A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Esta é uma clássica questão filosófica que muito simboliza a motivação – mesmo dividindo opiniões até hoje. Para o filósofo grego Aristóteles era certo que a arte imita a vida, isto pois a imitação era uma forma de pedagogia, e assim os homens aprendiam novas experiências de vida através das projeções da arte. No entanto, já para o filósofo britânico Oscar Wilde era certo que a vida imita a arte, isto pois a própria arte virou um requinte na sociedade atual, e com isso os homens conseguem ser distintos em vida atingindo o “estado da arte”.
Então, quando o assunto é motivação para a vida e/ou pela arte, nada melhor que o cinema para inspirar o imaginário coletivo e ensinar grandes lições. Conhecido por ser a “sétima arte”, este que é uma combinação das outras seis – música (som), dança/coreografia (movimento), pintura (cor), escultura/arquitetura (volume), teatro (representação) e literatura (palavra) – pode ser uma excelente fonte de motivação para a vida pessoal e profissional.
E para tanto, dando sequência à nossa nova série sobre motivação, segue a parte 2 da rica seleção de filmes motivacionais para corretores de imóveis que mais uma vez hão de motivar você, nosso leitor, a ser um profissional cada vez melhor. Extraia as melhores lições agora também com a parte 2, e não deixe de conferir a parte 1!
Filme motivacional nº 6: De Porta em Porta (2002)
Um dos mais tocantes filmes já feitos sobre Vendas, extremamente inspirador. Com grande elenco em atuação memorável e uma comovente narrativa baseada em caso real, De Porta em Porta conta a história de um homem que nasceu com um tipo de paralisia cerebral que restringe sua fala e seus movimentos, mas que ainda assim ele consegue superar todos os seus próprios limites e se tornar um campeão em vendas!
A trama mostra o protagonista do filme na árdua tarefa de conseguir um emprego, o que se torna ainda mais difícil por sua condição física. No entanto, com o apoio de sua mãe ele consegue o emprego de vendedor na Watkins Company, mas com o grande desafio de vender os produtos da companhia indo de porta em porta – e com a pior rota de Vendas. Então, após passar por inúmeras rejeições ele acaba conseguindo efetuar a primeira venda, ao que a partir disso não para mais, assim obtendo os melhores resultados da companhia e o prêmio de melhor vendedor do ano. E assim, percorrendo 16 km por dia durante 40 anos, sua vitoriosa trajetória de Vendas é construída.
O filme é um grande exemplo de que até os mais difíceis obstáculos podem ser superados, desde que haja força de vontade para fazê-lo. Não há dificuldades que um bom vendedor não possa contornar, assim como não há porta que um bom corretor de imóveis não possa bater. Tudo é uma questão do quanto se consegue continuar buscando o sucesso após cada fracasso.
-
Motivação do filme:
Paciência, persistência, perseverança, coragem, força de vontade e superação. Ou seja: você tem a paciência necessária para alcançar o sucesso mesmo sabendo que o caminho será longo? Consegue persistir na luta mesmo após várias derrotas? Sabe que cedo ou tarde o sucesso chegará para aquele que acredita e luta? Tem coragem o bastante para encarar seus próprios medos? Tem força de vontade o suficiente para não se deixar intimidar pelas adversidades do caminho e continuar seguindo em frente acima de quaisquer dificuldades? E você, no final das contas, é capaz de superar todos os limites?
-
Ficha completa:
AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-179355/;
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0274468/. -
Trailer (em inglês):
-
Cenas memoráveis (dublado):
Paciência e Persistência – e uma lição de motivação: https://www.youtube.com/watch?v=Z-wWoYwdkcM.
Filme motivacional nº 7: O Discurso do Rei (2010)
Mais um extraordinário filme sobre superação, este que não é sobre corretagem de imóveis ou sequer sobre Vendas, mas que dá uma aula sobre como alcançar o sucesso através de autoconfiança e dedicação. Com renomado elenco e uma narrativa bastante peculiar, o premiadíssimo O Discurso do Rei conta a história de um rei gago que precisava falar em público para convencer nada menos que uma nação inteira.
A trama do filme começa com o protagonista, gago desde infância, vendo-se obrigado a assumir o trono da realeza britânica que fora renunciado por seu irmão. Porém, o único detalhe é que o Reino Unido está à beira de uma guerra com a Alemanha, de modo que o rei precisa fazer vários discursos para acalmar e orientar o povo. Assim, tendo pouquíssimo tempo para se livrar de sua gagueira ele consulta vários médicos e terapeutas, da realeza ou não, mas todos sem sucesso. Até que sua esposa o leva a um terapeuta com métodos pouco convencionais, mas que surpreendentemente funcionam.
O filme é praticamente um tratado sobre autoconfiança, e mostra o quanto esta é uma qualidade essencial para o sucesso de qualquer profissional – exemplo perfeitamente aplicável ao trabalho de um corretor de imóveis, cuja principal função é convencer as pessoas. E não bastasse o show à parte na interpretação dos atores, ainda traz ótimas dicas sobre como ter melhor postura e dicção.
-
Motivação do filme:
Autoconfiança, dedicação, superação, amizade e discurso. Ou seja, você acredita em si mesmo o bastante para ser bem sucedido na vida pessoal e profissional? Dedica-se o necessário para corrigir suas falhas e ampliar suas qualidades? Consegue superar as suas próprias limitações e vencer as adversidades da vida? Tem amigos e/ou parceiros com quem você possa contar nas horas de dificuldade? E não menos importante: você realmente entende, domina e aproveita o poder do discurso?
-
Ficha completa:
AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-175305/;
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt1504320/. -
Trailer (legendado):
-
Cena memorável (legendado):
Eu tenho uma voz: https://www.youtube.com/watch?v=NGgZNz7tk0w.
Filme motivacional nº 8: O Lobo de Wall Street (2013)
Sem sombra de dúvidas é o mais impactante filme sobre Vendas feito nas últimas décadas: daquele que faz o telespectador sair do cinema “com sangue nos olhos”, pronto para vender tudo! Aclamado pelo público e elogiado pela crítica, O Lobo de Wall Street conta a história de um ex-corretor da bolsa de valores que fez fortuna nos anos 90 explorando subterfúgios do mercado financeiro, um mundo onde se movimentam enormes quantias de dinheiro sem nenhum pudor ou remorso.
O roteiro, que foi baseado no livro autobiográfico do próprio ex-corretor, inicia com a fase de aprendizagem do protagonista em Wall Street, que após muito esforço para conseguir ser contratado por uma firma acaba perdendo seu emprego em função do histórico Black Monday, a segunda-feira negra que quebrou toda a bolsa de valores na época. Desempregado e muito ambicioso, ele acaba trabalhando em uma empresa de fundo de quintal que lida com títulos de baixo valor e fora da bolsa. Aprendendo sobre esse novo nicho, cujas vendas são de valor mais baixo, mas em compensação com valor de comissão bem mais alto para o corretor, o futuro lobo de Wall Street reúne velhos e novos amigos e cria a Stratton Oakmont, uma empresa que vai enriquecer a todos e abalar Wall Street.
Girando inteiramente em torno do carisma, da persuasão e da ambição do personagem principal, o filme é uma total glamourização do crime, enveredando por todo tipo de esquemas ilegais de poder, dinheiro, droga, sexo e demais corrupções e excessos que transformam a vida do insaciável ex-corretor, este que está sempre querendo mais – daí o apelido de o lobo de Wall Street. Extremamente motivador para todos os tipos de vendedores e corretores que trabalham com Vendas de alto impacto, a grande sacada aqui é separar os bons dos maus exemplos, assim deixando de lado todo o tipo de apologia às ilegalidades e focando no que este filme tem de melhor: o quão divertido e prazeroso pode ser um trabalho feito com paixão, e o quão poderoso pode ser seguir os instintos para alcançar o sucesso. Feito este devido recorte, então são 3 horas de pura motivação para Vendas!
-
Motivação do filme:
O poder da ganância bem aplicada, o poder de uma oportunidade bem aproveitada, a importância de formar uma equipe alinhada com o mesmo propósito, o prazer de um trabalho bem remunerado e divertido, os limites da satisfação e/ou insatisfação e, essencialmente, a visão de onde se quer chegar. Ou simplesmente para refletir: o quanto você honestamente deseja o sucesso e é capaz de canalizar e aplicar esse desejo? E consegue aproveitar oportunidades com essa energia? É capaz de construir uma equipe para ajudá-lo a chegar onde quer? É capaz de criar uma cultura organizacional divertida e um sistema de remuneração meritocrático e satisfatório? Tem autoconhecimento o bastante para saber quais são os limites entre desejo e realidade? E acima de tudo, você realmente sabe onde quer chegar e qual é o momento de parar e/ou se reinventar?
-
Ficha completa:
AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-127524/;
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0993846/. -
Trailer (legendado):
-
Cenas memoráveis (legendado):
Vendendo sonho por telefone: https://www.youtube.com/watch?v=TUkUej66JjU;
Insana motivação de vendas: https://www.youtube.com/watch?v=skr3RFnCASM.
Filme motivacional nº 9: Obrigado por Fumar (2005)
Diferente dos demais filmes sobre corretagem ou vendas anteriormente indicados, este é um genial filme sobre lobby – a atividade de exercer pressão, declarada ou veladamente, sobre o poder legislativo. Com grande elenco e uma narrativa intrigante, Obrigado por Fumar mostra o dia a dia de um lobista cuja principal função é falar – e no caso, para defender os interesses da indústria do tabaco. Mas a melhor parte é que os exemplos de persuasão são genéricos e assim servem para qualquer indústria – inclusive a imobiliária.
A trama narra os confrontos do protagonista que, ao defender os direitos dos fumantes nos Estados Unidos, acaba desafiado pelos vigilantes da saúde e por um oportunista senador que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros. Mas sem deixar barato, a resposta do lobista vem à altura das investidas de seus inimigos: ele passa à manipular informações sobre os riscos do fumo em programas de TV e também inicia parceria com um poderoso agente de Hollywood para fazer com que o cigarro volte a ser promovido nos filmes. Mas a trama fica ainda mais intrigante quando o lobista descobre que sua namorada é repórter de um jornal que deseja investiga-lo. E não bastasse isso ainda há a preocupação com os exemplos que está dando para seu filho adolescente, cada vez mais curioso com o trabalho do pai.
O filme realmente é um tratado sobre o poder da persuasão, e não à toa é referência de pesquisa e estudo no universo acadêmico. Com as mais cretinas e igualmente eficazes técnicas de discurso, convencimento e manipulação, ele acaba mostrando não só como aplica-las, mas também como não cair nas mesmas. Tais lições são imprescindíveis para o repertório de todo corretor de imóveis que deseje mais sucesso em suas negociações.
-
Motivação do filme:
O poder do discurso, o poder da argumentação, o poder do convencimento, o poder da persuasão, o poder da manipulação e essencialmente o poder do lobby. Ou seja: o quanto seu discurso é bem embasado e impactante? Sua argumentação é implacável? Você é capaz de convencer as pessoas de que você está certo ao invés do contrário? Sua técnica é tão apurada a ponto de persuadir as pessoas a acreditarem em você? E é capaz de fazê-lo sem que as mesmas pessoas se sintam manipuladas? E você, no final das contas, entende como funciona a dinâmica de sua indústria (imobiliária) a ponto de influenciar todo um mercado com seus interesses, em maior ou menor grau?
-
Ficha completa:
AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58839/;
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0427944/. -
Trailer (legendado):
SAPO Vídeos: http://videos.sapo.pt/OKLjOwCUSGVKZ8EgByzS.
-
Cenas memoráveis (legendado):
Como o lobby funciona: https://www.youtube.com/watch?v=BB0fQYeHSpM;
Como ganhar um debate sem ter razão: http://vimeo.com/82262991;
O poder da negociação: https://www.youtube.com/watch?v=J_4IvMX9vFw;
O poder da argumentação: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=11940;
O poder da persuasão: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=11941.
Filme motivacional nº 10: O Senhor das Armas (2005)
Nem só com trabalho duro, superação de limites e obsessão pelo sucesso é que se constroem grandes organizações e mercados. Pelo contrário, pois além destas clássicas fontes de motivação existem vários outros tipos de pressão, que é exatamente o que este filme ousa mostrar: o lado negro da força que há por trás de qualquer indústria. Com excelentes atores e uma fascinante narrativa em primeira pessoa, O Senhor das Armas conta a história real de um dos maiores contrabandistas de arma de fogo do mundo, mostrando como o comércio ilegal, a lavagem de dinheiro e a corrupção governamental podem afetar a economia e a sociedade – o que serve perfeitamente de exemplo para a indústria imobiliária em um mercado local e/ou global.
A trama do filme é sobre um filho de imigrantes ucranianos que ainda criança veio para os Estados Unidos seduzido pelo estilo de vida americano. Porém, como todo imigrante ele teve menos oportunidades, e assim não lhe restou alternativa a não ser ascender economicamente às margens da sociedade seguindo o caminho que lhe pareceu mais natural: o contrabando de armas. Construindo uma impressionante carreira como um negociante de armas – ainda que como um homem amoral e/ou sem qualquer constrangimento ético – o protagonista simplesmente consegue tudo o que sempre sonhou: ascensão financeira, admiração familiar e o amor da mulher por quem sempre foi apaixonado. No entanto, também consegue o que não esperava: a implacável perseguição da Interpol, as constantes ameaças de clientes insatisfeitos e uma consequente vida infernal – mas sem perder o cinismo e jamais manifestando remorso.
O filme é realmente bastante chocante, pois mostra em detalhes como funciona a organização do mercado negro – no caso, de armas. Assim você, nosso leitor, poderia se perguntar qual a relação direta com o mercado imobiliário e/ou como pode ser motivacional para corretores de imóveis. Respondendo, a ideia aqui com esta indicação é justamente mostrar um paralelo com a indústria imobiliária, pois infelizmente todo setor tem seu lado obscuro, e assim todo bom corretor precisa desenvolver a malícia de saber onde pisa, seja no ambiente interno ou externo do seu negócio.
-
Motivação do filme:
O entendimento do sistema, o conhecimento do mercado, o relacionamento com os players, o domínio do negócio, a satisfação com o trabalho e o preço de cada escolha. Ou seja: você tem a malícia necessária para entender como o sistema todo funciona? Sabe sempre onde pisa? Tem consciência de com quem está se metendo? Sabe exatamente o quão bom são seus produtos e como eles podem realmente melhorar a vida de seus clientes? Seus valores estão alinhados com seu trabalho a ponto de lhe dar satisfação plena? E sobretudo, no final das contas o caminho que você escolheu seguir, a pessoa que você decidiu se tornar e tudo aquilo que você lutou para obter terão valido à pena?
-
Ficha completa:
AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54676/;
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0399295/. -
Trailer (em inglês):
AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54676/trailer-18535524/.
-
Cena memorável (dublado):
O lado negro do sistema: https://www.youtube.com/watch?v=tj4WiCDgAj8.
Gostou de mais essas sugestões de filmes motivacionais? Então deixe seu comentário e compartilhe este post! Em breve publicaremos a parte 3, fique ligado e confira.
À frente!
Um comentário sobre “Filmes Motivacionais para Corretores de Imóveis – Parte 2”
Os comentários estão encerrados