Filmes Motivacionais para Corretores de Imóveis – Parte 1

Filmes Motivacionais para Corretores de Imóveis – Parte 1

Corretor de imóveis: de onde vem a sua motivação? O que o impulsiona a agir? O que faz com que você dê o melhor de si para atingir os seus objetivos? Saber o que o motiva é crucial para ter sucesso na corretagem de imóveis, afinal é preciso muita energia para encarar a nada fácil vida de vendedor, pois como se diz este é o profissional que “todos os dias acorda desempregado” e precisa correr atrás de “fazer o seu próprio salário” até o fim do mês. Assim sua produtividade em vendas e consequentemente sua lucratividade estão diretamente ligadas à sua motivação.

No entanto, como se sabe não é possível efetivamente motivar alguém a agir, pois a legítima motivação é em grande parte intrínseca, ou seja, cada indivíduo se auto motiva ao seu próprio tempo e maneira. Assim o que se pode fazer é dar estímulos externos para influenciar o ambiente que cada pessoa vive e consequentemente influenciar sua motivação. E para isso nada melhor que as ricas referências de bons filmes, livros, palestras etc.

E justamente por isso nós – o time da Rankim – preparamos uma completa seleção de multimídias que hão motivar você, nosso leitor, a ser um profissional cada vez melhor. Portanto iniciamos hoje esta nova série com a rica seleção de filmes motivacionais para corretores de imóveis. Vale à pena assistir e extrair as melhores lições. Confira a parte 1!

Baixar Infográfico Grátis - Como Tirar o CRECI

 

Filme motivacional nº 1: O Sucesso a Qualquer Preço (1992)

Blog Rankim - Filme O Sucesso a Qualquer Preço

Um dos mais clássicos filmes sobre corretagem de imóveis, que de tão emblemático já é quase um clichê indica-lo. Com um elenco de peso e uma narrativa impactante, O Sucesso a Qualquer Preço mostra a dura realidade de uma típica imobiliária dos Estados Unidos em uma época onde o modelo americano de “lucro acima de tudo” ainda estava em seu auge – no início dos anos 90.

A trama gira em torno dos corretores de imóveis que não estão conseguindo fechar mais vendas. A matriz da imobiliária Mitch & Murray então envia à filial em questão o seu melhor corretor, um grosseiro e arrogante executivo que chega para pressionar os demais corretores no melhor estilo “motivação à moda antiga”. O predatório desafio oferece como prêmios um carro para o 1º lugar em vendas, um jogo de facas de churrasco para o 2º lugar e demissão para o 3º, sendo que todos têm da noite para o dia para bater as metas de vendas. E assim se desenrola a narrativa, com os arquetípicos personagens levando o trabalho ao limite da ética para atingir o sucesso a qualquer preço.

O filme é um “tapa na cara” de qualquer corretor de imóveis que esteja na zona de conforto reclamando da profissão. E apesar de ser antigo e apresentar um cenário de gestão que relativamente não existe mais hoje em dia, ainda assim é uma grande referência e com ótimas lições de vendas.

Filme motivacional nº 2: O Primeiro Milhão (2000)

Blog Rankim - Filme O Primeiro Milhão

Outro excelente filme sobre corretagem, mas desta vez financeira e não imobiliária. Também com um elenco de peso e uma história eletrizante, O Primeiro Milhão narra a ascensão da carreira de um típico jovem ambicioso estadunidense que cansado de sua vida monótona simplesmente larga a faculdade e a casa dos pais para ir morar sozinho e se aventurar ganhando dinheiro com jogos de cartas.

A trama então se torna ainda mais envolvente quando surge a irrecusável proposta do personagem principal se dedicar à “honesta” profissão de corretor de ações. Agora com a oportunidade de ganhar dinheiro legalmente e reconquistar a confiança do próprio pai, um importante juiz federal, o jovem ambicioso mergulha de cabeça na corretora J. T. Marlin, onde passa por um intenso treinamento com outros jovens que são sabatinados para ganhar o primeiro milhão em até 3 anos. Porém, com o rápido destaque o personagem passa a conhecer a outra face da corretagem: as práticas ilegais – algo bastante comum no mercado de ações até não muitos anos atrás.

O filme mostra o paradoxo da corretagem e põe em cheque o “sonho americano” com viés de enriquecimento rápido, de modo que só trabalho duro não adianta, mas é preciso que a empresa a qual se trabalha seja sustentável. Contudo, apesar de ser um filme sobre corretagem financeira, o mesmo traz ótimas lições para corretores de imóveis.

Filme motivacional nº 3: Wall Street – Poder e Cobiça (1987)

Blog Rankim - Filme Wall Street Poder e Cobiça

Outro clássico filme sobre o mercado financeiro, mas que também traz ótimas lições para corretores de imóveis. Com personagens icônicos, Wall Street – Poder e Cobiça mostra exclusivamente o lado inescrupuloso do mercado de ações, este que está direta e/ou indiretamente ligado ao mercado imobiliário – cujas especulações financeiras criaram bolhas imobiliárias.

O enredo do filme em si gira em torno do magnata da corretagem e de seu mais novo discípulo, este que para ganhar a atenção do seu novo tutor compartilha informações privilegiadas da companhia aérea em que seu próprio pai trabalha, um líder sindical, de modo que favoreça extraoficialmente as especulações financeiras do magnata. E assim, a cada nova jogada ilícita o discípulo vai se tornando mais parecido com o seu mentor: um legítimo golpista institucionalizado.

O filme retrata o típico cenário da era de ouro da corretagem de Wall Street, com grandes negociações, altos investimentos financeiros e todo o glamour das festas caras. E ainda que faça apologia às falcatruas, tomar conhecimento sobre velhos erros pode evitar que os mesmos sejam repetidos, afinal as lições a serem aprendidas nos bastidores do mercado financeiro são bastantes similares às lições do submundo do mercado imobiliário.

  • Motivação do filme:

    Pensamento grandioso, networking, influência, vantagem competitiva e limites da ética. Ou seja: o quão grande é o seu pensamento, sua visão e sua ambição pelo sucesso? Qual o tamanho de sua rede de parceiros e colaboradores para lhe ajudar conseguir o que deseja? Que tipo de influência você exerce sobre esses relacionamentos? E o quanto você pode se beneficiar dessas fontes para obter conhecimentos e informações para derrotar os concorrentes? E principalmente, até que ponto vão os seus limites éticos de maneira que você possa obter tudo o que deseja sem ter má consciência e/ou fazer algo ilegal a ponto de ir preso?

  • Ficha completa:

    AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-3175/;
    IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0094291/.

  • Trailer (legendado):

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=MlUD-h2jWZo.

  • Cena memorável (dublado):

    O poder ou nada: https://www.youtube.com/watch?v=feLdnYzU4zw

Filme motivacional nº 4: Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)

Blog Rankim - Filme Jerry Maguire A Grande Virada

Mais um genial filme sobre corretagem, porém desta vez nem financeira, tampouco imobiliária, mas sim esportiva. Com premiados astros de Hollywood e um enredo surpreendente, Jerry Maguire – A Grande Virada conta a história de um agente esportivo que negocia o passe de atletas com grandes times e patrocinadores do esporte.

Com uma trama cheia de reviravoltas, a primeira delas acontece quando o protagonista tem uma crise de consciência e resolve que não será só mais um agente cínico em busca do lucro sobre os atletas, mas sim que terá melhores relacionamentos com eles. No entanto com esta nova ideia de menos clientes e mais atenção ele acaba sendo demitido da firma que ajudou a fundar, e assim resolve se aventurar começando tudo de novo, mas agora sozinho, apenas com uma sócia-secretária e um cliente-amigo.

O que torna o filme sensacional é justamente esse foco entre razão e sensibilidade, pois por um lado o mundo dos negócios exige uma certa dureza e assertividade, mas por outro lado – ou por trás de tudo – há as relações humanas, cada vez mais carentes de atenção e cuidado. Esse viés vai bem ao encontro do que atualmente conhecemos como Marketing 3.0 – mas o detalhe é que o filme mostrou isso faz quase 2 décadas! Resumindo, é uma grande lição para todo tipo de corretor – incluindo de imóveis – sobre como realmente ser interessado pelos seus clientes e lutar pelo sucesso deles acima de tudo!

  • Motivação do filme:

    Consciência, superação, perseverança, garra, sinceridade e equilíbrio. Ou seja: seus valores e suas ações estão alinhados de modo que você seja ou esteja realizado com a vida pessoal e profissional que leva? Quando todas as coisas dão errado você tem a força de vontade necessária para recomeçar? Sua vontade de vencer é forte o bastante para fazê-lo nunca desistir da luta? Você tem garra para enfrentar os desafios do percurso? Você é honesto o suficiente consigo mesmo e consequentemente com os outros a ponto de construir alicerces verdadeiros em seu entorno? E essencialmente, você tem equilíbrio entre razão e sensibilidade a ponto de ser bem sucedido na vida pessoal e profissional?

  • Ficha completa:

    AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-14396/;
    IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0116695/.

  • Trailer (em inglês):

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=OKoKYk4jC84.

  • Cenas memoráveis (em inglês):

    Mostre-me o dinheiro: https://www.youtube.com/watch?v=kadE27np6aU;
    Embaixador do Quan: https://www.youtube.com/watch?v=apCHcz29CrY.

Filme motivacional nº 5: À Procura da Felicidade (2006)

Blog Rankim - Filme À Procura da Felicidade

Nem só de glamour vivem os bons corretores, mas muito pelo contrário, às vezes os melhores talentos brotam das mais adversas realidades, o que é exatamente o caso deste filme. Com uma narrativa extremamente tocante, À Procura da Felicidade conta a história real de um cidadão de origem humilde que com foco e persistência conseguiu vencer na vida.

O protagonista é um pai de família abandonado pela esposa e com um filho pequeno para criar. Vendo que seu negócio de venda de máquinas de raio-x para médicos não terá futuro, ele então decide apostar na carreira de corretor e aceita um estágio não remunerado em uma das maiores corretoras de ações de Nova York. No entanto, com o tempo a falta de dinheiro o faz passar por diversas dificuldades, incluindo ser despejado e ter que morar na rua com o seu filho. Mas o jogo vira quando o protagonista começa a se destacar na nova empresa ao descobrir que pode aumentar a sua produtividade monitorando o tempo que leva para falar com os clientes.

Com um emocionante enredo e uma brilhante interpretação esse filme é um grande exemplo de como superar os mais difíceis obstáculos da vida pessoal e profissional. E além da inspiradora mensagem de persistência e superação o filme também oferece ótimas dicas de vendas.

  • Motivação do filme:

    Foco, persistência, perseverança, inteligência e superação. Ou seja: você tem determinação o bastante para focar em atingir os seus objetivos acima de qualquer obstáculo? Sua persistência lhe permite levantar novamente à cada queda e nunca desistir de lutar? Você tem o otimismo necessário para constantemente renovar sua crença e com isso atrair dias melhores? Você é inteligente o bastante para fazer a diferença, destacar-se e consequentemente agarrar e/ou criar oportunidades? E fundamentalmente, você realmente é capaz de superar tudo – de origens modestas a capitalismo predatório – para vencer na vida?

  • Ficha completa:

    AdoroCinema: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54098/;
    IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0454921/.

  • Trailer (legendado):

    YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=6yc069E1gfc.

  • Cena memorável (legendado):

    Se você quer uma coisa corra atrás, ponto: https://www.youtube.com/watch?v=eEwkxKmPiMw.

Gostou de nossas sugestões de filmes motivacionais? Então deixe seu comentário e compartilhe este post! E não deixe de conferir também a parte 2.

À frente!

Sistema Rankim Banner CTA

2 comentários sobre “Filmes Motivacionais para Corretores de Imóveis – Parte 1

Os comentários estão encerrados

Share this