Para o corretor de imóveis antenado nas tendências e à frente do mercado já não há mais quaisquer dúvidas de que hoje em dia a tecnologia digital é indispensável para a geração de oportunidades de negócio.
E independentemente da maturidade que o profissional tenha em Marketing e Vendas através da internet é sabido que para construir uma demanda previsível, sustentável e escalável de consumidores de imóveis é preciso fazer uso de robustas ferramentas digitais – e é exatamente aí que um sistema imobiliário entra.
No entanto, quando se trata de escolher uma plataforma imobiliária (sistema no back office e portal no front office) ideal o corretor se depara com o dilema de qual escolher. Afinal há uma gama de opções com os mais variados modelos de negócio, recursos, planos, preços etc.
Pensando nisso, para ajudá-lo a poupar esforço, tempo e dinheiro o time da Rankim desta vez levantou um checklist com o que consideramos serem os 17 itens indispensáveis para você escolher o sistema imobiliário mais adequado para o seu negócio. Confira!
Pré-Requisitos Mínimos:
#01: Tecnologia de ponta
Imagine você contratar um software imobiliário para depois descobrir que o sistema é lento, instável, limitado e cheio de bugs. Bastante frustrante, não?
Assim, para evitar surpresas desagradáveis o primeiro passo é analisar a parte estrutural da plataforma – ou seja, a sua tecnologia. É preciso descobrir, por exemplo, se: o processamento de tarefas é rápido? O funcionamento das aplicações é instável? O banco de dados fica em local protegido e seguro? A disponibilidade é de alto padrão? A usabilidade e a acessibilidade são de alto nível? E o mais importante: o sistema permite acesso a qualquer hora, de qualquer lugar e por qualquer dispositivo?
E a tecnologia de ponta que responde essas questões é Cloud Computing com desenvolvimento Multiplataforma.
#02: Integração total
O coração de uma plataforma imobiliária é a integração. Com ela é possível gerenciar o desempenho de todo o negócio imobiliário em um só lugar e sem perder tempo com o que não interessa.
Por exemplo, você consegue imaginar um sistema imobiliário que não integra suas principais funções? Seria algo como ter que exportar e importar dados de um lado para o outro o tempo todo, o que não faz o menor sentido!
E basicamente as duas aplicações da integração em uma plataforma imobiliária são: a integração “tudo-em-um”, com a possibilidade de operar dados instantaneamente entre todos os módulos, e a integração “de-um-para-todos”, promovendo dados internos para canais externos de uma única vez.
#03: Credibilidade corporativa
De que adianta uma empresa ter um sistema imobiliário incrível, com tecnologia de ponta e integração completa, se no dia a dia de trabalho você não puder contar com um suporte técnico decente ou mesmo com uma base de conhecimento para se auto ajudar? Pois se/quando tiver qualquer problema operacional com o sistema esses detalhes farão absolutamente toda a diferença entre sua satisfação ou insatisfação.
Nesse ponto a credibilidade corporativa de quem desenvolve e oferece o software no mercado é extremamente importante, afinal você precisa não só do produto, mas também do serviço agregado à solução. Então aqui vale muito à pena para todo corretor entrar no mérito do que está incluso ou não em cada plano e até mesmo analisar obrigatoriedades e/ou limitações de questões contratuais antes de contratar a plataforma.
#04: Custo/Benefício
O que realmente importa ao investir em uma plataforma imobiliária no final das contas é a relação/custo benefício, sobretudo o retorno sobre o investimento que se pode obter a cada mês ou mesmo na construção de um ativo de médio/longo prazo.
Deste modo, antes de efetivamente contratar um sistema imobiliário vale muito a pena avaliar bem o conjunto de benefícios que o software oferece, identificar a maneira e o período médio que outros clientes têm obtido resultado e principalmente estabelecer o que você próprio, corretor de imóveis à frente, precisa para também ter sucesso com a solução escolhida.
Recursos Recomendados:
#05: Gestão completa da base de imóveis e clientes
Fazer um rico cadastro de dados, armazenar fotos e vídeos praticamente de modo ilimitado, segmentar informações de maneira detalhada, registrar um histórico de ações e analisar tudo por uma linha de tempo etc.
Fazer uma gestão completa da base de imóveis e clientes não é só um recurso essencial em um sistema imobiliário, mas uma maneira de ficar à frente do mercado.
Afinal o poder de uma carteira cadastrada e gerenciada com eficácia é que ela permite ao corretor de imóveis saber exatamente aquilo que ele tem e/ou não tem em sua base, assim podendo sempre tomar as melhores decisões de negócio em tempo real.
#06: Promoção instantânea de imóveis para parceiros
Integrar todo o seu banco de dados de imóveis, parceiros e clientes em um único canal de maneira prática e consistente. Esse é outro recurso essencial que um ótimo sistema imobiliário precisa ter, pois garante ao corretor muita agilidade nas ações de Marketing.
Por exemplo, basta publicar os imóveis no sistema e com apenas alguns cliques todos eles são quase que instantaneamente promovidos de uma só vez para todos os canais parceiros, o que inclui todo tipo de portal imobiliário, dos particulares aos gratuitos, passando por redes sociais e até o seu próprio portal imobiliário.
Tudo integrado e instantâneo, assim ampliando a visibilidade de seus imóveis na internet e impactando cada vez mais clientes potenciais.
#07: Geração automática de clientes potenciais
Da atração de tráfego à captação de leads, passando pela nutrição e qualificação dos mesmos, até a efetiva criação de oportunidades reais de negócio. Em maior ou menor grau a geração de clientes potenciais é simplesmente o motor de todo sistema imobiliário, não é mesmo? E quanto mais avançado for esse módulo melhor se torna o uso do recurso.
Por exemplo, quando a plataforma imobiliária é de ponta então é possível receber os leads que estão chegando de todos os lados sem perder nenhuma informação dos mesmos, registrar seus passos a cada interação e alimentar seu processo evolutivo no sistema desde o ponto zero até o momento em que cada um vire cliente: tudo de maneira automatizada e cíclica, sendo uma verdadeira máquina de geração de negócios imobiliários.
#08: Gestão de desempenho e inteligência de negócios
Outro recurso crucial que uma bom sistema imobiliário precisa ter é a geração de relatórios em tempo real e com gráficos demonstrativos do fluxo de operações do negócio.
Seja para saber que perfil de imóveis é mais vendido, qual o ticket médio de investimento dos clientes ou o tempo médio do ciclo de vendas, emitir relatórios para o controle de toda a sua carteira de imóveis e clientes é fundamental, pois são eles que geram informações para a mensuração precisa do seu negócio imobiliário e consequentemente para as melhores tomadas de decisão.
#09: Gestão essencial de módulos administrativos
De nada adianta uma plataforma imobiliária ser muito boa em Marketing e Vendas e não ter mais nenhum recurso complementar – assim obrigando o corretor a utilizar ferramentas complementares –, da mesma forma que não adianta ser um sistema com dezenas de funções e não ser efetivamente bom em nada.
Por isso acreditamos que as melhores propostas são aquelas muito boas na gestão comercial, mas com recursos complementares da gestão administrativa – incluindo financeiro, jurídico etc.
Por exemplo, é uma verdadeira mão-na-roda gerar propostas de modo padronizado, PDFs com a persona do cliente inclusa, checklist de documentos para o fechamento, controle de comissões por venda com direito a histórico, simulação de financiamento para clientes, conciliação bancária etc. Isto é, informações valiosas sempre a um clique.
#10: Versão mobile
Toda plataforma digital imobiliária que se preze tem que oferecer acesso ao seu negócio a qualquer hora, a qualquer lugar e por qualquer dispositivo.
Ou seja, é preciso contar com a tecnologia Cloud Computing, que armazena todos os dados na nuvem e permite o acesso praticamente de modo ilimitado, e também com a mobilidade, cujo sistema desenvolvido em Multiplataforma roda em todos os formatos de telas e aparelhos.
Afinal todo corretor de imóveis à frente trabalha em casa, no trânsito ou na imobiliária. Isto é, precisa ter todos os dados de seus imóveis e clientes sempre na palma de sua mão.
Diferenciais Competitivos:
#11: Mapeamento de regiões e imóveis
Consolidado em mercados como na Europa e nos Estados Unidos e mais recentemente como tendência promissora no mercado brasileiro: o mapeamento digital de regiões e imóveis é um recurso essencial dos melhores sistemas e portais imobiliários.
Enriquecendo a experiência de geração de negócio de todos os interessados, cria oportunidades por localização diretamente no mapa.
Por exemplo, para o comprador de imóveis é muito mais que apenas entregar-lhe de dez em dez resultados daquilo que é digitado na busca, mas mostra de uma só vez todas as opções de imóveis em uma rua, bairro ou cidade inteiros no mapa!
E já para o proprietário, vendedor e/ou corretor responsável, igualmente mostra a sua carteira de imóveis disponíveis à venda, mas agora com o benefício de entregar-lhe os leads, isto é, quem são os compradores que estão procurando por seus imóveis.
#12: Atendimento online
A grande maioria das ferramentas digitais genéricas do mercado por definição não oferece estrutura tecnológica para atender simultaneamente os clientes potenciais vindos de diferentes canais de seu negócio imobiliário.
Entretanto, em um moderno sistema imobiliário isso não acontece, pois com a facilidade do módulo de atendimento online em tempo real – uma espécie de chat ao vivo que fica integralmente à disposição – todas as conversas podem ser prontamente atendidas, por mais simples que sejam.
E não bastasse tamanho benefício técnico, além de tudo ainda gera a sensação para o cliente de que o mesmo tem uma equipe inteira a sua disposição dando suporte 24 horas – mesmo que não tenha, mas esse incrível recurso naturalmente cria tal onipresença, ainda que exista apenas um profissional para dar todo o suporte.
#13: Gamificação
É um dos mais incríveis diferenciais que uma plataforma imobiliária pode ter: o suprassumo para todo e qualquer usuário do sistema, o elemento-chave entre a desistência e a persistência, entre a chatice e o entusiasmo e entre o fracasso e o sucesso de um corretor de imóveis no uso de um software imobiliário.
A chamada gamificação é a aplicação de mecânicas de jogos para enriquecer o contexto de um sistema e incentivar seus usuários a terem um melhor desempenho. Ou seja, é simplesmente uma maneira de tornar determinada tecnologia mais atraente, divertida e, consequentemente, mais fácil de usar.
E no contexto de uso de uma plataforma imobiliária a gamificação pode gerar inúmeros benefícios, tais como: incentivar o cumprimento de tarefas básicas dentro do sistema através de “medalhas sociais” ou mesmo a liberação de novos recursos; dar bônus para os corretores que mais se destacarem no cadastro de imóveis e/ou efetivação de transações imobiliárias; oferecer premiações financeiras, viagens ou bens materiais etc.
Critérios Secretos:
#14: Geração de leads legítimos
Uma das principais reclamações dos corretores de imóveis que utilizam os sistemas imobiliários mais comuns do mercado é, segundo pesquisas, referente à quantidade de “lixo” que recebem no lugar de leads legítimos.
Mas por que isso acontece? Simplesmente por que o modelo de negócio de tais sistemas/portais imobiliários é defasado e/ou por que a tecnologia utilizada nos mesmos é limitada.
Ou seja, falta-lhes uma certa dose de inovação, o que poderia ser resolvido com, por exemplo, mais inteligência na distribuição dos leads, um certo refinamento na gestão das informações, a possibilidade de captar clientes potenciais em tempo real etc. Todo tipo de recurso que eleve um sistema/portal imobiliário de um mero marketplace para uma legítima ferramenta estratégica de negócios.
Portanto aqui é preciso focar em sistemas imobiliários que gerem leads de qualidade e não apenas volume.
#15: Geração de oportunidades reais
Outro problema que acontece com a maioria dos sistemas/portais imobiliários do mercado é quanto à geração de “falsas” oportunidades de negócio para o corretor, ou seja, mais que ter ou não a intenção de compra, a questão aqui é que as supostas oportunidades não têm o poder de compra.
E isso é ruim por que obriga o corretor a investir energia, tempo e dinheiro para atender quem não vai comprar, ao que não seria tão ruim se ao menos o corretor pudesse administrar os seus recursos da melhor forma e assim poder decidir que perfil de cliente priorizar.
Deste modo o foco aqui é optar por um sistema imobiliário que gere não só leads de qualidade, mas oportunidades reais de negócio.
#16: Geração de resultados financeiros
Outro problema recorrente com os sistemas/portais imobiliários mais comuns do mercado, este que acaba sendo uma verdadeira “armadilha sofisticada” para seduzir corretores de imóveis: as chamadas métricas da vaidade.
São os números que geralmente exibem toda a movimentação em torno de uma ferramenta, tais como a quantidade de visitas mensais, o número de contatos que essas mesmas visitas geram ou ainda a quantia de corretores suspostamente satisfeitos já utilizando tal ferramenta.
Mas e as métricas que realmente interessam, como o número de transações mensais efetivadas e/ou a lucratividade por elas gerada, onde ficam?
Assim é preciso fugir das métricas da vaidade e contratar um sistema imobiliário que lhe dê resultados, o que inclui efetivas transações e, sobretudo, retorno financeiro sustentável em médio e longo prazos.
#17: Geração de branding profissional
E um último problema potencial que invariavelmente acaba acontecendo com quase todos os sistemas/portais imobiliários do mercado é quanto ao paradoxo de produto versus serviço, ou simplesmente de imóvel versus corretor.
Isto pois quando o corretor utiliza uma ferramenta que meramente lhe permite promover sua carteira de imóveis sem que haja qualquer estratégia como valor agregado, o que por exemplo inclui um espaço para promover a si mesmo, então tal ferramenta não passa de mais um catálogo de produtos, e como tal põe todos os corretores no mesmo nível, sem qualquer meritocracia.
Daí então a importância de uma plataforma imobiliária ter algum tipo de ranking para destacar os melhores corretores, seja conforme a competência de cada um para gerar as melhores ofertas para cada busca, para mapear os imóveis com o máximo possível de informações detalhadas, para manter o próprio perfil atualizado e propício a gerar maior confiança etc.
Nesse ponto, portanto, o melhor a fazer é fugir de meros catálogos de produtos que não agreguem qualquer valor estratégico para o seu negócio.
#Bônus: Sistema Rankim
Corretor de imóveis: e se você pudesse utilizar um sistema imobiliário robusto e completo, que levasse check em cada um desses 17 itens, e assim lhe fornecesse uma experiência incrível com uma moderna e revolucionária plataforma imobiliária, e ainda lhe trouxesse inúmeras oportunidades, vendas e lucro, o que você diria?
Pois essa é praticamente a realidade do Sistema Rankim, uma novíssima opção de plataforma digital imobiliária que está crescendo dia após dia!
Entenda como funciona o nosso trabalho no mercado imobiliário e como você, corretor de imóveis à frente, pode obter mais vendas e lucro com o Sistema Rankim neste post.
E o mais interessante: experimente gratuitamente a nossa plataforma imobiliária! Isso mesmo. Promova toda a sua carteira de imóveis de graça, conheça todos os recursos que disponibilizamos – incluindo o revolucionário mapeamento de regiões e imóveis – e descubra como alavancar sua carreira e suas vendas com a Rankim. Faça o seu cadastro gratuito agora mesmo neste link.
À frente, corretores!
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