O que você deve saber antes de comprar um imóvel?

O que você deve saber antes de comprar um imóvel?

A compra de imóveis envolve uma série de fatores, como a escolha da localização, a definição de valores disponíveis para o pagamento, a busca pelo imóvel ideal e, finalmente, após todos os itens avaliados, a compra. Porém, essa ação — que envolve grandes montantes financeiros — deve ser feita com muita atenção.

Às vezes, por falta de cuidado e pela empolgação em um momento tão importante, ocorrem situações perigosas para o comprador no ponto de vista jurídico — que podem render vários problemas, colocando em risco o investimento realizado.

Neste post, selecionamos algumas informações sobre como se prevenir antes do fechamento de um contrato de compra e venda de imóveis. Confira!

Condições de financiamento

Realizar uma análise financeira é essencial para o sucesso da compra. É ela quem vai demonstrar se o preço é adequado tanto para o seu bolso quanto para o local de compra do imóvel. Nesse ponto, é necessário avaliar todas as formas de pagamento. Para não sair perdendo em financiamentos perigosos, leia atentamente todas as propostas e cláusulas.

Lembre-se que imóveis vendidos na planta nem sempre são os melhores negócios, pois os preços mais baixos são compensados futuramente pela despesa financeira que você pode ter ao pagar aluguel até a concretização da obra — assim como valorização de imóvel e fatores associados. Do mesmo modo, é preciso ter atenção com as taxas aplicadas no financiamento, assim como suas condições.

Conferência da documentação do imóvel

Essa é uma fase muito importante, que garante a estabilidade e a segurança para o comprador. Listamos alguns itens que devem ser verificados, um por um, conferindo com as informações do contrato:

  • Matrícula do imóvel: deve constar as informações de propriedade.
  • IPTU: necessário para verificar possíveis débitos.
  • Negativa de débitos com condomínio, quando existente.
  • Verificação do imóvel perante órgãos públicos.

É importante destacar que, em muitos casos, os débitos decorrentes do proprietário anterior podem ser repassados para o novo comprador. Por isso, atenção redobrada para verificar a existência de pendências relativas ao imóvel, pois os meios judiciais podem responder negativamente à responsabilização do dono anterior.

Observação das cláusulas contratuais

Ao avaliar um contrato, é extremamente importante estar atento a possíveis cláusulas que possam causar dúvidas, provocando algum tipo de questionamento devido à falta de compreensão.

Nesse sentido, é essencial contar com o apoio de profissionais capacitados, que possam esclarecer com precisão eventuais termos contratuais, garantindo que futuramente não ocorram problemas por interpretações incorretas na compra do imóvel.

Extinção do contrato

Com o apoio de um corretor qualificado, é possível realizar uma análise do imóvel, verificando os itens que podem influenciar a moradia no local futuramente, como banheiros, pintura das paredes, aparência da fachada, eletricidade, pisos, telhado e instalações, por exemplo.

Porém, assim como os demais itens acordados na contratação, é preciso prestar atenção às hipóteses de extinção do contrato de compra e venda de imóveis, pois são elas que vão permitir uma possível rescisão contratual nos casos especificados no documento.

Conseguiu entender melhor o que você precisa saber antes de comprar um imóvel? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!