pode ser mais simples seguindo essas dicas? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários!

Share this